Autor Tópico: LXDE e Lubuntu, problemas gerais.  (Lida 7474 vezes)

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
LXDE e Lubuntu, problemas gerais.
« Online: 13 de Fevereiro de 2011, 11:42 »
ola pessoal, depois de olhar muito o kde, o xfce, o gnome shell e o unity, cheguei a conclusao que o jeito seria muda o pro lxde, pois a coisa nao anda caminhando no sentido em que eu gostaria nos outros ambientes., Com isso, estou tendo uma serie de problemas, a maioira pela pouca documentaçao encontrada pro lxde, vou listar abaixo alguns problemas nos quais estou precisando de ajuda.

1 - primeiro e mais grave atualmente, para usar um script de cunho essencial para mim eu preciso reiniciar a sessao via comando, no gnome eu usava o comando "gnome-session-save --logout" mas nao consigo encontrar nada igual para o lxde, o comando de logout dele me leva pra uma tela, preciso de algo direto e que salve a sessao.

2 - nao teve cristo que fizesse o compiz funcionar ainda, ja segui varios tutoriais mas realmente nenhum deles foi efetivo, creio que as configuraçoes para o lxde puro sejam diferentes das configuraçoes para o lubuntu e por isso nao tenha funcionado.

3 - apesar de nao ser um incomodo grande, boa parte dos menus ainda esta em ingles e isso as vezes chateia.

4 - ouvi falar de um LXNM como gerenciador de conexoes, mas nao consegui encontra-lo em lugar algum, acabei tendo de instalar o network manager do gnome (e com isso mais componentes do gnome :S). alguem sabe algo  do LXNM?

5 - gostaria de sugestao de programas gtk nao dependentes ou muito pouco dependentes de bibliotecas do gnome para usar no lxde, em especial gravadores de cd/dvd e player de video.

por enquanto é so, pelo que vi ate agora do sistema (que instalei usando cd minimo do ubuntu e depois adicionando o lubuntu-desktop pq nao achei a versao do lubuntu 64) o lxde so tem qualidades, os recursos faltantes sao uma mera questao de popularidade e pra quem nao esta satisfeito com os rumos do mundo dos desktops linux é uma boa opçao.
Ubuntu Linux 10.10

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: LXDE e Lubuntu, problemas gerais.
« Resposta #1 Online: 14 de Fevereiro de 2011, 14:48 »
A questao do compiz parece que esta caminhando, mas so deu certo se eu instalar o emerald, nao entendi bem por que, achei que o compiz tinha um decorador de janelas embutido, mas va la, vou fazer outros testes ainda.

A questao do reinicio da sessao nao foi resolvida, mas ja percebi que eu terei que, alem de matar a sessao, matar o lxdm e depois subir denovo pra conseguir o mesmo efeito do comando do gnome (testei faz isso manualmente e deu certo).

pelo visto, ninguem esta usando lubuntu ainda...
Ubuntu Linux 10.10

Offline jards

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
Re: LXDE e Lubuntu, problemas gerais.
« Resposta #2 Online: 24 de Maio de 2011, 17:00 »
Camarada, andei testando o lubuntu recentemente, e ando sentindo essa mesma sensação: se já tem pouca gente usando o ubuntu, menos ainda o xubuntu e muitíssimo menos ainda o lubuntu. Mas ele segue para um rumo muito especial, que é a do sistema seco e sem firulas, que inicia rápido como desejamos, principalmente em computadores rápidos e dá uma vida nova em máquinas lentas (meu caso).

Algumas coisas nele deram muito certo pra mim, instalei via iso do lubuntu especificamente, pois minha arquitetura não é 64. Não tive problemas com o gerenciador de redes, o que veio deu bem certo, e essa questão da sessão eu não sei como te ajudar.
A máquina inicia realmente muito rápido, e meu notebook que uso é bem pobre em RAM. Impressionantemente mais rápido que o xubuntu.
O gerenciador de arquivos PCManFM também ganha de lavada do Thunar do xubuntu até o momento, reconhece bem as partições, mais rápido, etc. O gerenciador de scanner também incrivelmente só funcionou no lubuntu, no xubuntu usando o mesmo scanner não consigo ter sucesso. Enfim, estou respondendo esse tópico mais para dizer que estamos aí, e que com um pouco mais de uso o lubuntu tem muito pra ser um sistema massa demais, e incentivar principalmente ao pessoal com máquinas modestas a tentar usar.

Aproveito pra compartilhar uma dúvida: quando fui instalar, corri primeiro um teste para a instalação do pendrive que usei, e ele ficou muito tempo dizendo que faltavam vários diretórios.
Instalei mesmo assim, e aparentemente estava tudo certo, mas acontece que em pouco tempo de uso, tive dois problemas de travamento completo, estilo windows.
Dessa forma ainda não abandonei a partição xubuntu, que uso nesse exato momento.

Será que é uma coisa da minha iso que estava corrompida, ou é por conta da instabilidade da versão? (peguei a mais nova)
Vocês costumam ter problemas assim com o lubuntu?

Abraços, boa sorte para todos.

Offline Gordin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: LXDE e Lubuntu, problemas gerais.
« Resposta #3 Online: 02 de Junho de 2011, 16:09 »
Boa tarde caros. Só agora q vi o tópico e me interessei pq uso tbm o Lubuntu 11.04 em um netbook philco phn 10303. Estou usando-o sozinho, sem dual-boot algum, com kernel compilado e HD tunado de acordo com as instruções do Galactus e turma daqui do fórum. O sistema está rodando liso demais da conta. O único problema que tive até agora é a captura de vídeo pelo skype (o vídeo sai invertido). Em outros programas o vídeo roda normal, sem problema algum. Pra terem noção, o sistema roda até msm um máquina virtual com WinXP sem problemas.

@jards: Fiz a instalação por pendrive tbm e direto da iso do lubuntu 11.04 e não encontrei problema algum aqui. Rola vc tentar instalar de novo? Outra dica: dá uma zoiada nas dicas do Galactus e turma pra fazer PCs renderem mais com HD e kernel tunado;

@kriador: Pesquisei e não achei nada no sentido do que vc comentou sobre sessão via comando. O máximo que achei é o q vc msm mencionou (lxsession-logout).

Abçs