Autor Tópico: virtualizaçao? duvidas! [resolvido]  (Lida 16299 vezes)

Offline Rockwave

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 223
    • Ver perfil
Re: virtualizaçao? duvidas!
« Resposta #15 Online: 18 de Setembro de 2014, 15:28 »
Citar
2X2TB em RAID0 (onde fica /VHD onde crio as imagens do kvm)

E essa controladora RAID, qualé a dela? RAID por Hardware ou software? Já viu quanto ela pode fazer, na especificação?
E seus discos, qual a capacidade deles?


São 2 HD sata III 7200 rmp de 2TB cada 1, em RAID0 por software, pois por hardware a HP não fornece drivers para linux. "foi o que encontrei pesquisando"
Mas tambem após muitas pesquisas, dizem que não existe um grande desempenho hoje em dia em relação a RAID por hardware vs RAID por software. (sei que hardware é melhor, mas nem tanto acredito eu).

esse raid esta montado em /VHD e as imagens dos sistemas operacionais .img ficam dentro desse /VHD, para criar ou deletar qualquer arquivo pequeno ou grande dentro da pasta VHD o processo corre muito rapido, apenas dentro das imagens "/VHD/windows2008.img" que o processo de gravar é lento, ja o de leitura é muito rapido.



Edit: Mas li algumas coisas no link que o camarada acima postou, e la diz que da grande desempenho montar imagem em virtio do que em IDE virtualizado, vou testar dessa maneira assim que eu puder, e tambem vou fazer pesquisa sobre como fazer atravez de "block devices".

Creio que no seu caso você não vai conseguir fazer em block device. No Oracle VM (baseado no XEN) para eu entregar um "block device" para uma VM eu tenho que preparar uma LUN na storage e conectar via iSCSI ou FiberChannel.

Offline _ubuntu_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
    • Ver perfil
Re: virtualizaçao? duvidas!
« Resposta #16 Online: 18 de Setembro de 2014, 16:03 »
Citar

Creio que no seu caso você não vai conseguir fazer em block device. No Oracle VM (baseado no XEN) para eu entregar um "block device" para uma VM eu tenho que preparar uma LUN na storage e conectar via iSCSI ou FiberChannel.


Eu não sei nada a respeito desse tal block device, isso só funciona atravez da rede então?? bem.. de toda forma tenho umas coisas para testar..assim que eu tiver tempo vou testar e ver o resultado.. mas que esta estranho esta, isso de gravar lento.

Offline Rockwave

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 223
    • Ver perfil
Re: virtualizaçao? duvidas!
« Resposta #17 Online: 18 de Setembro de 2014, 16:09 »
Citar

Creio que no seu caso você não vai conseguir fazer em block device. No Oracle VM (baseado no XEN) para eu entregar um "block device" para uma VM eu tenho que preparar uma LUN na storage e conectar via iSCSI ou FiberChannel.


Eu não sei nada a respeito desse tal block device, isso só funciona atravez da rede então?? bem.. de toda forma tenho umas coisas para testar..assim que eu tiver tempo vou testar e ver o resultado.. mas que esta estranho esta, isso de gravar lento.


Então, não sei se no KVM funciona da mesma maneira. Olha esse link
http://www.linux-kvm.org/wiki/images/3/34/Kvm-forum-2013-block-dev-configuration.pdf

Offline _ubuntu_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
    • Ver perfil
Re: virtualizaçao? duvidas!
« Resposta #18 Online: 18 de Setembro de 2014, 17:17 »
Citar

Creio que no seu caso você não vai conseguir fazer em block device. No Oracle VM (baseado no XEN) para eu entregar um "block device" para uma VM eu tenho que preparar uma LUN na storage e conectar via iSCSI ou FiberChannel.


Eu não sei nada a respeito desse tal block device, isso só funciona atravez da rede então?? bem.. de toda forma tenho umas coisas para testar..assim que eu tiver tempo vou testar e ver o resultado.. mas que esta estranho esta, isso de gravar lento.



Obrigado pelo link, mas pelo que li desse PDF, ele esta apenas falando sobre vantagens de se usar o block device e agumas configurações, mas não esta falando de como implementar pelo que li..

Então, não sei se no KVM funciona da mesma maneira. Olha esse link
http://www.linux-kvm.org/wiki/images/3/34/Kvm-forum-2013-block-dev-configuration.pdf


Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: virtualizaçao? duvidas!
« Resposta #19 Online: 18 de Setembro de 2014, 17:56 »
HP Proliant ML350e... se não me engano ele vem com uma controladora B120i. Pode não ter driver pra Ubuntu, mas com certeza tem pra Linux, pois uso aqui (não com o ML350, mas com o DL360p/380g). Pesquise no site da HP por "hpvsa".
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline _ubuntu_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
    • Ver perfil
Re: virtualizaçao? duvidas!
« Resposta #20 Online: 19 de Setembro de 2014, 07:54 »
HP Proliant ML350e... se não me engano ele vem com uma controladora B120i. Pode não ter driver pra Ubuntu, mas com certeza tem pra Linux, pois uso aqui (não com o ML350, mas com o DL360p/380g). Pesquise no site da HP por "hpvsa".



Muito obrigado, vou dar uma olhada assim que eu puder. E posto aqui... sera que hardware vai dar tanta diferença?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: virtualizaçao? duvidas!
« Resposta #21 Online: 19 de Setembro de 2014, 11:41 »
Bem, a controladora B120i não é totalmente hardware --- tanto é que ela exige driver. Mas com certeza ela vai te dar mais recurso do que a implantação do RAID totalmente em software.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline _ubuntu_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
    • Ver perfil
Re: virtualizaçao? duvidas!
« Resposta #22 Online: 20 de Setembro de 2014, 13:33 »
Bem, a controladora B120i não é totalmente hardware --- tanto é que ela exige driver. Mas com certeza ela vai te dar mais recurso do que a implantação do RAID totalmente em software.

Acredito que deva haver uma pequena melhora sim, mas eu descobri o problema de lentidão. E ficou extremamente rapido agora, por isso nem vou precisar fazer raid por hardware pois ficou muito mais rapido do que o esperado.

Offline _ubuntu_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
    • Ver perfil
Re: virtualizaçao? duvidas! [resolvido]
« Resposta #23 Online: 20 de Setembro de 2014, 13:39 »
Bem, eu estava com o seguinte problema, não sabia por qual motivo minhas VMs estavam rodando bem mas a taxa de leitura do VHD estava muito lenta, ja a de gravação estava bem rapida.
Antes da solução:
Write = 15mb/s
Read = 1000mb/s


Após a solução:
Write = 5000mb/s
Read = 4000mb/s

Isso em ambiente Windows!!!

Solução: Apenas baixei o Driver atualizado de para-virtualização e instalei ele no Windows.
Link do driver atualizado: http://alt.fedoraproject.org/pub/alt/virtio-win/latest/images/

Com esse driver atualizei meu driver de HD, de Rede que por sinal melhorou tambem, apenas que ja estava bom rodando a 1GB, e agora esta a 10GB.

Bem com isso resolvi todos os meus problemas.

PS: Outro detalhe, ao rodar 4 VMs silmultaneo, estava utilizando +o- 15% do processador em IDLE, e após essa solução caiu para 4%!!! (Maravilha não?? rsrs)


Se alguem ai estiver com qualquer duvida, favor comentar abaixo que ajudo no possivel.


Obrigado a todos por terem me ajudado, foi de grande aprendizado, principalmente após ler os PDFs que o RockWave me mandou, foi através de la que descobri como otimizar meu KVM e obter um ótimo desempenho!

Offline _ubuntu_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
    • Ver perfil
Re: virtualizaçao? duvidas!
« Resposta #24 Online: 20 de Setembro de 2014, 14:45 »
HP Proliant ML350e... se não me engano ele vem com uma controladora B120i. Pode não ter driver pra Ubuntu, mas com certeza tem pra Linux, pois uso aqui (não com o ML350, mas com o DL360p/380g). Pesquise no site da HP por "hpvsa".

No site da HP eu localizei o driver, mas somente para SUSE ou RedHat... sera que algum desses é compativel com Debian?

Offline Rockwave

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 223
    • Ver perfil
Re: virtualizaçao? duvidas! [resolvido]
« Resposta #25 Online: 20 de Setembro de 2014, 16:46 »
Bem, eu estava com o seguinte problema, não sabia por qual motivo minhas VMs estavam rodando bem mas a taxa de leitura do VHD estava muito lenta, ja a de gravação estava bem rapida.
Antes da solução:
Write = 15mb/s
Read = 1000mb/s


Após a solução:
Write = 5000mb/s
Read = 4000mb/s

Isso em ambiente Windows!!!

Solução: Apenas baixei o Driver atualizado de para-virtualização e instalei ele no Windows.
Link do driver atualizado: http://alt.fedoraproject.org/pub/alt/virtio-win/latest/images/

Com esse driver atualizei meu driver de HD, de Rede que por sinal melhorou tambem, apenas que ja estava bom rodando a 1GB, e agora esta a 10GB.

Bem com isso resolvi todos os meus problemas.

PS: Outro detalhe, ao rodar 4 VMs silmultaneo, estava utilizando +o- 15% do processador em IDLE, e após essa solução caiu para 4%!!! (Maravilha não?? rsrs)


Se alguem ai estiver com qualquer duvida, favor comentar abaixo que ajudo no possivel.


Obrigado a todos por terem me ajudado, foi de grande aprendizado, principalmente após ler os PDFs que o RockWave me mandou, foi através de la que descobri como otimizar meu KVM e obter um ótimo desempenho!

Excelente solução, fico feliz de ter ajudado.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: virtualizaçao? duvidas! [resolvido]
« Resposta #26 Online: 21 de Setembro de 2014, 17:05 »
HP Proliant ML350e... se não me engano ele vem com uma controladora B120i. Pode não ter driver pra Ubuntu, mas com certeza tem pra Linux, pois uso aqui (não com o ML350, mas com o DL360p/380g). Pesquise no site da HP por "hpvsa".

No site da HP eu localizei o driver, mas somente para SUSE ou RedHat... sera que algum desses é compativel com Debian?

Se estiver disponível em fonte, vc consegue ajustar. Senão...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D