Autor Tópico: Dúvida jurídica - Windows: Compra ou licença?  (Lida 2234 vezes)

Offline zehvargas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
Dúvida jurídica - Windows: Compra ou licença?
« Online: 15 de Junho de 2011, 21:48 »
Estou numa aula de pós, estava prestando atenção na aula e o pc entrou em modo de espera (?), aquele processo antes de hibernar, quando a tela fica preta e para voltar a usar o S.O tem que digitar a senha... direto neste processo quando eu mexo no touchpad ele não aparece a opção para senha, a tela "clareia" mas fica preta... aí tem que reiniciar o pc e perde-se tudo o que não estava salvo...

Isso acontece direto comigo... e agora perdi um texto escrito apenas no chrome, o que me deixou extremamento p@$* e f*&%$#@ da cara... decidi entrar no fórum saber se isso acontece com mais alguém e se há uma solução...

Ocorre que nesse processo de assistir aula e acessar o fórum me surgiu uma dúvida, quado li sobre programas open source, li que não compramos o programa, mas uma licença de uso... aí me ocorreu... é isso mesmo?

Estou sem o contrato de licença do windows, mas por exemplo, windows, office, etc, a gente não compra o programa? Compra uma licença de uso?

Pq se for isso mesmo, a microsoft faz um alarde contra uma série de coisas mas, a meu ver, no Brasil (especificamente no Brasil) está gozando de uma série de benefícios que não teria direito...

Aí pergunto a quem entende:
- A gente compra uma licença de uso e não os programas? Isso é claro e indiscutível?

Offline RonaldoRG

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 659
    • Ver perfil
    • Twitter: @rafas_andrade
Re: Dúvida jurídica - Windows: Compra ou licença?
« Resposta #1 Online: 15 de Junho de 2011, 22:49 »
Exatamente. Você compra a licença para poder usar o software dentro das condições e limitações imposta pela licença.

Mas o software em si não é seu. Ele é do detentor dos seus direitos.

T+.
Ubuntu 12.04

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Dúvida jurídica - Windows: Compra ou licença?
« Resposta #2 Online: 15 de Junho de 2011, 22:54 »
Isso acontece direto comigo... e agora perdi um texto escrito apenas no chrome, o que me deixou extremamento p@$* e f*&%$#@ da cara... decidi entrar no fórum saber se isso acontece com mais alguém e se há uma solução...

Ola

O direito à licença de uso ja foi respondido. Quanto a entrar em espera, voce tem swap com o dobro de sua memória ram?

Um dos problemas em não retornar do modo de espera é este.

Qual a versão do seu Ubuntu?

[],s
« Última modificação: 15 de Junho de 2011, 22:57 por Tota »