Autor Tópico: Como bloquear a interface do Ubuntu 11.04 para que ninguém possa desconfigurar  (Lida 9386 vezes)

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Como bloquear a interface do Ubuntu 11.04 para que ninguém possa desconfigurar.

Essa dica vai para aqueles que tem pouco tempo ou paciência para “consertar” as caquinhas que algum desavisado pode fazer com a interface do Ubuntu. Isso acontece muito frequentemente: alguém remove os painéis (barras superiores e inferiores), remove os menus e ícones, muda o tema padrão, o wallpaper, as fontes...

O problema disso é que é muito chato ter que ficar colocando os painéis no lugar novamente, colocar todos os botões (um por um) no lugar... dá um trabalheira danada.

Portanto a partir de agora seus problemas acabaram! O Ubuntu possui uma pasta que guarda todas as configurações das modificações na aparência do sistema.

Quando você deleta essa pasta, o próprio sistema cria, "automagicamente", uma nova pasta no lugar. Porém, a pasta que ele cria, vem com a configuração padrão do Ubuntu, ou seja, com a configuração de um sistema recém-instalado.

Portanto, toda vez que você se deparar com um sistema com a aparência toda desconfigurada, basta deletar a pasta /home/usuário/.gconf. Pode-se fazer isso com o comando:

$ rm -R .gconf

Depois de deletar a pasta .gconf, encerre a sessão e logo após, a inicie novamente. Para encerrar a sessão, use o comando:

$ killall gnome-session
 
Agora, basta logar no sistema novamente.

Só é importante salientar que, cada usuário do computador possui a sua própria pasta .gconf.

Logo, se você remover essa pasta do usuário aluno1, somente o aluno1 terá suas configurações resetadas.

Outra informação importante, é que essa pasta reseta apenas as configurações da aparência do GNOME (interface gráfica do Ubuntu), você não perderá nenhum programa que estiver instalado, e nenhum documento guardado na sua pasta pessoal.

Bloqueando as modificações na aparência do GNOME

Porém, em muitas situações, é melhor evitar um problema, do que remediá-lo. E essa é uma dessas situações. É mais simples bloquear as configurações do GNOME do que esperar que algo aconteça para só então, tomar alguma atitude.

Nesse caso, um simples comando pode fazer com que as configurações atuais do GNOME, sejam bloqueadas, a ponto de não permitir que alguém possa mudá-las. O comando é:

$ sudo chmod -R 555 .gconf

ou

# chmod -R 555 .gconf ( a cerquilha "#", indica root )

Caso, após bloquear as configurações do GNOME, você quiser fazer alguma alteração no mesmo, precisará desbloqueá-lo. Para isso, use o comando:

$ sudo chmod -R 777 .gconf

ou

# chmod -R 777 .gconf ( a cerquilha "#", indica root )

Fonte site: Escola Municipal da Secretaria de Educação Prefeitura de Brusque Link: http://www.espin.com.br/index.php/artigos-dicas-e-tutoriais/83-como-resetar-as-configuracoes-da-aparencia-do-ubuntu-e-bloquea-las-para-que-ninguem-possa-desconfigura-las

Espero que ajudem a todos e Viva o Ubuntu !!!!!!!  :D
« Última modificação: 12 de Junho de 2011, 21:34 por EdvaldoSCruz »
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Caramba Edvaldo, há muito que eu procurava esse tipo de funcionalidade para o Ubuntu. Olha só; trabalho com o Ubuntu com 64 máquinas que são destinadas a jovens da rede pública de ensino e que estão aprendendo tudo sobre o que é informática, computação, internet... enfim... a quantidade de "manutenções" que tenho que fazer após cada aula é incrível e se refere justamente a esse tipo de "ajustes" que você se citou. Com essas dicas, é "problema resolvido" aqui pra mim e olha que é uma ajuda e tanto.

Valeu e tudo de bom.

Offline conflito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Como bloquear a interface do Ubuntu 11.04 para que ninguém possa desconfigurar
« Resposta #2 Online: 09 de Novembro de 2012, 10:29 »
E como ajudou amigo, eu nem imaginava que o Ubuntu tinha isso, cansei de arrumar o sistema na pancada e refazer tudo que havia sido perdido. Muito boa postagem. Obrigado.

Conflito.

Offline eaxgrande

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 514
  • "Todo homem, por natureza, quer saber"
    • Ver perfil
Re: Como bloquear a interface do Ubuntu 11.04 para que ninguém possa desconfigurar
« Resposta #3 Online: 10 de Novembro de 2012, 00:23 »
Parabéns, Edvaldo.

Essa foi boa  :)

Abraços!
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal