Autor Tópico: abrir um arquivo no aplicativo padrão usando bash  (Lida 1959 vezes)

Offline Teehee

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
abrir um arquivo no aplicativo padrão usando bash
« Online: 30 de Maio de 2011, 17:39 »
Olá pessoal,

Tem como eu mandar abrir um arquivo via linha de comando de modo que o sistema identifique automaticamente a qual programa ele pertence e abra o arquivo automaticamente? É como funciona quando eu uso a interface gráfica: basta dar 2 cliques num arquivo de texto que ele vai abrir no gedit. Mas se for abrir esse arquivo via linha de comando eu vou ter q especificar o programa, tipo $ gedit exemplo.txt.

Eu queria um modo de abrir esse exemplo.txt via linha de comando sem precisar especificar o aplicativo que vai abrir.

Tem como?

Obrigado.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: abrir um arquivo no aplicativo padrão usando bash
« Resposta #1 Online: 31 de Maio de 2011, 17:16 »
No zsh é possível criar um apelido para uma extensão, onde o nome dado é usado como prefixo. Ex:
Código: [Selecionar]
alias -s php='vim'Ai digitando info.php (ou qualquer outra coisa terminada em .php), o vim vai ser aberto com o respectivo texto. É realmente útil e até onde sei, não existe equivalente no bash. O que eu sei que é possível, é dar um apelido mais curto pro programa que gerencia os aplicativos preferenciais, ex:
Código: [Selecionar]
alias exo-open='_'Ai digitando _ info.php, o editor padrão vai abrir, lembrando que o exo-open faz parte do xfce, para o gnome existe o gnome-open, pro kde kde-open (??) e existe ainda um mais universal, xdg-open.