Olá rubensdiego.
1) Atualizar a versão 11.04 recém instalada.
Antes de mais nada force a atualização do seu novíssimo Ubuntu 11.04 instalado.
Existem dois temas possíveis (dois tipos de visual de Desktop, digamos assim), chamados de Unity, o mais moderno, e o Clássico. O Unity é o que tem à esquerda uma coluna de ícones, também chamada de launcher, além da barra superior, chamada de painel superior.
Supondo que v. esteja usando o Unity (mas se não estiver os procedimentos são semelhantes), nessa barra superior (painel) click no icone mais à esquerda (onde se desliga/reinicia o sistema). Tem lá uma entrada para "Configurações do Sistema", click nela. Outra forma de chegar nisso é, no launcher, clicar no ícone "Aplicativos", no campo de pesquisa na parte superior escreva "config" (sem as aspas) que aparece o ícone de "Configurações do Sistema".
Em "Configurações do Sistema" click no ícone "Gerenciador de Atualizações" e mande atualizar. Esse o primeiro passo.
2) Alterar o sistema operacional default de inicialização na tela inicial do Grub
Isso é algo que ainda não está exatamente muito amigável no Ubuntu, na verdade em nenhuma distribuição Linux. Desconheço um procedimento nativo prático e seguro, ao usuário comum, para fazer isso. mas com o tempo isso melhora e os desenvolvedores lá do Grub criam alguma ferramenta nativa integrada ao sistema operacional exclusivamente em ambiente gráfico, até existem softwares de terceiros, mas aí é software de terceiro e não nativo.
Bem, mas vamos lá.
Na tela inicial de boot (inicialização) do sistema, também chamado bootloader, cada linha corresponde a uma entrada, a primeira delas estranhamente sendo a linha 0 (zero). Possivelmente a entrada do sistema operacional comercial está na quinta linha, consequentemente, como a contagem inicia-se do zero, então corresponde à entrada 4 (quatro).
É necessário editar o arquivo /etc/default/grub e alterar o default para 4 (na hipótese de que o sistema operacional comercial seja a quinta linha, se estiver em outra, então deve ser feita a correspondência específica);
Como?
1) Abra um terminal, o que pode ser feito pelas teclas de atalho Ctrl+Alt+T ou ainda clicando no ícone "Aplicativos" do launcher e escrevendo "terminal" na caixa de pesquisa, quando aparecerá o ícone do terminal, aí é só clicar nele.
São pelo menos dois os caminhos possíveis para editar o arquivo:
a) por linha de comando no terminal:
sudo gedit /etc/default/grub
Vai pedir a sua senha, digite e tecle [Enter]
Na tela que se abre você verá:
GRUB_DEFAULT=0
altere para:
GRUB_DEFAULT=4
Salvar e sair
Para sair do terminal também pode digitar "exit" (sem as aspas) ou clicar no X no canto esquerdo da janela.
b) graficamente (ou quase)
Ainda no terminal digite
sudo nautilus
Vai abrir uma janela onde na parte superior se lê root (ou seja, administrador do sistema)
Ao lado esquerdo em Locais existe uma entrada para "Sistema de arquivos", click nela.
Localize a pasta etc
Dentro dela localize a pasta default
Localize o arquivo grub e duplo click nele para abrir
Faça a edição como antes mencionada (trocar o 0 (zero) pelo 4)
Salvar e Sair
O nautilus está dando um falha nesse retorno (pelo menos aqui), pois deveria retornar ao prompt, o que não está ocorrendo, então corte com Ctrl+C e dê um [Enter] para reposicionar a linha (entretanto a edição foi corretamente feita).
c) Atualizando o grub
Tenha feito pelo método a ou pelo método b, tanto faz, é necessário atualizar o grub para tornar efetiva a modificação efetuada.
Ainda no prompt do terminal, digite:
sudo update-grub
Reinicie o sistema para verificar se ficou como v. queria.
Outros parâmetros podem ser alterados, uma tela inicial de boot bem atrativa pode ser colocada, vinculando uma imagem de fundo, inclusive com animação se quiser, mas é melhor você estudar um pouco sobre o Grub antes de fazer isso, para o que existe farto material aqui no Fórum e ainda na net.
Veja em algum post do usuário platao, da Equipe Ubuntu, na assinatura, uma relação de apostilas e materiais interessantíssimos, de grande valia, os quais podem te auxiliar enormemente no domínio e familiarização com o Linux em geral e com o Ubuntu em especial.
Bem-vindo ao especial universo do Linux Ubuntu, que com o Unity ficou simplesmente sensacional, elegante e usável, divirta-se, :-)
[]'s