Autor Tópico: espaço do ubuntu 10.10 no hd  (Lida 1406 vezes)

Offline felipesayaman

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
    • Ver perfil
espaço do ubuntu 10.10 no hd
« Online: 29 de Maio de 2011, 19:36 »
boa noite senhores, tenho um notebook e a um ano uso o ubuntu, ontem eu formatei ele e instalei o ubuntu 10.10, meu hd tem 320 giga, depois de instalado, atualizado e funcionando, reparei que fiquei com apenas 260 giga sobrando, o ubuntu usa mesmo 60 giga na instalação? eu não defini swap, com 3 giga de ram e jogando no maximo um warcraft 2 no note dificilmente vou precisar, ele esta usando muito hd ou tem algo errado?

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: espaço do ubuntu 10.10 no hd
« Resposta #1 Online: 29 de Maio de 2011, 21:37 »
Olá felipesayaman.


Certamente que não, o Ubuntu é extremamente econômico no espaço que utiliza.

Apenas para citar um exemplo, neste computador que ora uso, instalada a versão 11.04, Unity-3D, estou usando uma partição de 30GB, o que está sendo usado pelo sistema de arquivos é 4,9 GB, o que ainda inclui um pouco de coisas que se vai baixando aqui e ali.
Tenho uma outra instalação, essa ainda a principal, com a versão 10.10, numa partição de 100GB, e o gasto é semelhante, cerca de 4GB, nada além.

Note a existência de dois sistemas de medição no mercado, o de 1024 binário, base 2, e o de 1000, decimal, base 10.

Para entender melhor sobre isso: http://pt.wikipedia.org/wiki/Byte#Megabyte_.28MB.29

No terminal (pelo teclado: Ctrl+Alt+T ou ainda pelo menu) para analisar a ocupação do seu disco:

sudo fdisk -l (sinal_de_menos;letra_ele)

Tenha uma visão gráfica disso usando o Gparted.

No terminal:

sudo gparted

Existe ainda um software por padrão instalado denominado "Analisador do Uso do Disco" (se quiser chamar pelo terminal, digite baobab)

Essa mesma informação estará disponível, ainda, no software "Monitor do Sistema", aba "Sistema" e aba "Sistema de Arquivos" (idem, chamando pelo terminal: gnome-system-monitor)

[]'s

« Última modificação: 29 de Maio de 2011, 22:06 por platao »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

clodoaldops

  • Visitante
Re: espaço do ubuntu 10.10 no hd
« Resposta #2 Online: 29 de Maio de 2011, 22:03 »
Uma instalação típica do Ubuntu consome pouco mais de 3 GB (entre arquivos do sistema, temporários e caches), de forma que uma partição de 10 a 15 GB para a instalação do sistema está de bom tamanho, deixando uma boa dose de espaço livre para instalar aplicativos adicionais. O Ubuntu utiliza bastante swap em micros com menos de 1 GB de RAM, de maneira que é prudente criar uma partição swap de 2 GB. O restante do espaço pode ser dedicado à partição home, ou outra partição separada para armazenar arquivos.
http://www.hardware.com.br/tutoriais/ubuntu/pagina2.html

Offline felipesayaman

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
    • Ver perfil
Re: espaço do ubuntu 10.10 no hd
« Resposta #3 Online: 29 de Maio de 2011, 22:15 »
quando eu fiz a formatação ontem, apareceu claramente os 320 giga, então mandei formatar por cima sem definir partições, agora olhem como esta    http://img199.imageshack.us/i/capturadetelafq.png