Autor Tópico: Ubuntu 10.04 Netbook Edition  (Lida 5531 vezes)

Offline Frank K Hosaka

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Ubuntu 10.04 Netbook Edition
« Online: 13 de Maio de 2010, 07:14 »
Ontem, estava passeando por www.ubuntu.com e lá encontrei um link para fazer o download do Ubuntu 10.04 Netbook Edition, ele levou uma hora para baixar um arquivo ISO de 700 mb. Através do Menu Sistema > Criador de Discos de Inicialização consegui montar o meu primeiro pendrive, e modificando a configuração do boot do meu netbook da Acer Aspire One, consegui vislumbrar a versão do Ubuntu 10.04 otimizada para o netbook. Fiquei tão empolgado, mas tão empolgado, que decidi instalá-lo, quando eu já tinha o Ubuntu Convencional.

O Grub2 foi montado de tal forma que foi possível acessar o Windows 7, o Ubuntu Convencional e o Ubuntu  Netbook. O Ubuntu Netbook tira o painel inferior da área de trabalho, isso eu já tinha resolvido no Convencional, solicitando para ocultar o painel inferior - para navegar de uma janela para outra, bastava encostar o mouse no lado inferior que aparecia o painel inferior com todos os atalhos para as janelas que já havia aberto (o Ubuntu 10.04 Netbook usa o painel superior para colocar esses atalhos, suprimindo o Menu Principal, forçando o usuário a se reportar ao lançador do Ubuntu para poder navegar em outros aplicativos, uma espécie de iPhone com o recurso do multitarefa). A solução Ubuntu 10.04 para o Netbook é muito inteligente, pois ele abre qualquer janela, sempre maximizado, mostrando o maior número de recursos que o aplicativo dispõe como a planilha do OpenOffice.

Mas há dois problemas no Netbook Edition, você não consegue mais ver a pasta dos Arquivos do Sistema, e o recurso de abrir as janelas maximizadas acaba tirando a mobilidade das janelas, quando você conecta o netbook num monitor bem maior como é a tevê Samsung LED de 32 polegadas. No meu caso, o Ubuntu 10.04 Netbook Edition foi um péssimo negócio. Assim, usei o disco BootIt NG para eliminar o Netbook Edition, só que o utilitário BootIt NG não consegue identificar quem é o Ubuntu Convencional e o Netbook Edition, assim optei pelo Ubuntu de maior tamanho. Nada como usar um palpite errado para bagunçar o micro, e assim eu perdi o meu Ubuntu Convencional. O Ubuntu 10.04 Netbook conseguiu acertar o Grub através dos aplicativos Tweak e Start Up Manager.

Isso me fez lembrar do Observador lá do fórum Terra Religião: o pior inimigo do Ubuntu não é o Windows, mas sim o usuário inexperiente.

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.04 Netbook Edition
« Resposta #1 Online: 13 de Maio de 2010, 18:50 »
Frank,

Eu já uso a versão UNR no meu netbook há mais de um ano. É uma pena que não deu certo para você porque realmente é uma ótima solução para a telinha do netbook.

Como você já desinstalou o UNR, deixo aqui 2 dicas para outros usuários que estejam enfrentando problemas parecidos aos teus.

Para ver os arquivos do sistema, há algumas formas que eu uso. A mais prática é teclar <Alt-F2> e, na janela que se abre, dar o comando

Código: [Selecionar]
gksu nautilus

Ele te pede a senha e depois abre o Nautilus com as pastas do root (inclusive com todos os arquivos do sistema). Só precisa tomar cuidado com o que for fazer aqui porque pode-se, inadvertidamente, apagar ou alterar arquivos fundamentais para o sistema.

Caso você não queira janelas maximizadas, depois de abrir a janela, clique com o botão direito do mouse na barra superior da janela (aquela que fica lá em cima, no painel) e clique em "Desfazer maximizar". A janela fica menor e você pode ajustá-la da forma que achar mais conveniente.

Um abraço.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline bidut

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.04 Netbook Edition
« Resposta #2 Online: 14 de Maio de 2010, 07:59 »
Aproveitando o tópico do nosso amigo Frank, tenho uma dúvida:

Tenho o 9.10 Netbook Remix instalado no meu Acer Aspire One. Quando abro o update manager além da lista de upgrades para o proprio 9.10, aparece um link "atualize para o 10.04 agora". Gostaria de saber o que aconteceria se eu clicasse nesse link. Meu UNR 9.10 seria atualizado para o UNR 10.04 ou seria instalado o convencional? Fiz essa atualização no meu desktop e funcionou perfeitamente visto que lá obviamente eu nao uso o UNR.

Caso a atualização automática do update manager nao funcione no UNR, gostaria de saber como atualizar o meu 9.10 sem ter q reinstalá-lo.

Abraços.

Offline cyberd

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.04 Netbook Edition
« Resposta #3 Online: 08 de Junho de 2011, 12:05 »
Fiz algumas pesquisas e não encontrei a solução pro meu problema.

Instalei recentemente o Ubuntu 10.04 Netbook Remix em meu Netbook Samsung! Minha dúvida reside no fato de não encontrar opção para habilitar múltiplas áreas de trabalho. Um dos recursos que mais aprecio nas distros Linux, e que ajudaria muito a contornar o problema da minúscula tela dos Netbooks.

Obrigado!

Offline cyberd

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.04 Netbook Edition
« Resposta #4 Online: 08 de Junho de 2011, 16:03 »
Encontrei aqui mesmo no fórum, um paliativo pro problema!

Basta pressionar <ENTER> duas vezes na tela de login e escolher o gnome.