Autor Tópico: Apos atualizar para 11.04 a tela fica preta e aparece apenas o mouse.  (Lida 4070 vezes)

Offline kitoeag

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Ontem atualizei o ubuntu para 11.04. Durante a altualiaçao a tela ficou preta e apenas o mouse aparecia. Mesmo assim dava  pra notar que a atualizaçao estava sendo feita através do LED do notebook. Deixei terminar durante a noite toda. Resetei o notebook e quando o sistema carrega a tela fica preta e aparece apenas o mouse. Nenhum comando do teclado é aceito.

Consigo acessar o sistema apenas em modo texto como root com suporte a rede.

A minha pergunta é a seguinte: Quais os comandos para atualizar geral meu sistema através de linha de comando?

Tentei o comando apt-get dist-upgrade e continua a mesma coisa.
Tentei remover o gnome e reinstalar novamente e nada.

Da pra notar que nao entendo nada de linha de comando. Se alguém puder ajudar fico grato (a minha intençao nao é formatar o sistema e sim recupera-lo).

Agradeço a atençao.

Offline maguuss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Apos atualizar para 11.04 a tela fica preta e aparece apenas o mouse.
« Resposta #1 Online: 01 de Maio de 2011, 13:00 »
ja tentou "sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade" ??

Offline kitoeag

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Apos atualizar para 11.04 a tela fica preta e aparece apenas o mouse.
« Resposta #2 Online: 01 de Maio de 2011, 13:04 »
Obrigado pela atençao.

Sim, já tentei esses comandos. Gostaria de algum comando que reinstalasse o modo grafico. Acho que deve ser algum erro no grafico.

Offline kitoeag

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Apos atualizar para 11.04 a tela fica preta e aparece apenas o mouse.
« Resposta #3 Online: 01 de Maio de 2011, 16:09 »
Agradeço a todos pela atençao. Vou tentar a soluçao em um outro lugar. Muito obrigado.

Offline hernandescruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Apos atualizar para 11.04 a tela fica preta e aparece apenas o mouse.
« Resposta #4 Online: 03 de Maio de 2011, 16:53 »
Na minha atualização ocorreu o mesmo problema, e pelo que vi na net, não foi exclusividade minha.

Mexendo nos arquivos, notei que o grub estava iniciando uma imagem (não sei se é assim que se chama) antiga nesta linha:
Código: [Selecionar]
linux /boot/vmlinuz-2.6.31-14-generic root=UUID=3a6e2533-9424-423b-9811-47a33f3a76b1 ro   quiet splash
initrd /boot/initrd.img-2.6.31-14-generic

olhando nas datas dos arquivos, verifiquei que a correta é a 2.6.38-9, então na inicialização, precionei a tecla "e", editei estas linhas, e tudo funcionou.

Agora preciso saber como deixo isto permanente, ja modifiquei o arquivo grug.cfg e continua carregando a versão errada.
 ???
Se alguem souber, agradeço.




Offline cesargcomp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Apos atualizar para 11.04 a tela fica preta e aparece apenas o mouse.
« Resposta #5 Online: 03 de Maio de 2011, 20:35 »
Experimente:

Código: [Selecionar]
sudo update-grub
Use Ubuntu. Segurança, facilidade e gratuidade em suas mãos.

Offline hernandescruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Apos atualizar para 11.04 a tela fica preta e aparece apenas o mouse.
« Resposta #6 Online: 03 de Maio de 2011, 20:53 »
Experimente:

Código: [Selecionar]
sudo update-grub

já tentei, não funcionou
ainda tenho que "editar" o grub antes de iniciar

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Apos atualizar para 11.04 a tela fica preta e aparece apenas o mouse.
« Resposta #7 Online: 04 de Maio de 2011, 14:52 »
Olá hernandescruz,

Pelo que observo do seu relato, o grub no seu sistema está inicializando a partir de um kernel incorreto, exigindo que edite a linha de carga do grub a cada inicialização, o que realmente é um incômodo.
Parece-me que esse problema seja distinto do que estava sendo tratado neste específico tópico, que é "tela preta e aparece apenas o mouse".
Se me permite, recomendo que v. abra um tópico específico para tratar disso, descrevendo o melhor que possa a sua situação, pois que, assim, fica mais fácil de obter auxílio, individualizando as questões.
Crie um título de tópico específico, algo como "Grub iniciando pelo kernel errado após atualização", ou ainda "Como fixar no grub o kernel a ser carregado", ou algo assim, tornando mais específica e sugestiva a questão, o que, como dito, facilita a percepção do problema e, por conseguinte, a probabilidade de auxílio na solução por parte da comunidade.
A outra vantagem é que um tópico individualizado ao problema específico facilita a busca futura por parte de outros usuários que tenham o mesmo e idêntico problema.

[]'s
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline hernandescruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Apos atualizar para 11.04 a tela fica preta e aparece apenas o mouse.
« Resposta #8 Online: 11 de Maio de 2011, 08:40 »
Ola druidaobelix,

Valeu pela dica, mas se você ler a minha primeira postagem, verás que não coloquei uma pergunta, e sim uma resposta ao tópico "da tela preta". Logo que atualizei o meu computador, tive o mesmo problema "tela fica preta e aparece apenas o mouse", minha solução foi colocada na postagem.
Apenas observei que as alterações não foram fixadas no arquivo.

abraços