Autor Tópico: firmware-b43-installer  (Lida 6217 vezes)

Offline edsonp1976

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
firmware-b43-installer
« Online: 17 de Maio de 2011, 20:30 »
Boa noite!

Desde que instalei o Ubuntu (acabei de atualizar pra versão 11.04 e ainda não me acostumei com a aparência, sem a barra de tarefas e talz, mas acho que é só questão de costume), em qualquer instalação de software ou atualização dos pacotes, sempre recebo uma mensagem de erro ao final da instalação:

Citar
Configurando firmware-b43-installer (4.150.10.5-5) ...

Not supported low-power chip with PCI id 14e4:4315!

Aborting.

dpkg: erro processando firmware-b43-installer (--configure):

 sub-processo script post-installation instalado retornou estado de saída de erro 1

Erros foram encontrados durante o processamento de:

 firmware-b43-installer

E: Sub-process /usr/bin/dpkg returned an error code (1)


Alguém pode me dar uma luz sobre como resolver isso?

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: firmware-b43-installer
« Resposta #1 Online: 17 de Maio de 2011, 20:47 »
Ola

Citar
Not supported low-power chip with PCI id 14e4:4315

O problema esta aqui.

Veja o resultado em terminal de:
Código: [Selecionar]
sudo lspci
Se sua placa tiver o mesmo ID, realmente voce deve tentar outro driver pois este não é o correto.

http://packages.ubuntu.com/natty/firmware-b43-installer

[]'s
« Última modificação: 17 de Maio de 2011, 20:53 por Tota »

Offline edsonp1976

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: firmware-b43-installer
« Resposta #2 Online: 17 de Maio de 2011, 21:48 »
Um dia eu ainda consigo aprender alguma coisa de informática! Desculpe te pedir isso, mas segue a resposta ao comando que você me recomendou:

Citar
00:00.0 Host bridge: Intel Corporation Mobile PM965/GM965/GL960 Memory Controller Hub (rev 0c)
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Mobile GM965/GL960 Integrated Graphics Controller (primary) (rev 0c)
00:02.1 Display controller: Intel Corporation Mobile GM965/GL960 Integrated Graphics Controller (secondary) (rev 0c)
00:1a.0 USB Controller: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) USB UHCI Controller #4 (rev 02)
00:1a.1 USB Controller: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) USB UHCI Controller #5 (rev 02)
00:1a.7 USB Controller: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) USB2 EHCI Controller #2 (rev 02)
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) HD Audio Controller (rev 02)
00:1c.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) PCI Express Port 1 (rev 02)
00:1c.1 PCI bridge: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) PCI Express Port 2 (rev 02)
00:1c.4 PCI bridge: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) PCI Express Port 5 (rev 02)
00:1d.0 USB Controller: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) USB UHCI Controller #1 (rev 02)
00:1d.1 USB Controller: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) USB UHCI Controller #2 (rev 02)
00:1d.2 USB Controller: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) USB UHCI Controller #3 (rev 02)
00:1d.7 USB Controller: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) USB2 EHCI Controller #1 (rev 02)
00:1e.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801 Mobile PCI Bridge (rev f2)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation 82801HEM (ICH8M) LPC Interface Controller (rev 02)
00:1f.1 IDE interface: Intel Corporation 82801HBM/HEM (ICH8M/ICH8M-E) IDE Controller (rev 02)
00:1f.2 SATA controller: Intel Corporation 82801HBM/HEM (ICH8M/ICH8M-E) SATA AHCI Controller (rev 02)
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) SMBus Controller (rev 02)
02:09.0 FireWire (IEEE 1394): Ricoh Co Ltd R5C832 IEEE 1394 Controller (rev 05)
02:09.1 SD Host controller: Ricoh Co Ltd R5C822 SD/SDIO/MMC/MS/MSPro Host Adapter (rev 22)
02:09.2 System peripheral: Ricoh Co Ltd R5C592 Memory Stick Bus Host Adapter (rev 12)
02:09.3 System peripheral: Ricoh Co Ltd xD-Picture Card Controller (rev 12)
09:00.0 Ethernet controller: Marvell Technology Group Ltd. 88E8040 PCI-E Fast Ethernet Controller (rev 12)
0b:00.0 Network controller: Broadcom Corporation BCM4312 802.11b/g LP-PHY (rev 01)

O que eu tenho que procurar?

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: firmware-b43-installer
« Resposta #3 Online: 17 de Maio de 2011, 22:21 »
tente instalar via sinaptic o pacote b43-fwcutter para ver se rola alguma coisa com sua placa.

[]'s

Offline edsonp1976

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: firmware-b43-installer
« Resposta #4 Online: 17 de Maio de 2011, 23:28 »
Já estava instalado. Removi, reiniciei, reinstalei e recebi a mesma mensagem de erro de sempre... Acho que não vai ter jeito mesmo!
 :-[

Offline edsonp1976

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: firmware-b43-installer
« Resposta #5 Online: 18 de Maio de 2011, 08:06 »
O pior é que antes de eu tentar remover e reinstalar o pacote, minha wireless funcionava bem... agora não rola mais!

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: firmware-b43-installer
« Resposta #6 Online: 18 de Maio de 2011, 08:22 »
ola,

Aqui tem uma possivel solução => http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1604868
Ele pede para instalar o firmware-b43-lpphy-installer

Veja o bug => https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/b43-fwcutter/+bug/651010

E por aqui => https://help.ubuntu.com/community/WifiDocs/Driver/bcm43xx
a sugestão de instalar antes o bcmwl-kernel-source ou usar o ndiswrapper.

veja no packages Ubuntu se a versão do synaptic é a mesma ou existe uma mais recente.

Infelizmente minha broadcom funciona 100%, logo eu não conseguiria reproduzir o problema aqui.


[]'s
« Última modificação: 18 de Maio de 2011, 08:44 por Tota »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: firmware-b43-installer
« Resposta #7 Online: 18 de Maio de 2011, 08:43 »
Esqueci de responder:

Um dia eu ainda consigo aprender alguma coisa de informática! Desculpe te pedir isso, mas segue a resposta ao comando que você me recomendou:

Citar
0b:00.0 Network controller: Broadcom Corporation BCM4312 802.11b/g LP-PHY (rev 01)

O que eu tenho que procurar?

Bem, pelo nome de sua placa ( kernel ID = Broadcom Corporation BCM4312 802.11b/g LP-PHY (rev 01)) dei um google por ela com => Linux ID Broadcom, para ver o ID de como ela é reconhecida.

encontrei => 14e4:4315 ( 14e4 é o fabricante ) e (4315 a sua placa) Pode verificar que é o mesmo que voce postou na mensagem de erro.

http://www.linuxwireless.org/en/users/Drivers/b43#Known_PCI_devices

Como isto confirmou o erro apresentado, eu saí pela net procurando pelo erro e pelo ID.

Reporte aqui se instalando o firmware-b43-lpphy-installer a coisa funcionou.

[]'s


« Última modificação: 18 de Maio de 2011, 08:50 por Tota »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: firmware-b43-installer
« Resposta #8 Online: 18 de Maio de 2011, 15:19 »
Citar
Infelizmente minha broadcom funciona 100%
Infelizmente pra ele, não? ;D

Citar
Veja o resultado em terminal de "sudo lspci"
Até existem algumas opções do lspci que só estão disponíveis pro root, mas pra esse comando (forma mais simples), não precisa de "sudo".

Pra ver o código de vendor/product, ele pode usar "lspci -nn".
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline edsonp1976

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: firmware-b43-installer
« Resposta #9 Online: 18 de Maio de 2011, 18:08 »
Instalei via Synaptic o firmware-b43-lpphy-installer. Deu um erro durante a instalação (que eu não consegui anotar), mas aparentemente está instalado e a wireless tá funcionando de novo. Quando eu fizer alguma atualização, saberei se o erro do b43 parou de acontecer...

Muito obrigado pela paciência! Uma abraço!

Esqueci de responder:

Bem, pelo nome de sua placa ( kernel ID = Broadcom Corporation BCM4312 802.11b/g LP-PHY (rev 01)) dei um google por ela com => Linux ID Broadcom, para ver o ID de como ela é reconhecida.

encontrei => 14e4:4315 ( 14e4 é o fabricante ) e (4315 a sua placa) Pode verificar que é o mesmo que voce postou na mensagem de erro.

http://www.linuxwireless.org/en/users/Drivers/b43#Known_PCI_devices

Como isto confirmou o erro apresentado, eu saí pela net procurando pelo erro e pelo ID.

Reporte aqui se instalando o firmware-b43-lpphy-installer a coisa funcionou.


Offline edsonp1976

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: firmware-b43-installer
« Resposta #10 Online: 23 de Agosto de 2011, 19:18 »
Bem, desculpem-me retomar esse assunto, mas o problema voltou a me atormentar (Só que de maneira diferente). Há alguns dias eu notei que minha internet estava extremamente lenta (A ponto de eu ter saudades de meu modem USR 14.400 e da conexão discada que ele proporcionava). Depois de muito culpar a telefônica (Uso o Speedy), apelei pros conhecimentos de meu primo (que trabalhava no suporte técnico da D-LINK (Meu router é o DI-524).

Depois de atualizações de firmware, testes e mais testes, tivemos a brilhante idéia de "bootar" pelo Windows e verificamos que a internet estava funcionando perfeitamente naquele S.O. Concluímos que se trata de algum problema nos drivers no Ubuntu.

Desinstalei tudo que se referia à Wireless e começei a procurar alguma maneira de instalar o driver Windows no Ubuntu. Achei vários tópicos ensinando a instalar o ndiswrapper, mas nada que falasse a minha língua (usuário leigo).

Então recorro a esta comunidade para (mais uma vez) pedir ajuda. Alguém pode me ajudar a fazer minha wireless voltar a funcionar com desempenho satisfatório?

Um abraço!!!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: firmware-b43-installer
« Resposta #11 Online: 23 de Agosto de 2011, 19:54 »
Olá edsonp1976,

Se vc tivesse dito mais cedo que usa esse lixo de roteador, já teria resolvido isso há mais tempo...

O driver Broadcomm demora a funcionar, mas quando funciona, funciona bem. Raras vezes tivemos que partir pro driver Windows.

Já esse roteador nunca funciona bem por muito tempo. Trava, é lento, tem pouco alcance... basta ver as reclamações que se encontra na internet a respeito dele.

Se você quiser insistir com o driver windows, é só instalar o programa "ndisgtk" e seguir as instruções de instalações. Tenha a mão o CD do driver Windows XP para sua placa wireless. Não use driver pra outra versão do Windows.

Mas eu acho que já sei o que vai acontecer contigo: o driver windows não vai resolver a lentidão. Daí você vai se decepcionar com o Ubuntu e vai voltar pro Windows. E tudo isso pq o seu roteador é ruim.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline edsonp1976

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: firmware-b43-installer
« Resposta #12 Online: 23 de Agosto de 2011, 22:08 »
Mas se o problema fosse o roteador, não funcionaria tanto no Windows quanto no Linux. Testei a Wireless num Linksys e também não funcionou direito. Conectando via Windows, tenho downloads a 120, 130 kbps... quando uso o Linux, baixa pra 10, 15 kbps... andei pesquisando na internet e vi que várias pessoas enfrentam o mesmo problema. Não pretendo desistir do Ubuntu tão fácil assim, mas às vezes dá vontade de jogar tudo pra cima e voltar pro Ruindows mesmo!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: firmware-b43-installer
« Resposta #13 Online: 23 de Agosto de 2011, 22:28 »
Isso é característica desse roteador, edson. Ele é ruim.

Infelizmente você não vai acreditar em mim. Volte pro windows, use-o tanto quanto precise. Quando estiver com mais calma, estaremos aqui de braços abertos.

Forte abraço!
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline edsonp1976

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: firmware-b43-installer
« Resposta #14 Online: 24 de Agosto de 2011, 10:30 »
zekkerj,

Não se irrite!  ;D

Não tenho a mínima intenção de voltar ao Ruindows. Lhe disse que às vezes me dá vontade, mas resisto bravamente. Venho tentando usar o Linux desde o Conectiva 9. Naquela distro, demorei cerca de 1 semana (pois mexo em computadores por curiosidade) pra subir o Xwindow, pesquisando em fórums (Principalmente da USP). Hoje o S.O. está muito mais "user-frinedly", mas ainda assim nos obriga a pensar um pouco, o que acho muito saudável.

Infelizmente, o M$ dominou o mundo e temos arquiteturas de hardware construídas para ele e com drivers proprietários que acabam não empacotados nos CD's do Linux.

Mas insisto que o problema não é o Router, pq o problema também ocorre no roteador Linksys do meu vizinho e no TP-Link de minha irmã.

Em uma última tentativa, desinstalei todos os pacotes com a referência B43* e ativei o driver adicional da Broadcom. A conexão saltou de 10 Kb/s para 60 Kb/s (muito aquém dos 2 Mbps que contratei, que deveriam dar uma taxa de download de 200 Kb/s), mas já é um alento. Vou continuar procurando um tuto pra instalar o driver windows pelo ndiswrapper e se eu conseguir algum sucesso, posto por aqui.