zekkerj,
Não se irrite!

Não tenho a mínima intenção de voltar ao Ruindows. Lhe disse que
às vezes me dá vontade, mas resisto bravamente. Venho tentando usar o Linux desde o Conectiva 9. Naquela distro, demorei cerca de 1 semana (pois mexo em computadores por curiosidade) pra subir o Xwindow, pesquisando em fórums (Principalmente da USP). Hoje o S.O. está muito mais "user-frinedly", mas ainda assim nos obriga a pensar um pouco, o que acho muito saudável.
Infelizmente, o M$ dominou o mundo e temos arquiteturas de hardware construídas para ele e com drivers proprietários que acabam não empacotados nos CD's do Linux.
Mas insisto que o problema não é o Router, pq o problema também ocorre no roteador Linksys do meu vizinho e no TP-Link de minha irmã.Em uma última tentativa, desinstalei todos os pacotes com a referência B43* e ativei o driver adicional da Broadcom. A conexão saltou de 10 Kb/s para 60 Kb/s (muito aquém dos 2 Mbps que contratei, que deveriam dar uma taxa de download de 200 Kb/s), mas já é um alento. Vou continuar procurando um tuto pra instalar o driver windows pelo ndiswrapper e se eu conseguir algum sucesso, posto por aqui.