Autor Tópico: DivX 6 no GNU/Linux  (Lida 3288 vezes)

Offline ElMago

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 204
    • Ver perfil
DivX 6 no GNU/Linux
« Online: 20 de Maio de 2011, 04:22 »
Pessoal, estou com um probleminha, que quase me levou à voltar para o Windows depois de completar 1 ano só com GNU/Linux. A questão do DivX 6.
O DivX 6 usa o codec  DX50, assim como o DivX 5, mas, além de umas melhorias, tem a tecnologia que a versão 5 e anteriores não têm; o DMF (DivX Media Format), onde além de usado no codec MPEG 4 Pt 2, é ainda parte  do formato de contentor (contêiner) AVI. O DMF é conhecido como DivX Ultra Certified, e é um contêiner opcional do DivX 6, sendo representado pela extensão .divx.
O DivX 6 (que não é muito novo), através do DMF, foi responsável por adicionar o DivX ao suporte para menus, capítulos, etc, como característica DVD.

Se autorar o DivX (capítulos, menus), somente um aparelho de DVD com suporte ''DivX Ultra'' conseguirá ler o menu e reconhecer os capítulos. Um aparelho com suporte comum a Divx vai conseguir ler o filme ou show, mas sem reconhecer o menu e capítulos.

Bom, o problema já foi sanado pelo menos em 90%, que se tornou num probleminha; Ler nos tocadores nativos do Linux filmes autorados em DivX. Bom, até lêem, mas os capítulos e menu não são reconhecidos.

Incrivelmente o Divx 6 foi lançado para Linux (o DivX 6.1.1), onde a instalação pelo .deb foi mais completa do que a tradicional. Detalhes aqui > http://labs.divx.com/DivXLinuxCodec

O único tocador que toca, além do Divx Player 6, segundo os sites, é o VLC no Mac, Windows, Linux ...

Então achei esta referência, que diz que instalando o DivX 6.1.1 para Linux e instalando o VLC, funciona.... >
http://www.cyberciti.biz/tips/linux-play-divx-mpeg4-video-stream-files.html

Agora o problema: O VLC não roda de jeito nenhum o menu e capítulos, apenas o vídeo, igual a antes de instalar o codec...MPlayer nem adianta, e nem achei nada à respeito do suporte....No Xine também nada (instalei p/ teste e já desinstalei).
Em sites relacionados dizem que o VLC suporta o DivX 6. A versão que uso já suporta (1.0.6), até anterior. Atualizar dá dor de cabeça.
Consegui fazer funcionar 5 programas (todos pelo CrossOver), e o que mais gostei e foi eficiente foi o TMPGEnc DVD Author 3 With DivX Authoring, já que desisti do GenXMux.
Bom, eu achava que era o mal resultado da autoração ''emulada'' pelo CrossOver, mas testei aqui pelo DivX Player 6 também pelo CrossOver que vem  no DivX Bundle Codec, e o tocador reconhece o menu e capítulos.
Mas ter que emular um tocador que foi feito para Windows é um saco, até porque fecha toda hora e trava direto o vídeo.  
« Última modificação: 17 de Junho de 2011, 03:42 por ElMago »

Offline ElMago

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 204
    • Ver perfil
Re: DivX 6 no GNU/Linux
« Resposta #1 Online: 20 de Maio de 2011, 05:05 »
Se tivesse o DivX Player 6 para Linux seria uma mão na roda....
O mais louco da história é que o TMPGEnc roda certinho e até seu tocador roda redondo, ou quase, porém, como é um programa de autoração, só vai rodar o filme no momento da edição do projeto, e não o resultado final depois de exportado, ou seja, é uma prévia. Então rodar o filme final já é tarefa de um tocador.
Bom, não foi fácil assim p/ conseguir o bom resultado. Além de umas gambiarras, o Microsoft .NET Framework 1.1 e Microsoft DirectX Runtime - Legacy (Direct X 9) e os codecs foram importantes.

Mesmo assim, tive que converter os filmes para Divx pelo Linux usando o Ffmpeg e Avidemux, para o programa reconhecer o Divx com perfil, mais conhecido como DivX Certified Profile... No Dr. Divx (que nao funciona emulado) é perfil home theater, portable, etc, tornando compatível o ficheiro para ser aceito no programa....
No Avidemux encontrei a solução fuçando em sites...mas como na versão aqui do Ubuntu 10.4, a 2.5.2, não tem explicitamente as opções home theater, portable, etc, tem em Configure > Motion & Misc pelo codec MPEG-4 ASP (Xvid), a função Advanced Simple Profile na opções; Qpel, GMC e BVHQ e deixando em qualquer uma, embora embora é aconselhável o BVHQ, e pinba, o perfil DivX é aceito no programa.
Ainda sim é preciso ir ao MEncoder ou Ffmpeg deixando em -copy o audio e video e acrescentando o DX50, forçando assim o Xvid à virar um Divx, se não o programa não aceita.

EDIÇÃO: No Avidemux, escolhendo MPEG 4-ASP (lavc), o programa por padrão já usa o codec do Divx, o DX50, acrescentando só o numero de B frames em configuração.. deixando em 1 ou 2 ...o 2 é mais aconselhável.

Pessoal, meu problema já foi explicado.... preciso da ajuda de vocês apenas para fazer o VLC rodar filmes e shows em .divx (com menus e capítulos). Assim, poderei curtir com mais liberdade os filmes baixados e testar os videos autorados no computador antes de queimá-los em DVD, já que pretendo obter um aparelho de DVD com suporte à DivX Ultra.
« Última modificação: 18 de Junho de 2011, 01:51 por ElMago »

Offline ElMago

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 204
    • Ver perfil
Re: DivX 6 no VLC
« Resposta #2 Online: 22 de Maio de 2011, 01:50 »
É, estou desistindo... Acho que o suporte ao DMF não está na versão DivX 6 do Linux, sendo que dei uma olhada nos arquivos instalados e não achei nada à respeito....
Como o proprietário DMF é código fechado...
Isso não significa que o DivXmux.exe e DMFCheck.exe não sejam usados por programas gratuitos, incluindo o proprio DivX Player e o Codec. Só que, não tem p/ Linux.

Perdendo as esperanças...
Alguem aqui poderia ajudar a pelo menos fazer funcionar redondo o DivX Player pelo Wine ou CrossOver?
Grato!

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: DivX 6 no VLC
« Resposta #3 Online: 22 de Maio de 2011, 08:12 »
Ola

Andei vendo no site do DivX, e eles alegam que tem suporte sim a dmf.

Como o DivX não se refere especificamente ao Ubuntu mas ao GNU/Linux em geral, eu poderia sugerir voce fazer esta mesma pergunta no forum do DivX => http://labs.divx.com/node/1689

Como não entendo absolutamente nada de video e som (gosto de ouvir radio, sou antigo), fica aqui meu centavo de contribuição.

[]'s

Offline ElMago

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 204
    • Ver perfil
Re: DivX 6 no VLC
« Resposta #4 Online: 23 de Maio de 2011, 20:16 »
Tota, agradeço muito pela sua ajuda.
Não achei em qual parte do site eles alegam ter suporte ao DMF no DivX 6.1.1 (DivX do Linux).
Vasculhei muito na internet, mas não achei.
Farei a pergunta lá.
Abraço!

Edição : Me cadastrei e fiz a pergunta lá. Meu ingles ta enferrujado, mas acho que dá pra entender rsrs.
Ligação aqui: http://labs.divx.com/node/17349
« Última modificação: 23 de Maio de 2011, 22:56 por ElMago »

Offline Rui Guedes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
reprodutor de filmes
« Resposta #5 Online: 28 de Maio de 2011, 03:40 »
Pessoal estou com ubuntu 10 e estou com um probleminha no reprodutor de filmes que eu coloco o dvd ai ele abre faz uma pesquisa pelo codcs mas não acha nada como eu faço pra resolver esse problema

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: reprodutor de filmes
« Resposta #6 Online: 28 de Maio de 2011, 04:51 »
Pessoal estou com ubuntu 10 e estou com um probleminha no reprodutor de filmes que eu coloco o dvd ai ele abre faz uma pesquisa pelo codcs mas não acha nada como eu faço pra resolver esse problema
Já instalou o ubuntu-restricted-extras e já instalou o libdvdcss2, se seu DVD for original provavelmente vai precisar dessa lib.
Primeiro adicione o repositório do medibuntu
Citar
sudo wget --output-document=/etc/apt/sources.list.d/medibuntu.list http://www.medibuntu.org/sources.list.d/$(lsb_release -cs).list && sudo apt-get --quiet update && sudo apt-get --yes --quiet --allow-unauthenticated install medibuntu-keyring && sudo apt-get --quiet update

e
Citar
sudo apt-get install app-install-data-medibuntu apport-hooks-medibuntu
depois instale o ubuntu-restricted-extras e o libdvdcss2

Citar
sudo apt-get update && sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras libdvdcss2

depois disso deve funcionar :D :D


Offline ElMago

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 204
    • Ver perfil
Re: DivX 6 no GNU/Linux
« Resposta #7 Online: 17 de Junho de 2011, 04:22 »
É, mudei até de título o tópico....
Segundo sites relacionados, o codec Divx 6 para Linux nem serve mais e já está absoleto, sendo que os codecs disponíveis para o SO já substituem. A única coisa que não tem é o contentor DMF. Fizeram até descaso com meu tópico lá no forum deles....
Só que o que não contei p/ eles é que acabei de conseguir ha uns dias fazer funcionar o Divx Player muito bem no Wine.
Alem de autorar (via Wine/CrossOver), agora também posso visualizar no Divx Player para teste antes de queimar como dados numa midia de CD ou DVD.

P/ videos em Linux, as unicas coisas que não faço nativamente são essas; autorar Divx, assistir Divx com menu e capítulo, etc, e converter videos para RMVB...Mas todas funcionam muito bem no Wine.
Sobre o RMVB (formato RV40/Cook com o contentor RMVB) é só pra teste mesmo rsrs, já que hoje sou adepto ao formato x264 e aos formatos de codigo aberto, assim como o contentor MKV, que virei fã, e é uma alternativa ao DMF, onde até o Divx a partir da versão 7 passou a aderir como um dos padrões na área de contentores.
O MKV Files Creator é fantástico, crio capítulos, etc, e é nativo.

O Real Producer para Linux, até que aprendi a instalar e funcionar...é até legal testando em videos pequenos, mas em videos grandes é impossivel, já que ele só trabalha com AVI descomprimido, ou seja, sem formato de codec. Pelas contas num filme de 2 horas aqui, nos 10 % de descompressão o video já estava em 12 GB, e iria ficar com mais de 100 GB ele todo descomprimido....Impossivel p/ meu HD, então tive que abandoná-lo e instalar o Easy Real Media Tools via Wine/CrossOver.

Nem sei se deixo o tópico como resolvido...
Talvez criarei um tutorial de como resolver estas pendencias de codigos priprietários...

Falow!