Autor Tópico: HD morreu?  (Lida 5005 vezes)

Offline hygorvv

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
HD morreu?
« Online: 07 de Junho de 2011, 14:44 »
Olá senhores, boa tarde
estou com um "pequeno" problema, vou começar a história.

Instalei em dual boot o Ubuntu 10.10 e o Windows 7 (usava o windows pela webcam, o emesene não funcionava, o aMSN tambem não, cheguei a ler aqui no forum que a Microsoft block o acesso a webcam fora do programa dela, etc). Em algum dia, o meu Ubuntu morreu, apareceu um erro de initramfs (postei neste tópico http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=81046.0), e desde então, estava usando o Windows 7 pesquisando alguma solução (não queria formatar). O windows 7, derrepente, começou a travar, demorar a responder, essas coisas que todo mundo conhece, pediu antes de ontem, para eu iniciar tentando recuperar o windows (ele não estava desligando, desliguei no botão "desliga"), deixei tentando recuperar, não conseguiu, reiniciei o PC ele não reconheceu o HD na bios, apareceu a seguinte frase quando ligo o PC e ele começa a reconhecer os hardware's:
"Fixed disk 0: Toshiba MK64656SX" (que seria o HD)

passando por isso, onde teria a escolha do sistema operacional (dual boot), apareceu isso:
"error: unknown filesystem.
grub rescue>"

apertei ctrl+alt+del e reiniciou, entrei na BIOS em SATA 1, que deveria aparecer o HD, estava como AUTO, sem reconhecer o HD.
Desliguei e liguei novamente, apareceu o HD na BIOS, mas as frases citadas acima continuaram. Peguei meu live-CD do Ubuntu 10.10 e iniciei pelo CD, abri o Gparted, e apareceu a figura em anexo, tentei montar alguma partição e apareceu o erro:
"Error mounting: mount exited with exit code 13: Error reading bootsector: Input/output error..."

Pelo Gparted, desconfio que o HD está ruim, o notebook ainda está na garantia, mas queria saber se há alguma solução e se realmente é o HD ou algum outro problema, se alguém já passou por algo parecido, essas coisas.

Agradeço a atenção.

Anexo: http://imageshack.us/photo/my-images/694/capturadetelayfy.png/

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: HD morreu?
« Resposta #1 Online: 07 de Junho de 2011, 16:56 »
Olá hygorvv,


Como v. menciona a falta de identificação no próprio BIOS, se ainda não morreu parece que está prestes a tal.

Desnecessário dizer que precisa salvar tudo o que puder o mais rápido possível se ainda tiver acesso ao disco, entrando por um liveCD/USB.

Você não identifica exatamente qual é o seu equipamento, mas pode ainda tentar mudar o cabo de porta e/ou trocar o próprio cabo, entretanto, na maioria das vezes é o HD mesmo que está indo embora. :-(

Depois de salvar o que puder, use um software de verificação do próprio fabricante do hardware, se existir.

Editando (16:58)

Não necessariamente o problema está de fato no HD, porém há um forte indicativo que seja de fato um grave problema de hardware, o que dá na mesma. :-(

Editando (17:45)

Tentando ser mais claro: BIOS que não reconhece o HD nativo de um conjunto -> exerça a garantia imediatamente. Isso não tem nada a ver com SO.


[]'s

« Última modificação: 07 de Junho de 2011, 17:45 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline hygorvv

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: HD morreu?
« Resposta #2 Online: 07 de Junho de 2011, 18:37 »
Olá druidaobelix,
então, estou neste momento salvando tudo para um HD externo, logo após, irei formatar o HD, instalar o Ubuntu e logo após verificar o disco e ver o que irá acontecer (a garantia do notebook terminará em setembro), se não der jeito, levarei na garantia imediatamente.
O HD é um Toshiba MK6465GSX - 640Gb.
Esse software de verificação, seria verificação de integridade do HD?

Agraceço sua atenção e ajuda.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: HD morreu?
« Resposta #3 Online: 07 de Junho de 2011, 20:51 »
Olá hygorvv,


É isso aí, seria uma alguma ferramenta de verificação disponibilizada pelo próprio fabricante, operando em baixo nível real.
Não sei dizer se a Toshiba tem algo assim, que me recordo a Samsung tinha, as demais não sei.
Só que, como já disse antes, pensando melhor, esquece isso, exerça a garantia.
O BIOS não reconhecer o HD de um sistema projetado é inconcebível, há um defeito de hardware.
No mínimo registre e formalize a sua reclamação, pois que se passar o prazo da garantia nada mais há a fazer.

[]'s
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline hygorvv

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: HD morreu?
« Resposta #4 Online: 08 de Junho de 2011, 13:49 »
Olá senhores, boa tarde
ontem não consegui formatar o HD (agora também não estou conseguindo) e para minha surpresa, hoje, ao ligar o notebook, apareceu a seguinte mensagem de erro
"SMART failure predicted on Hard Disk 0: Toshiba MK6465GSX-(S1)
WARNING: Immedately back-up your data and replace yout hard disk drive. A failure may be immitent.
Press F1 to continue"

Iniciei o Ubuntu pelo live-CD e no gerenciador de unidades, não consigo formatar e está acusando um erro de SMART (o mesmo que acusou na hora de ligar).

Creio que o HD está morrendo, segunda levarei na garantia.


Agradeço a ajuda do colega druidaobelix.

Abraços.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: HD morreu?
« Resposta #5 Online: 08 de Junho de 2011, 14:01 »
Ok, o SMART cumpriu sua função.

Anote essas mensagens de erro e as torne explícitas na reclamação.

[]'s
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.