Autor Tópico: Atualização ubuntu 10 para 11 tela preta para iniciar  (Lida 4331 vezes)

Offline brunosoaresoliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Atualização ubuntu 10 para 11 tela preta para iniciar
« Online: 05 de Maio de 2011, 18:34 »
Olá pessoal, sou novo no linux e escolhi a distribuição Ubuntu para poder começar a entender como o sistema funciona.

Bom, vamos ao problema, eu estava utilizando uma versão do Ubuntu anterior a nova lançada na semana passada, dai meu gerenciador de atualizações me indicou que a versão 11.04 já está disponivel, pois bem, realizei o download, atualizei, e ao iniciar a tela fica simplesmente ou preta com um cursor piscando ou então fica direto roxa.

Como sou iniciante, achei melhor realizar o download da versão 11.04 em CD, e realizar uma instalação limpa, sem atualizar, apenas começnado do 0.
Fiz isso, e o erro continuou, não inicia nem a pau.

Alguém poderia me auxiliar?

Meu Hardware é:

Phenom II X6 1055T
4GB DDR3 1600Mhz Corsair Dominator
M4A89GTD-PRO/USB3
Caviar Black 640 GB Sata 3
HD 5770 1GB ATI XFX 128 Bits


Vlw galera, Abraços.













 

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Atualização ubuntu 10 para 11 tela preta para iniciar
« Resposta #1 Online: 06 de Maio de 2011, 04:23 »
Olá brunosoaresoliveira,


Deixe ver se bem entendi o problema: você não consegue sequer iniciar o LiveCD, coloca no drive de Cd, dá o boot e ele pára em tela preta, é isso?

Há necessidade de bem distinguir aqui é se carrega ou não apenas com o LiveCD.

Note bem, é uma situação distinta se aparece o menu inicial de boot do liveCD (startup options) e depois dá tela preta ou se não chega a dar absolutamente nada, isto é, sequer aparece o "startup options".

Supondo que seja essa última hipótese, isto é, não consegue carregar absolutamente nada a partir do CD, parando logo de início na tela preta, sem prompt, sem possibilidade de entrar nada pelo teclado, o caminho tradicional é verificar a integridade da gravação da iso feita no CD-Rom, ou seja, que o arquivo imagem gravado no Cd-Rom corresponda exatamente àquele original existente no site Ubuntu, o que se faz verificando o md5.

Adicionalmente, e por cautela, estando nessa tela preta que você menciona, experimente acionar as teclas Ctrl+Alt+F1 para testar se não há mesmo modo texto operante.
Tente ainda Ctrl+Alt+F2 para ver se consegue acessar outro terminal.

Outra possibilidade é tentar o procedimento de instalação a partir de um pendrive.

Também com enorme frequência o problema está associado à dificuldades com a placa de vídeo instalada no computador.

Faça uma experiência dando um reset no seu monitor de vídeo.
Reset no monitor de vídeo é feito a partir de algum dos botões do monitor, normalmente o botão do Menu do monitor.

É uma possibilidade, também, testar usando um cabo de vídeo diferente, por exemplo, se está usando cabo do tipo RGB, usar cabo do tipo DVI, evidentemente se existirem os conectores para tanto.

Procure parâmetros no seu BIOS que possam estar interferindo com a inicialização,
Aqui, infelizmente, é método de tentativa e erro mesmo, não há como definir a priori quais parâmetros poderiam ser esses.
Por exemplo:
1) Desabilite ACPI se isso existir no BIOS (ou ao contrário, habilite se estiver desabilitado);
2) Altere Plug & Play O/S de Yes para No (ou vice-versa);
3) Desabilite Full Screen Logo;
4) Se existir vídeo onboard e puder ser ativado, desligando-se a placa dedicada, também é um opção (pode-se tentar ligá-la depois, com o sistema instalado)

Evidentemente, esgotadas as possibilidades, é de se considerar o downgrade para a versão 10.10, a qual, segundo v. relatou, funcionava bem, aguardando-se por um futuro release que venha a contornar o problema.


[]'s


www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline brunosoaresoliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Atualização ubuntu 10 para 11 tela preta para iniciar
« Resposta #2 Online: 06 de Maio de 2011, 17:56 »
Obrigado pela resposta,

Na realidade a instalação do SO, ocorre muito bem, só que depois de reiniciar o pc para completar a instalação, é exibida uma tela, para eu selecionar qual SO eu desejo executar, ou o Ubuntu, ou Windows 7, tambem existem outras opcoes como o Memtest, enfim, depois de selecionar o Ubuntu, a exibicao de SO´s some, e vai tudo para uma tela de fundo roxo, sem nada escrito.

Estou esperando outro release, mas também estou com a ideia de optar pelo Fedora, em conversa com alguns amigos me falaram que ele seria uma distribuição mais estável do Linux, procede a informacao?

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Atualização ubuntu 10 para 11 tela preta para iniciar
« Resposta #3 Online: 06 de Maio de 2011, 18:32 »
Olá brunosoaresoliveira ,


Nesse caso já fica muito melhor para tentar uma solução. :-)

Sua placa de vídeo é uma ATI e o problema deve estar aí.

Então você tem a tela inicial do Grub (o bootloader, o gerenciador de boot, também startup options), permitindo entrar no sistema operacional.

Penso que poderia iniciar com dois caminhos:

A) Inicie pelo Modo Normal na tela inicial do Grub

1) Ao parar nessa tela que v. indica com sendo "de fundo roxo, sem nada escrito", tente acionar as teclas Ctrl+Alt+F1 e veja o que acontece, isto é, se consegue ir para o modo texto;

2) Se conseguir chegar ao modo texto tente digitar e cole o resultado aqui:

sudo lspci | grep VGA

(nota:
lspci se trata de letra_ele;letra_esse;letra:pê;letra_cê;letra_i_de_irmão
o sinal | conhecido também como "pipe" corresponde à tecla que geralmente se encontra ao lado esquerdo inferior do teclado, ao lado da tecla Shift)

3) Tente ainda executar os seguintes comandos e cole aqui:

grep fail /var/log/dmesg

grep fail /var/log/boot.log

B) Inicie pelo "Modo de Recuperação" na tela inicial do Grub

Nesse modo será lançada uma tela com o título "Menu de Recuperação" onde se encontram algumas opções.

Para navegar por ela utilize as setas de navegação (setas para cima, para baixo, esquerda e direita) do seu teclado e a tecla Tab

Escolha a opção "failsafeX Executar em modo gráfico seguro"

tecle Tab para ir ao o Ok, tecle Enter

Deverá aparecer um quadro "Ubuntu está iniciando em modo Texto"

Tecle OK

Aparece um segundo quadro: "O que você gostaria de fazer?"

Assinale a opção: "Inicie o Ubuntu em modo de baixa definição apenas para uma sessão"

Com a tecla Tab navegue até OK e tecle Enter

Veja se carrega o modo gráfico.

Se estiver no modo gráfico, abra um terminal

Ctrl+Alt+T

ou, se estiver disponível o painel superior, click em Aplicativos/Acessórios/Terminal

Estando com um terminal ativo, digite os comandos relacionados no item A acima e poste aqui.

Aí você nos conta o que conseguiu e vamos ver se conseguimos ir adiante. :-)

[]'s




www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.