Tenho a seguinte situação: Um cliente tem uma rede com 7 pc's e 1 servidor usando a faixa de IP's fixos 10.1.1.1 Masc. 255.255.255.0.
Dos 7 desktop's 5 são terminais burros e dois trabalham a partir do servidor mas também as configurações para trabalharem de forma individual.
Sendo que 1 desses desktop's usa o Ubuntu, todos os outros são Windows XP. O cliente contratou um serviço de internet que fornecido via rádio.
O provedor configurou a conexão no desktop com o Xp para discar via pppoe, e quando verifico as propriedades da conexão lá diz que o ip utilizado é 172.30.1.189 atribuido via dhcp. Qual a bronca?
O Cliente precisa que o desktop com o Ubuntu acesse a internet pois é um terminal para cadastro e consultas ao spc e serasa.
No desktop com o XP e a conexão de internet fiz os passos para compartilhar a internet. Só que quando termino a configuração o ip do desktop muda para a
faixa 192.168.0.1, o que o isola dos outros e o acesso não é permitido.
Andei fuçando em alguns fóruns e aqui mesmo não encontrei ainda uma solução que ajude configurar o compartilhamento no desktop com XP de modo que
o desktop com ubuntu acesse a internet.
Observação a rede 10.1.1.1 é roteada por um switch de 16 portas.
Sei que existe uma saída para esta situação, portanto solicito ajuda para resolver esta falta de conhecimento minha.
Obrigado!