Atualização do Ubuntu 11.04 corrompeu o Grub

Iniciado por Clausemberg, 07 de Maio de 2011, 18:33

tópico anterior - próximo tópico

Clausemberg

É o seguinte:

Tinha o Ubuntu 10.10 instalado em dual boot com o Windows Vista no meu PC, resolvi atualizar para a versão 11.04, aí começaram os meus problemas...

Durante a instação, foi me dado as opções de fazer ou não o update do GRUB. Escolhi sim, caso a opção de iniciar o Windows desaparecesse, eu facilmente poderia reconfigurar o GRUB. Quando reiniciei o PC, na tela do GRUB, para minha surpresa,  só aparecia a opção de inicializar o Windows Vista. Seguindo as dicas deste forum, fiz o seguinte procedimento descrito no tópico http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,14614.0.html:

CitarA-2 - Alternativamente pode-se usar  - Ubuntu Forum

Monte a partição : (Troque sda2 pela partição do seu Ubuntu).
Código:

sudo mkdir /media/sda2

Código:

sudo mount /dev/sda2 /media/sda2

Reisntale o GRUB 2 :

Código:

sudo grub-install --root-directory=/media/sda2 /dev/sda

Reinicie o computador.

Só que agora não aparece nenhuma opção de inicialização no Grub. apenas esta tela

Uploaded with ImageShack.us

Já tentei restaurar de novo e não muda a situação, o que devo fazer?

xluisfernando

Você fez o procedimento por live-CD, Certo?

Então,  tenta isso:

Na tela de boot pressione a tecla C. Com isso, passa-se aos comandos do grub.

Digite o comando ls. Vai aparecer uma lista de partições

Digite o comando ls (hdx,y), lembrando que x e y são respectivamente o número do HD e o número da partição. Hd0,0 é a primeira partição do primeiro Hd, enquanto que simplesmente Hd0 é a MBR dele. Vai aparecer os detalhes do hd com o número do uuid, que devem ser anotados.

Citarls (hd0,0)

Esse comando exibirá os detalhes do hd. Você deverá anotar num papel os dados da partição e executar ls (hd0,0), ls(hd0,1)... isso até conferir as partições de sistema dos HDs instalados em sua máquina e localizar qual é a partição em que está instalado o linux.

Depois, supondo que o Linux esteja instalado na primeira partição do sistema (se estiver em outra, substitua (hd0,0) pelo número correspondente:

Citarkernel (hd0,0)/boot/

Com esse comando será exibida uma lista com os kerneis disponíveis na partição. Por exemplo:
CitarPossible files are: grub message.ja message config-2.4.20-8 boot.b chain.b os2_d.b module-info-2.4.20-8 System.map-2.4.20-8 vmlinuz System.map vmlinux-2.4.20-8 vmlinuz-2.4.20-8 module-info kernel.h initrd-2.4.20-8.img
O macete aqui é observar entre os listados como vmlinux- qual é o anterior ao mais recente, que foi instalado na atualização. Depois de observado e anotado:

Citargrub> root (hd0,0)
grub> kernel (hd0,0)/boot/vmlinuz-2.6.35
grub> boot
Lembrando que o vmlinuz-2.6.31 corresponde à referência listada ao kernel anterior à atualização. Como você fez uma atualização direta do 10.10 para 11.04, não é muito difícil de perceber pois o kernel do 11.04 começa com uma referência 2.6.37 ou 2.6.38, enquanto que o último do 10.10 não passa do 2.6.35. Os comandos root (hd0,0) e kernel (hd0,0)/boot/vmlinuz-2.6.31 simplesmente acessam o kernel. O comando boot o carrega.

Se isso não resolver, você pode tentar reinstalar o grub pelo próprio prompt shell do grub:
Citargrub> root (hd0,0)
grub> setup (hd0)

Para sair da shell do grub digite:

Citargrub> quit

Se nada disso resolver, então a alternativa será formatar e reparticionar o HD por um live-CD de alguma distro Linux e depois fazer uma nova instalação. Pela sessão live-CD você consegue acessar os dados do seu HD e fazer o Backup.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Clausemberg

Muito obrigado, tive que formatar a partição que estava instalado o linux e instalar a versão antiga 10.10. Fiz todos os backups pelo live-CD e tentarei futuramente instalar o 11.04 seguindo suas dicas.