Autor Tópico: Ubuntu 11.4 com perfil móvel no win 2008  (Lida 2739 vezes)

Offline manoelrcn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Ubuntu 11.4 com perfil móvel no win 2008
« Online: 27 de Maio de 2011, 15:48 »
Olá a todos,

Tenho sob o meu domínio uma rede de aproximadamente 180 PCs e estamos iniciando a migração de alguns deles do Windows Xp para o Ubuntu 11.4, o problema nestas estações é que usamos o perfil dos usuário em um servidor com o Windows 2008 assim os arquivos das pastas Meus Documentos, Minha Imagens etc... ficam alocados na estação e no servidor.

Fazendo um busca com o google encontrei um script divido em 5 arquivos que instala e configura dentre outras coisas o kerberos e o samba na estação do Ubuntu o que permite a iniciar uma sessão nesta estação usando uma conta do Server 2008 mas não traz consigo os arquivos deste pesquisando um pouco mais descobri uma linha a ser acrescentada no smb.conf que talvez resolvesse "tamplet homedir = smb://server/pu/user" mas o resultado obtido não foi o esperado.

Gostaria de uma dica a respeito disso obrigado.

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: Ubuntu 11.4 com perfil móvel no win 2008
« Resposta #1 Online: 27 de Maio de 2011, 20:11 »
manoelrcn

o automount, o montador de partiçoes do linux, tem a capacidade de montar partiçoes de rede ainda no boot, uma possibilidade seria voce hospedar o /home do usuario linux no servidor e fazer com que fosse montado durante o boot (ou apos o login). apesar de nao poder dar mais detalhes tecnicos de como fazer isso creio que nao sera dificil encontrar conteudo sobre o assunto.
Ubuntu Linux 10.10

Offline manoelrcn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.4 com perfil móvel no win 2008
« Resposta #2 Online: 30 de Maio de 2011, 08:19 »
Kriador,

Antes de mais nada obrigado pela atenção, mas o que estou buscando seria uma alternativa atraves do samba, gostaria de saber se há alguma configuração que possa ser feita no smb.conf para que o samba aloque os arquivos dos usuarios no servidor.

Desculpe se não deixei isso claro no post inicial, a baixo veja como está o arquivo conf do samba na estação em que estamos testando.


Código: [Selecionar]
#GLOBAL PARAMETERS

[global]

workgroup = DOMAIN

realm = DOMAIN.LOCAL

preferred master = no

server string = Linux Samba Server

security = ADS

encrypt passwords = yes

log level = 3

log file = /var/log/samba/%m

max log size = 50

printcap name = cups

printing = cups

winbind enum users = Yes

winbind enum groups = Yes

winbind use default domain = Yes

winbind nested groups = Yes

winbind separator = +

idmap uid = 10000-20000

idmap gid = 10000-20000

;template primary group = "Domain Users"

template shell = /bin/bash

;[homes]

;   comment = Home Direcotries

;   valid users = %S

;   read only = No

;   browseable = No

[printers]

comment = All Printers

path = /var/spool/cups

browseable = no

printable = yes

guest ok = yes

;[test]

;path = /path/of/test/directory;available = yes

;read only = no

;browsable = yes

;public = yes

;writable = yes

;valid users =@DOMAIN+group DOMAIN+user

;admin users =@"DOMAIN+Domain Admins Group"

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu 11.4 com perfil móvel no win 2008
« Resposta #3 Online: 31 de Maio de 2011, 09:21 »
Olá manoelcrn,

Até onde eu sei, o Samba não tem forma de especificar um script de login para usuários Linux, até pq ele não cuida da autenticação do usuário (quem faz isso é o winbindd ou o LDAP).
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline manoelrcn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.4 com perfil móvel no win 2008
« Resposta #4 Online: 31 de Maio de 2011, 09:35 »
Olá manoelcrn,

Até onde eu sei, o Samba não tem forma de especificar um script de login para usuários Linux, até pq ele não cuida da autenticação do usuário (quem faz isso é o winbindd ou o LDAP).

Ok, então você conhece alguma maneira mesmo que usando o Winbindd para permitir que a pasta home do usuário fique alocada em um compartilhamento no Server 2008?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu 11.4 com perfil móvel no win 2008
« Resposta #5 Online: 31 de Maio de 2011, 09:50 »
Eu não conheço. Sempre que me apresentam essa questão, eu sugiro manter a pasta /home/usuário local, e colocar o perfil móvel em um ponto de montagem secundário (p.ex. /media/perfil/<usuario>") que pode ser montado pelo login script do usuário.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline manoelrcn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.4 com perfil móvel no win 2008
« Resposta #6 Online: 31 de Maio de 2011, 10:14 »
Eu não conheço. Sempre que me apresentam essa questão, eu sugiro manter a pasta /home/usuário local, e colocar o perfil móvel em um ponto de montagem secundário (p.ex. /media/perfil/<usuario>") que pode ser montado pelo login script do usuário.

Você poderia me fornecer um exemplo de como fazer isso?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu 11.4 com perfil móvel no win 2008
« Resposta #7 Online: 31 de Maio de 2011, 11:14 »
Não tenho exemplo pronto. Talvez adicionar um comando "mount -t smbfs smb://servidor/compartilhamento /media/perfil/usuario" ao login script?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D