Autor Tópico: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Final Disponível  (Lida 248814 vezes)

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Beta 1 Disponível
« Resposta #420 Online: 18 de Setembro de 2011, 09:44 »
Aqui ainda tem mto problema, volta e meia aparece o relatório de crash, o Gnome-shell tá cheio de ícones repetidos e borrados, tradução incompleta e com vários erros, o gravador de dvd continua sem desmontar nenhuma mídia, o plymouth continua sem funcionar, não consigo apagar aqueles marcadores padrão do nautilus q pra mim não têm utilidade, a opção "remover" do menu de contexto está desativada e se eu ir pelo menu eu consigo apagar mas os marcadores continuam lá. A opção de renomear arquivos na tela de conflito de arquivos qdo movo/copio arquivos pra outro lugar, não funciona, coloco outro nome mas ele repete a janela como se eu tivesse colocado outro nome também já existente, e isso está assim desde o Gnome 2.x.
Aqui também não aparecem atualizações, desde ontem. Acho q só depois de sair o beta 2 soltarão outras atualizações.

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Beta 1 Disponível
« Resposta #421 Online: 18 de Setembro de 2011, 12:13 »

Aqui está quase redondo, bem mais leve e com os  melhoramentos na barra do Unity , ficou mais fácil usá-la, mas ainda tem vários bugs, que eles estão resolvendo, estou gostando da versão.
Usuário Linux- 449417

Offline BrunoPT

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 222
    • Ver perfil
    • Site Pessoal
Instalar Ubuntu 11.10 Beta2
« Resposta #422 Online: 20 de Setembro de 2011, 18:35 »
Boas
Eu estou a pensar em instalar o Ubuntu 11.10 Beta 2 assim que ele sair.
A minha duvida é, quando sair a versão final o sistema será automaticamente atualizado para a versão final ou tenho que fazer o download da versão final e instalar novamente?

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Beta 1 Disponível
« Resposta #423 Online: 20 de Setembro de 2011, 19:31 »
Unido ao topico oficial da versão
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Instalar Ubuntu 11.10 Beta2
« Resposta #424 Online: 20 de Setembro de 2011, 19:43 »
Boas
Eu estou a pensar em instalar o Ubuntu 11.10 Beta 2 assim que ele sair.
A minha duvida é, quando sair a versão final o sistema será automaticamente atualizado para a versão final ou tenho que fazer o download da versão final e instalar novamente?
Você vai instalando as atualizaçṍes que a versão ficará igual a final, não precisa instalar novamente.Estou usando a beta 1 não te aconselho instalar agora, não, ainda tem uns probleminhas chatos, aguarde um mês após o lançamento oficial.
Usuário Linux- 449417

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Sem rede e sem o ícone de rede
« Resposta #425 Online: 20 de Setembro de 2011, 21:23 »
Estou usando o 11.10, mas hoje, depois de uma atualização automática, fiquei sem rede e não consigo entrar na internet, já reinstalei o network manager gnome , mas não deu certo. Estou escrevendo de um live cd e este conecta corretamente .
Usuário Linux- 449417

Offline jopeu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 531
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Beta 1 Disponível
« Resposta #426 Online: 21 de Setembro de 2011, 07:39 »
Estou entendendo que o unity parece estar bem mais estavel que o gnome-shell. Não pude provar o gnome shell pelo live cd mas a melhoria do unity é notoria.

Gostaria de saber se existe previsão de que funcione o menu do gnome dentro do unity?
Se poderei realizar modificações na área de trabalho?

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Sem rede e sem o ícone de rede
« Resposta #427 Online: 21 de Setembro de 2011, 08:06 »
Ola Ioca100

Isto aconteceu comigo esta noite, atualizou e sumiu o applet.

Inclusive não ativa mais as placas de rede com e sem fio, tenho que iniciar e conectar "na unha"

Como a versão 11.10 ainda é beta e sem suporte, estou unindo ao topico oficial

[]'s
« Última modificação: 21 de Setembro de 2011, 08:08 por Tota »

Offline lopp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Beta 1 Disponível
« Resposta #428 Online: 21 de Setembro de 2011, 13:56 »
Grande Tota - o meu sistema idem, nao ativa mais a rede, preciso da ajuda do amigo pra ativar a rede sem fio na unha, pode postar os comandos pra isso, pois creio que tambem vá acontecer com outros e muitos, como eu, não sabem ativar via terminal. Eu consigo conectar porque tenho 2 instalações com 11.10 e como deu esse erro, nao vou atualizar esta que estou usando até que seja solucionado, o que logo virá.
Grato

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Beta 1 Disponível
« Resposta #429 Online: 21 de Setembro de 2011, 14:17 »
Depois de um tempo no KDE, voltei pro Gnome... mais precisamente o Gnome-Shell (que com um tema instalado fica muito superior e bonito que o Unity).

Contudo estou tendo problema com aplicações Wine no Gnome. Ao iniciar elas travam e quebram o gerenciador de janelas. Já no KDE funciona normalmente.

Alguém com coisa parecida? (este erro ocorre em duas máquinas).
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Beta 1 Disponível
« Resposta #430 Online: 21 de Setembro de 2011, 15:30 »
Por esse seu último vídeo percebi o motivo de você falar em ter de instalar o adicionais para convidados do VB e depois ter que instalar o mesmo do drivers adicionais do Ubuntu virtualizado para só então ter o 3D ativo aí. Não sei se você notou, mas ao tentar instalar os adicionais do VB, falha na compilação dizendo o seguinte:

The headers for the current running kernel were not found. If the following module compilation fails the this could be the reason.

indicando que não encontrou o headers e como sabemos ele é importante para o processo de compilação e então é indicado que pode ter falhado o processo por isso. Daí o motivo de você instalar o adicionais para convidados do drivers adicionais logo em seguida e só depois disso o 3D funcionar, pois esses adicionais são pacotes .deb já compilados e portanto não falham. Continuo então achando que você apenas sobrescreve o Adicionais para convidados do VB (que falha) pelo do drivers adicionais do Ubuntu (que funciona).

Não lembro onde vi, acho que foi no site do VB, no seu fórum ou wink, que para o Ubuntu é necessário ter instalado no SO virtualizado o pacote dkms (e outros pacotes, mas esses outros já estão instalados no sistema Ubuntu) antes de tentar a compilação e sempre faço isso e nunca tive problemas na instalação/compilação do adicionais para convidados do próprio VB.

Como os Adicionais para convidados nunca funcionaram comigo e baseando nisso que vc disse resolvi dar uma revisada geral na situação.

Só tinha feito até hoje uma instalação do Ubuntu 11.04 no VB e essa está num vídeo que fiz sobre a instalação do Ubuntu direto da imagem ISO (http://www.youtube.com/watch?v=Ze-xaw9o9kw).
Lembro-me que havia essa advertência sobre o kernel-headers mas instalei mesmo assim e o Unity 3D funcionou.
Acredito que isso aconteceu porque foi um sistema virtualizado instalado dentro de outro tbém virtualizado ou coisa parecida.
Agora para tirar a dúvida fiz outra instalação do 11.04 no VB e realmente vc tem razão : sem o dkms não tem aceleração 3D.
Instalando primeiro o dkms e logo em seguida os Adicionais para convidados a mensagem de advertência sobre o linux-headers desaparece.
Isso no 11.04 porque no 11.10 aqui continua na mesma : mesmo desparecendo a mensagem instalando o dkms os Adicionais para convidados ainda não funcionam.
Para tentar explicar essa situação vasculhei o Synaptic a procura de pacotes do VirtualBox e encontrei estes, incluindo a descrição do que é instalado em cada um :


                                   
 dkms                                   virtualbox-dkms                    virtualbox-guest-dkms            virtualbox-guest-additions

Todos tem o dkms como dependência.
Instalando o dkms antes de instalar os Adicionais para convidados (VirtualBox - Oracle) não houve instalação do driver em nenhum kernel.
Para saber disso abria o Drivers adicionais como se fosse instalar.

Instalando o virtualbox-dkms antes dos adicionais, no kernel 3.0.0-5 e 3.0.0-10 (salvo engano) houve instalação do driver mas ainda sem aceleração 3D.


Um verdadeiro quebra-cabeça para ser montado.
Instalando direto do Drivers adicionais fui ao Synaptic e vi que constavam como instalados o dkms e virtualbox-guest-dkms.
Retirando o driver instalado pelo Drivers adicionais voltei ao Synaptic e vi que realmente os dois foram desinstalados.
Instalei então o virtualbox-guest-dkms e vi pelo Synaptic que os pacotes instalados eram os mesmos do Drivers adicionais.
Conclusão : instalar pelo Drivers adicionais ou pelo Synaptic o virtualbox-guest-dkms funciona igual, isto é, temos a aceleração 3D em ambos.
A grande diferença é que pelo Synaptic vc pode acomponhar todo o processo.

Faltava agora descobrir porque os Adicionais para convidados do VirtualBox (Oracle) não estavam funcionando.
Para isso instalei o virtualbox-guest-dkms depois dos Adicionais para convidados e descobri o motivo :

A instalação pelo Synaptic mostrou o detalhe : substituindo o arquivo , funciona a aceleração 3D, mantendo o arquivo, não funciona.
Como eu estava instalando pelo Drivers adicionais, esse (mais uma vez vc está certo) sobrescrevia o outro dos Adicionais, só que isso não era mostrado.

Me lembro que esse driver adicional que tem agora no repositório surgiu um pouco antes do lançamento da versão beta 1.
Tenho um vídeo feito com  a versão alfa 3, cujo kernel tinha sido atualizado, usando pela primeira vez esse driver (http://www.youtube.com/watch?v=CBnMavycA6I).
Em todas as versões do 11.10, alfa e beta, o Synaptic mostra esses mesmos pacotes relacionados ao virtualbox.
Isso significa que o virtualbox-guest-dkms já existia desde a alfa 1 mas nada me garante que iria funcionar nela na época do seu lançamento, já que o driver adicional veio depois.
Mesmo assim, na dúvida, retirei o vídeo do Youtube porque ele mostrava que nas versões alfa, com certeza, não havia aceleração 3D no 11.10 instalado no VirtualBox.
É isso.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Sem rede e sem o ícone de rede
« Resposta #431 Online: 21 de Setembro de 2011, 15:34 »
Ola Ioca100

Isto aconteceu comigo esta noite, atualizou e sumiu o applet.

Inclusive não ativa mais as placas de rede com e sem fio, tenho que iniciar e conectar "na unha"

Como a versão 11.10 ainda é beta e sem suporte, estou unindo ao topico oficial

[]'s

Eles já devem ter corrigido o bug, levei a manhã toda para reinstalar o sistema, mas a vantagem que tem a atualização e não perdi minhas configurações e pastas etc.
OBS: para complicar, fiquei sem  Velox pela manhã.
« Última modificação: 21 de Setembro de 2011, 16:03 por Ioca100 »
Usuário Linux- 449417

Offline andre_asn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Erro no gernciamento de pacotes do Ubuntu 11.10
« Resposta #432 Online: 21 de Setembro de 2011, 17:27 »
Boa tarde e paz...

Sei que ainda é uma versão teste, muito precoce mas sempre começo a ulilizar o Ubuntu com uma antecedencia de 30 ou 40 dias antes do lançamento oficial.
Sempre nas versões anteriores como na atual 11.04 não tive problemas nenhum com o funcionamento das versões Betas, que uso em meu notebook tanto no trabalho como para a faculdade e cursos.
Mas nesta nova versão, a 11.10 ocorre um erro quando se usa a instalação de pacotes fica uma janela dizendo que o aplicativo encontrou um problema e pede para cancelar ou enviar para ser analizado, em ambos os casos não da parecer sobre o que esta errado, e a janela não some de forma alguma ela simplesmente abre e fecha.
Gostaria de saber se alguem ja teve problemas com esta janelinha chata e como posso fazer para sumir com ela.
Mesmo com ela o sistema esta funcionando muito bem  e não apresentou travamentos ou outro imprecilio para deixar de funcionar.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Erro no gernciamento de pacotes do Ubuntu 11.10
« Resposta #433 Online: 21 de Setembro de 2011, 17:51 »
Ola andre_asn

Como o 11.10 ainda é beta, e sem suporte no forum, estou unindo ao topico oficial da versão.

[]'s

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Erro no gernciamento de pacotes do Ubuntu 11.10
« Resposta #434 Online: 21 de Setembro de 2011, 18:13 »
Boa tarde e paz...

Sei que ainda é uma versão teste, muito precoce mas sempre começo a ulilizar o Ubuntu com uma antecedencia de 30 ou 40 dias antes do lançamento oficial.
Sempre nas versões anteriores como na atual 11.04 não tive problemas nenhum com o funcionamento das versões Betas, que uso em meu notebook tanto no trabalho como para a faculdade e cursos.
Mas nesta nova versão, a 11.10 ocorre um erro quando se usa a instalação de pacotes fica uma janela dizendo que o aplicativo encontrou um problema e pede para cancelar ou enviar para ser analizado, em ambos os casos não da parecer sobre o que esta errado, e a janela não some de forma alguma ela simplesmente abre e fecha.
Gostaria de saber se alguem ja teve problemas com esta janelinha chata e como posso fazer para sumir com ela.
Mesmo com ela o sistema esta funcionando muito bem  e não apresentou travamentos ou outro imprecilio para deixar de funcionar.
Já aconteceu comigo também, mas agora como o beta 2 está bem melhor.
« Última modificação: 22 de Setembro de 2011, 15:41 por Ioca100 »
Usuário Linux- 449417