Autor Tópico: Internet lenta no ubuntu 11.04  (Lida 6337 vezes)

Offline oswaldao23

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Internet lenta no ubuntu 11.04
« Resposta #15 Online: 26 de Agosto de 2011, 23:38 »
Baaahhhh, valeu mestre!! A internet voltou a voar, o DNS da NET é uma M****!!

Nem sabia o que era DNS, dei uma pesquisada e aprendi, pra quem quer saber também segue abaixo (logo depois as instruções para alterar o DNS pelo terminal):

"Se você ainda não sabe o que é DNS, e concorda comigo que é uma perde de tempo reinventar a roda, ainda mais quando esta possui mínimos defeitos, cito aqui uma breve explicação de Carlos E. Morimoto:

Com frequência, ouvimos dizer que o sistema de DNS é a maior base de dados do mundo. Sob certos aspectos, realmente é, mas existe uma diferença fundamental entre o DNS e um sistema de banco de dados tradicional (como um servidor MySQL usado por um servidor Web, por exemplo), que é o fato do DNS ser uma base de dados distribuída.

No topo da cadeia, temos os root servers, 14 servidores espalhados pelo mundo que têm como função responder a todas as requisições de resolução de domínio. Eles são seguidos por diversas camadas de servidores, que culminam nos servidores diretamente responsáveis por cada domínio. Quando você digita "www.hardware.com.br" ou "www.gdhn.com.br" no navegador, sua requisição percorre um longo caminho, começando com o servidor DNS do provedor, passando por um dos root servers e alguns outros servidores pelo caminho e terminando no servidor DNS responsável pelo site.

Não obstante, em uma outra dica aqui no GDH, Marcos A. T. Silva definiu com clareza o conceito por trás do OpenDNS:

A solução que pretendo apresentar aqui e que promete (fato comprovado por mim mesmo, usuário do sistema há quase um ano) acabar com muitos dos problemas acima mencionados e aumentar a velocidade da navegação, é o OpenDNS, serviço de DNS "Aberto" oferecido gratuitamente pela OpenDNS, LLC, empresa sediada em San Francisco, CA - USA.

Trata-se, nada mais nada menos, de uma alternativa aberta e gratuita aos diversos servidores DNS falhos e lentos oferecidos pelos tais provedores que nos são enfiados goela abaixo quando assinamos um plano qualquer de acesso à internet (apesar da ainda provisória "liminar" desobrigando a assinatura dos provedores quando assinamos um plano de acesso à internet).

Com o OpenDNS, você simplesmente conta com uma alternativa rápida, segura, redundante e gratuita de servidores DNS. O serviço possui um cache enorme, opera sua própria rede de servidores e software, e se torna mais rápido à medida que mais usuários utilizam a ferramenta, pois mais endereços são adicionados à lista, e assim, gradativamente, sua performance vai sendo incrementada.

Aliado a isto, uma das vantagens do OpenDNS é sua redundância. O serviço possui uma ampla rede de datacenters e servidores espalhados por diversos locais nos Estados Unidos e Europa, o que significa que a disponibilidade dos serviços também é altamente levada em conta. Se um dos datacenters cair, por exemplo, todo o tráfego é redirecionado automaticamente, utilizando tecnologia de ponta, para o datacenter mais próximo.



Para configurar o DNS pelo terminal, segue os links:

http://www.hardware.com.br/tutoriais/opendns/pagina4.html

http://www.ubuntuka.com/ubuntu-google-public-dns/

Valeu!!


Offline oswaldao23

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Internet lenta no ubuntu 11.04
« Resposta #16 Online: 26 de Agosto de 2011, 23:40 »
Ah, esqueci de dizer, testei o OpenDNS e o DNS da Google, e este da Google ficou mais rápido!! (8.8.8.8, 8.8.4.4)