Autor Tópico: Conexão Ethernet - Como efectuar ?  (Lida 4962 vezes)

Offline hushcoder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Conexão Ethernet - Como efectuar ?
« Online: 17 de Julho de 2006, 17:51 »
Olá !
Embora só use Linux hà uns meses (Fedora 4 e 5), não sou grande cromo. Mas com o Fedora, nunca tive problemas com a net (tinha outros, nomeadamente detecção de hardware).

Agora instalei o Ubuntu 6.06, fiquei com uma certa pica quando ele detetou tudo, mas não estabelece a conexão à internet pela minha placa ethernet (uso um portatil Toshiba satellite A60, com placa de rede realtek). Por defeito no canto superior direiro aparece sempre uma ligação "lo", que desconheço o significado. já alterei o
/etc/network/interfaces para ter eth0 com DHCP, mas estou na mesma... sem net.

Alguém me pode ajudar ?

Já agora, como não me liguei ainda à net, tentei instalar uns rpm's, mas ele não os reconhece, ou pelo menos não faz como o Fedora, que os abruia e instalava automaticamente.

Saúde!

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Conexão Ethernet - Como efectuar ?
« Resposta #1 Online: 17 de Julho de 2006, 17:54 »
Citar
Já agora, como não me liguei ainda à net, tentei instalar uns rpm's, mas ele não os reconhece, ou pelo menos não faz como o Fedora, que os abruia e instalava automaticamente.
hushcoder, antes de tudo aconselho  a ler um guia de utilização do Ubuntu, os RPMs são pacotes para distribuições baseadas em RH não para Ubuntu/Debian.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline hushcoder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Conexão Ethernet - Como efectuar ?
« Resposta #2 Online: 17 de Julho de 2006, 20:03 »
Pois, a cena dos rpm's envergonha-me  ;D

tive a ler o Guia Ubuntu em tuga, e creio ter caido num ciclo vicioso:

   - Tenho ligação Netcabo (IP dinâmico)
   - Ainda não tenho ligação eth0 a funcionar
   - Segundo li no Guia necessito instalar o pacote dhcp3-server afim de poder ter ip dinâmico
   
  É realmente um ciclo vicioso ? preciso de me ligar à net (para fazer apt-get install dhcp3-server) para me poder ligar à net (com dhcp) ? Ou estou só confuso devido à minha ignorancia ?

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Conexão Ethernet - Como efectuar ?
« Resposta #3 Online: 18 de Julho de 2006, 05:51 »
Olá hushcoder,
a ligação da Netcabo é uma ligação "ethernet" normalissima com a configuração a ser fornecida por DHCP.
Quando instalas o Ubuntu ele tenta automáticamente utilizar configuração por DHCP, se não conseguiu "detectar" a rede só pode ser por 2 motivos:
1 - Estás a utilizar a ligação USB (para isto precisas de um driver especifico, não me lembro qual é para o modem da netcabo)
2 - Estás a utilizar uma placa de rede que não é reconhecida/suportada pelo kernel do Linux
Verifica se a placa de rede foi reconhecida com o comando:
Código: [Selecionar]
ifconfigDeveria aparecer um dispositivo eth .

O dhcp3-server é para fornecer configuração a outros sistemas, não precisas disso para utilizar dhcp no póprio sistema, o suporte para dhcp é instalado no Ubuntu.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Darcamo

  • Visitante
Re: Conexão Ethernet - Como efectuar ?
« Resposta #4 Online: 18 de Julho de 2006, 10:10 »
Também uso um Toshiba A60 e a rede funciona perfeitamente. Tanto a rede sem fio (que uso na maior parte do tempo) quando a rede por fio.
O Ubuntu reconheceu ambas as placas sem eu precisar fazer nada. Se eu quizer usar a rede por fio basta plugar o cabo Ethernet e mandar o Ubuntu pegar as configurações por DHCP que funciona.

Se vc está tendo problemas, tenta desativar a rede sem fio e ver se assim a ethernet funciona.

Offline link

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
    • caminhos
Re: Conexão Ethernet - Como efectuar ?
« Resposta #5 Online: 18 de Julho de 2006, 11:22 »
Hushcoder, antes de mais, vá ao menu "Sistema -> Ferramentas de rede" e em "dispositivos" seleccione eth0 ou eth1 e active-a, com o "lo" não vai a lado nenhum  :)
//DD
http://link.homelinux.net

Os sábios são os que procuram a sabedoria; os tolos julgam já a ter encontrado.
A experiência não tem qualquer valor ético, é simplesmente o nome que damos aos nossos erros.

** linux user #397555 **

Offline hushcoder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Conexão Ethernet - Como efectuar ?
« Resposta #6 Online: 19 de Julho de 2006, 16:48 »
Amigos,
Obrigado pelas respostas, mas continuo na mesma:

Caro Lamego:
           1 - Não estou a Usar USB, estou a usar o cabo ethernet
           2 - eth0 é reconhecida, através do ifconfig, no entanto ao dar este comando, aparece também PACOTES RX: Erros 6, PACOTES TX: erros 13

Caro link:
    - O dispositivo eth0 já estava selecionado em "Ferramentas de Rede"

Já agora, mais uma informação, quando inicio o PC, antes de ele entrar para o Menu de Escolha de sistemas Operativos (Ubuntu, Ubuntu Graphic Security, ou algo assim ;) ), aparece entre muitas uma mensagem interessante:

  No DHCP or ProxyDHCP offers was received!

Gostava mesmo de ligar isto à net, para sacar software, não é que queira muito, basicamente o EasyUbuntu ou o Automatix seria suficiente, depois instalaria também o MonoDevelop para programar em C#.

Obrigado

Offline hushcoder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Conexão Ethernet - Como efectuar ?
« Resposta #7 Online: 19 de Julho de 2006, 16:50 »
Hà, é verdade, link, quando me referia à ligação lo, é que mesmo a eth0 estando escolhida como dispositivo no "Ferramentas de Rede", no canto superior direito, a ligação que aparece continua  a ser a lo!

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Conexão Ethernet - Como efectuar ?
« Resposta #8 Online: 19 de Julho de 2006, 18:51 »
Código: [Selecionar]
No DHCP or ProxyDHCP offers was received!Tens o modem ligado noutro computador antes ? Se sim quando mudas o cabo ethernet de computador tens que reiniciar (power off, power on) o modem da netcabo para este ler o mac address da nova placa de rede.
Se não te estás a esquecer desta dica de desligar o modem então não vejo o que possa ser, basicamente o Linux não está a conseguir obter a informação do servidor DHCP, o que é muito estranho...
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline hushcoder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Conexão Ethernet - Como efectuar ?
« Resposta #9 Online: 20 de Julho de 2006, 08:19 »
Lamego,

   Parece/me que a tua ultima dica era o que faltava, ao fazer o on\off ele orientou um MAC ADRESS, agora o problema e que automaticamente apos o login e autenticacao fico com o ecra castanho so com o mouse vivo, e nao consigo fazer nada. Se desligar o modem, isso ja nao acontece.

Que se passara ?
Obrigado