Autor Tópico: Como usar o conky no KDE4  (Lida 4329 vezes)

Offline promurilo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 185
    • Ver perfil
Como usar o conky no KDE4
« Online: 06 de Agosto de 2011, 18:30 »
Essa dica é o resultado de uma pesquisa em diversos sites.

O conky é um prático monitor de sistema. Se você não o conhece, pesquise na internet sobre o mesmo. Vale a pena. Editar o arquivo de configuração do conky pode ser um pouco complicado no início, mas depois que você entender o processo, fica muito fácil.

Aqui vou mostrar como resolver o problema de se utilizar o conky no kde4. A versão do kde utilizada foi a versão 4.7.
Alguns usuários, quando vão utilizar o conky, deparam-se com o problema de o mesmo não exibir transparências, mostrando um fundo preto contrastando com a área de trabalho.

Existem algumas formas de conseguir de se resolver rapidamente esse problema. Entretanto, algumas dessas formas consistem em escolher uma imagem como plano de fundo do conky, através de pequenos scripts. Ou seja, embora útil, não é uma transparência real.

Uma maneira mais prática, e que funcionou comigo, é a seguinte:
Siga os passos.
1º passo: Para ter uma transparência completa, recomendo adicionar a seguinte linha ao seu conkyrc:

Código: [Selecionar]
own_window_argb_visual yes
2º passo: Dependendo de como o conkyrc esteja configurado, ele pode ficar desaparecendo quando você clicar na área de trabalho. Pode acontecer também de o conky não aparecer. Para solucionar estes eventuais problemas, localize (ou adicione) a linha "own_window_type". Para configurar essa variável, você pode usar as opções normal, override, dock, panel, root, etc. A que funcionou corretamente comigo foi a seguinte:

own_window_type normal

Espero ter ajudado.

Dêem uma olhada neste screeshot com o conky rodando no KDE 4.7.

http://img69.imageshack.us/img69/931/imagem1sfv.png

Espero que a dica seja útil a todos.
« Última modificação: 09 de Agosto de 2011, 19:12 por promurilo »

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Como usar o conky no KDE4
« Resposta #1 Online: 08 de Agosto de 2011, 13:52 »
Ótima dica!!!!
Parabéns.

A parte do conky em si eu já conheço "bem", mas só tava faltando essa linha para ficar perfeito aqui valeu.
Se não se incomodar vou postar no meu blog Ok!!
Com os créditos dessa parte claro.

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Como usar o conky no KDE4
« Resposta #2 Online: 08 de Agosto de 2011, 14:05 »
Ola ficou muito bom parabens, otima dica.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline promurilo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 185
    • Ver perfil
Re: Como usar o conky no KDE4
« Resposta #3 Online: 09 de Agosto de 2011, 19:01 »
Que bom que a dica foi útil. Ficarei feliz se você colocar no seu blog, Andry.

O que eu fiz foi combinar as dicas desses dois sites:

http://everydaylht.com/howtos/eyecandy/conkykde-transparencymonitoring-remote-machines/

e

http://forum.kde.org/viewtopic.php?f=17&t=88204

Eu estava procurando uma opção que funcionasse só com as configurações do conky, sem precisar recorrer a programas e scripts externos.

Uma outra vantagem que descobri depois é que essa configuração permite o uso dos widgets plasma junto com o conky.

Isso é importante, pois com outros processos que achei na internet, que utilizam um programa chamado "feh" para colocar uma cópia do papel de parede no fundo do conky, os widgets param de funcionar.

« Última modificação: 09 de Agosto de 2011, 19:05 por promurilo »

Offline promurilo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 185
    • Ver perfil
Re: Como usar o conky no KDE4
« Resposta #4 Online: 09 de Agosto de 2011, 19:11 »
Editei o tópico inicial incluindo uma outra opção para a variável own_window_type. A nova opção é root, que funcionou comigo aqui sem nenhum problema. Assim, podemos utilizar para own_window_type os valores normal, override, dock, desktop, panel e root. Caso tenha algum problema com uma das opções, vá testando até achar a que funcione no seu kde.

Até mais.

Offline Garcia Drummer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
  • Aprendendo/Linux
    • Ver perfil
Re: Como usar o conky no KDE4
« Resposta #5 Online: 16 de Agosto de 2011, 14:30 »
Bela Dica
“Linux… Liberdade significa responsabilidade, é por isso que tanta gente tem medo dela.”