Autor Tópico: FAT32 sem o windows. É possível ?  (Lida 1845 vezes)

Offline jmauricio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
FAT32 sem o windows. É possível ?
« Online: 25 de Setembro de 2006, 18:09 »
Pessoal, será que alguém poderia me responder se posso ter uma partição FAT32 sem o windows está instalado, e instalar jogos que rode no windows nessa partição, e, usar o cedega ou wine para rodar esses jogos ou programas do windows ?


Se alguém souber, me fala como posso fazer isso. Muito obrigado !!

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: FAT32 sem o windows. É possível ?
« Resposta #1 Online: 25 de Setembro de 2006, 18:15 »
sim, claro que pode...

Se você tiver o windows instalado em outro hd basta formatar/redimensionar a partição/hd que vc queira com o prórpio windows, há também o partition magic que faz isso, ou então muitas distribuições linux vêm com formatador incluido onde vc pode fazer isso também, só não me recordo se o Ubuntu tem esse recurso (há o GParted no ubuntu, verifique se ele cria partição com formato fat32)

Offline jmauricio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: FAT32 sem o windows. É possível ?
« Resposta #2 Online: 25 de Setembro de 2006, 18:19 »
Felix,


Tipo, eu não tenho o windows instalado na minha máquina :), e nem quero, dai, tem como fazer isso q eu perguntei ? instalar programas ou jogos na FAT32 e usar o wine ou o cedega ? ( lembrando : não tenho o windows instalado )


Valeu !!!

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: FAT32 sem o windows. É possível ?
« Resposta #3 Online: 25 de Setembro de 2006, 18:28 »
Caro Jmauricio...

agora deixe-me ver se entendi direito...

Vc pode criar uma partição fat32, sim, sem problemas. Porém, não sei se dá para "instalar" eles sem o windows, não entendo muito dessa área de jogos; eu havia pensado apenas que vc queria uma partição/hd em fat32'... meu hd com músicas, filmes e documentos por exemplo eu tenho em fat, porque o suporte do linux a este sistema de arquivos é melhor que ntfs.
« Última modificação: 25 de Setembro de 2006, 19:14 por Perícope »