Autor Tópico: Instalar adaptador wireless usb  (Lida 34875 vezes)

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Instalar adaptador wireless usb
« Resposta #15 Online: 24 de Maio de 2011, 20:14 »
Se tiver a nota, troque ele rapidinho. Voce não deu sorte com ele. ;D

Volte amanhã com outra placa neste mesmo horario e canal, e nossos prestimosos usuarios terão prazer em ajudá-la.

( posso até fazer comercial de televisão ) :D

Sério. troque esta placa de rede, ela está com algum problema. Vá na loja e faça valer seus direitos.

Diga que não instala no Windows e ela tem problemas. O lojista tem obrigação de trocar.

[]'s

Offline isabelarj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Instalar adaptador wireless usb
« Resposta #16 Online: 24 de Maio de 2011, 20:31 »
Farei isso. Muito obrigada pela ajuda!!!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Instalar adaptador wireless usb
« Resposta #17 Online: 24 de Maio de 2011, 22:01 »
Então, deixa eu te explicar minha peregrinação (rs):

Tenho um netbook e um pc, com windows 7 e ubuntu, respectivamente.

Comprei hoje um roteador dlink e esse wireless usb.

O que vem acontecendo com o meu desktop é que ele não se conecta mais a internet, nem por cabo. Vi os posts daqui, tentei de tudo, mas com o meu mínimo conhecimento, não consegui.

Quanto ao usb, ele não tem luz ( pelo menos aparente).

Será que meu pc  ( que sempre se conectou por meio de um cabo da velox) não está mais reconhecendo nada?

Novamente agradeço.

Isabela
Beleza. Na hora em que você testou, deu pra ver que estava com um pendrive conectado ("Bus 001 Device 014: ID 0781:5406 SanDisk Corp. Cruzer Micro 1/2/4GB Flash Drive"). Eu pedi que você retirasse o pendrive, e colocasse o modem na mesma porta USB. Pq? Pq é uma porta USB que a gente sabe que está funcionando.

Normalmente esses aparelhos têm uma luz guia, pra indicar que estão funcionando. A cor varia de aparelho pra aparelho. Você diz que não vê nenhuma luz no aparelho, pode ser sinal de que ele não funciona mesmo.

O próximo teste seria testar esse aparelho na outra máquina; mesmo que ainda não funcionando, se você pelo menos ver a outra máquina tentando instalar o software do adaptador, pelo menos a gente sabe que ele não está totalmente morto.

Caso não se consiga confirmar o funcionamento, sem problema, é uma compra recente; leve o aparelho de volta ao vendedor e peça para trocar. Explique que testou em duas máquinas e não deu sinal de vida. Não esqueça de levar a nota fiscal. ;)
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline isabelarj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Instalar adaptador wireless usb
« Resposta #18 Online: 24 de Maio de 2011, 22:16 »
Zekkrj.

Eu testei em algumas portas USB, de fato não está funcionando. Quanto a luz, não sei nem a cor dela, RS.

De qualquer maneira, estou preocupada pq nem com o cabo do modem ou do roteador estou conseguindo conectar a internet. Pesquisei no site e  fiz algumas tentativas,  todas sem sucesso. Se não for pedir muito, vc pode me ajudar?

Grata novamente.

Isabela

PS: O histórico está no post anterior. Meu netbook está conectado por wi-fi e o desktop não conecta de jeito nenhum!!!

Então, deixa eu te explicar minha peregrinação (rs):

Tenho um netbook e um pc, com windows 7 e ubuntu, respectivamente.

Comprei hoje um roteador dlink e esse wireless usb.

O que vem acontecendo com o meu desktop é que ele não se conecta mais a internet, nem por cabo. Vi os posts daqui, tentei de tudo, mas com o meu mínimo conhecimento, não consegui.

Quanto ao usb, ele não tem luz ( pelo menos aparente).

Será que meu pc  ( que sempre se conectou por meio de um cabo da velox) não está mais reconhecendo nada?

Novamente agradeço.

Isabela
[/quote]
Beleza. Na hora em que você testou, deu pra ver que estava com um pendrive conectado ("Bus 001 Device 014: ID 0781:5406 SanDisk Corp. Cruzer Micro 1/2/4GB Flash Drive"). Eu pedi que você retirasse o pendrive, e colocasse o modem na mesma porta USB. Pq? Pq é uma porta USB que a gente sabe que está funcionando.

Normalmente esses aparelhos têm uma luz guia, pra indicar que estão funcionando. A cor varia de aparelho pra aparelho. Você diz que não vê nenhuma luz no aparelho, pode ser sinal de que ele não funciona mesmo.

O próximo teste seria testar esse aparelho na outra máquina; mesmo que ainda não funcionando, se você pelo menos ver a outra máquina tentando instalar o software do adaptador, pelo menos a gente sabe que ele não está totalmente morto.

Caso não se consiga confirmar o funcionamento, sem problema, é uma compra recente; leve o aparelho de volta ao vendedor e peça para trocar. Explique que testou em duas máquinas e não deu sinal de vida. Não esqueça de levar a nota fiscal. ;)
[/quote]

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Instalar adaptador wireless usb
« Resposta #19 Online: 24 de Maio de 2011, 22:20 »
Executa o comando abaixo e cola o resultado aqui.

cat /etc/network/interfaces
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline isabelarj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Instalar adaptador wireless usb
« Resposta #20 Online: 24 de Maio de 2011, 23:08 »
# /etc/network/interfaces -- configuration file for ifup(8 ), ifdown(8 )


# The loopback interface
# automatically added when upgrading
auto lo
iface lo inet loopback


auto dsl-provider
iface dsl-provider inet ppp
     provider dsl-provider
# please do not modify the following line
     pre-up /sbin/ifconfig eth0 up # line maintained by pppoeconf

# addesd by pppoeconf
auto eth0
     i face eth0 inet manual

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Instalar adaptador wireless usb
« Resposta #21 Online: 25 de Maio de 2011, 01:01 »
Pelo menos isso a gente vai conseguir resolver. ;D

Edite esse arquivo com o comando abaixo:

gksudo gedit /etc/network/interfaces

Apague todas as linhas a partir de "auto dsl-provider", só ficam as quatro primeiras (até "iface lo inet loopback").
OBS: O comando "gksudo" vai pedir a sua senha pra te dar acesso privilegiado ao arquivo.

Faça as modificações, salve o arquivo, depois reinicie sua máquina. Depois disso você deve conseguir se conectar normalmente por cabo com seu roteador.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline isabelarj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Instalar adaptador wireless usb
« Resposta #22 Online: 25 de Maio de 2011, 10:26 »
Ainda não consegui! :(. Continua dando problema no ppoeconf.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Instalar adaptador wireless usb
« Resposta #23 Online: 25 de Maio de 2011, 13:14 »
Ai Isabela, esqueci de te dizer... não é mais pra usar o pppoeconf, depois que vc passa a usar o roteador.

Repita o comando da edição, e use a conexão automática, OK?

O que me lembra, você chegou a configurar o roteador? Toda aquela configuração que você fazia no pppoeconf (usuário/senha/provedor) passa a ser feita no roteador.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline isabelarj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Instalar adaptador wireless usb
« Resposta #24 Online: 25 de Maio de 2011, 13:30 »
Então, eu não configurei nada pq não estava conseguindo conectar. Usei o ppoeconf pq depois de ter feito toda a configuração que vc me indicou e reiniciado o pc, continuei sem conexão.


Offline mcynaves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Instalar adaptador wireless usb
« Resposta #25 Online: 11 de Junho de 2011, 17:42 »
Boa tarde pessoal, estou com quase o mesmo problema que a nossa amiga isabelarj digo quase pq o meu Adaptador Wireless MYMAX 2544 (ou precisamente MWA/K2544D-BK que é o modelo que está no "micro" manual dele) não funciona mas é reconhecido, segue a figura também:

O que está acontecendo é isso:

suportenyx@Suporte:~$ lsusb
Bus 003 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 002 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 001 Device 015: ID 0cf3:9271 Atheros Communications, Inc.
Bus 001 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub[/size][/size][/size][/size]


ó o bichin aí.... .... mas quando é conectado o ícone do Gerenciador de Rede não atualizada, diferente de um outro modem que tenho aqui que atualiza na hora e em menos de 30 segundos já estou conectado a rede. Lembrando que no manual diz que tem um LED indicador ... mas como ainda não funcionou não sei a veracidade desse fato(se bem que no rWindows ele chegou a pedir a tela de instalação do Drive e mesmo assim nada de LED)


No seu desktop ( PC com Ubuntu), voce só deve conectar estas placas de rede nas USB traseiras, nunca na frente do gabinete.


Por que não pode por na frente... tenho um outro modem aqui que eu conecto e ele funciona normalmente, há perigo de queimar o dispositivo?  :-[

Abaixo segue os posts que o nosso amigo zekkerj solicitou a isabelarj

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

suportenyx@Suporte:~$ lsusb
Bus 003 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 002 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 001 Device 004: ID 0cf3:9271 Atheros Communications, Inc.
Bus 001 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub

suportenyx@Suporte:~$ sudo lshw -C network
  *-network               
       description: Ethernet interface
       product: RTL-8139/8139C/8139C+
       vendor: Realtek Semiconductor Co., Ltd.
       physical id: 2
       bus info: pci@0000:02:02.0
       logical name: eth0
       version: 10
       serial: 00:16:76:46:4e:58
       size: 10MB/s
       capacity: 100MB/s
       width: 32 bits
       clock: 33MHz
       capabilities: pm bus_master cap_list ethernet physical tp mii 10bt 10bt-fd 100bt 100bt-fd autonegotiation
       configuration: autonegotiation=on broadcast=yes driver=8139too driverversion=0.9.28 duplex=half latency=64 link=no maxlatency=64 mingnt=32 multicast=yes port=MII speed=10MB/s
       resources: irq:21 ioport:de00(size=256) memory:fddff000-fddff0ff

suportenyx@Suporte:~$ iwconfig wlan0
wlan0     No such device

suportenyx@Suporte:~$ ifconfig -a
eth0      Link encap:Ethernet  Endereço de HW 00:16:76:46:4e:58 
          UP BROADCAST MULTICAST  MTU:1500  Métrica:1
          pacotes RX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:1000
          RX bytes:0 (0.0 B) TX bytes:0 (0.0 B)
          IRQ:21 Endereço de E/S:0xde00

lo        Link encap:Loopback Local 
          inet end.: 127.0.0.1  Masc:255.0.0.0
          endereço inet6: ::1/128 Escopo:Máquina
          UP LOOPBACK RUNNING  MTU:16436  Métrica:1
          pacotes RX:88 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:88 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:0
          RX bytes:7040 (7.0 KB) TX bytes:7040 (7.0 KB)

suportenyx@Suporte:~$ nm-tool

NetworkManager Tool

State: disconnected

- Device: eth0 -----------------------------------------------------------------
  Type:              Wired
  Driver:            8139too
  State:             unavailable
  Default:           no
  HW Address:        00:16:76:46:4E:58

  Capabilities:
    Carrier Detect:  yes
    Speed:           10 Mb/s

  Wired Properties
    Carrier:         off

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

o que está acontecendo de acordo com esse post? se alguem puder me ajudar ficaria muito grato...

será que vai ser necessário algum tipo de Driver pro meu Wireless funcionar?

Desde já um obrigado e um abraço a todos!!!

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Instalar adaptador wireless usb
« Resposta #26 Online: 11 de Junho de 2011, 18:48 »
Ola mcynaves

Citar
No seu desktop ( PC com Ubuntu), voce só deve conectar estas placas de rede nas USB traseiras, nunca na frente do gabinete.

Por que não pode por na frente... tenho um outro modem aqui que eu conecto e ele funciona normalmente, há perigo de queimar o dispositivo?  :-[

porque na maioria das vezes as portas frontais não fornecem amperagem suficiente para alguns dispositivos, só por isto. Queimar não vai nunca, mas funcionar é o problema.


Referente ao adaptador wifi USB:

Desplugue ele, entre em terminal e digite
Código: [Selecionar]
sudo dmesgcom o terminal aberto plugue novamente o wifi na USB e repita o comando
Código: [Selecionar]
sudo dmesg
Veja nas ultimas linhas do dmesg como ele é reconhecido. Se desejar, poste as ultimas 20 linhas do dmesg aqui.

Como o driver de seu pen wifi é o atheros 9271,

Leia isto => http://aurelianomartins.wordpress.com/2011/04/14/placa-wireless-usb-multilaser-atheros-communications-inc-ar9271-802-11n-no-linux/

Leia isto => http://www.linuxquestions.org/questions/linux-hardware-18/tp-wn722n-%5B-ar9271-chipset-%5D-ath_htc-driver-problem-793005/

Leia isto => http://www.vivaolinux.com.br/dica/Placa-wireless-USB-Multilaser-Atheros-Communications-Inc.-AR9271-802.11n-no-Linux

[]'s
« Última modificação: 11 de Junho de 2011, 18:59 por Tota »