Toshiba Satellite M70 CL-3 a Missão!
Vou contar pra vocês o que acabo de passar com um amigo. Pois bem, esse meu amigo é um feliz proprietário do referido Notebook acima. Novinho, chegou sexta, recém chegado do Paraguai. Esse meu amigo não manja de informática, mas tem um primo dono de loja de informática. Foi o primo que buscou o note pra ele. Só para resumir: É um Celeron M 1.7GHz com 512MB de RAM e Chipset da ATI (o X200M com vídeo onboard ATI X300), consegui o relatório completo da máquina pelo Everest.
Como o Note veio do Paraguai o Windows estava em Inglês. Como meu amigo não fala, nem lê nada em Inglês, já começou o drama. Ele pede para o primo tirar o Windows que veio instalado no Notebook para colocar um XP em Português. Muito bem, o primo entrega o Note pra ele com o XP em Português na Sexta á noite. Infelizmente o meu amigo percebe que o XP foi instalado, mas nenhum dos Drivers do Note foram instalados! Resumindo: sem som, sem o modem 56k, sem o chipset reconhecido, sem o Vídeo reconhecido. Nem é preciso dizer a qualidade da imagem. Mas por sorte a placa de rede, mesmo sem estar corretamente reconhecida, funciona. Como ele possuí acesso por ADSL 150Kb da GVT, foi possível usar a Internet. É aqui que eu entro na história!
Ele me liga e me pergunta se posso ajudá-lo a resolver esses pequenos e simples problemas. Não me perguntem o motivo dele não ter ligado para o primo, eu também não quis saber!
Vamos tentar o que deve ser mais fácil, eu disse logo todo confiante, coloque o CD/DVD que veio com o seu Notebook com os Drivers e faça a instalação deles. Aí descobrimos que o DVD que veio no Toshiba só recupera a instalação Original do mesmo, não deixa instalar os Drivers separadamente.
Ou seja, ia voltar a instalar o Windows em Inglês. Vamos á página da Toshiba, aí descobrimos que o site Global da Toshiba NÃO possuí os Drivers para o modelo do referido Notebook. Busca pra lá, busca pra cá, descubro que só o site da Toshiba da União Européia tinha os Drivers. Ali poderíamos baixar os drivers separadamente. Só para testar baixamos o Driver de som. Correu tudo bem. Fui embora e deixei o amigo baixando os drivers restantes. Tudo estava resolvido.
Não foi bem assim. Mal chego em casa e ele me liga de novo: “Nenhum Driver do site da Toshiba para o Vídeo funcionou”. Tente instalar o Driver do site da ATI, disse eu. Desliguei o telefone. No outro dia ele me liga novamente: “Cara, fiquei até as 3 da manhã baixando Drivers da ATI e nenhum funcionou!” Desliguei o telefone e fui até á casa dele. Lá encontro o meu amigo já muito P da vida. Já afim de desistir! “Não pensei que fosse tão complicado usar um Notebook!”
Voltei ao site da ATI e descubro que ele possui Drivers para placas Mãe e para Notebooks. ele havia baixado quase todos, só faltava um maior de 34MB. Baixei o que faltava e voltei a tentar instalar todos. TODOS deram erro! E sabe o que diziam? “Instale um driver genérico para instalação deste Driver” ou “Não foi possível instalar o Driver ATI pois nenhuma placa foi detectada”! :shock:
Não pode ser!!!!!
Incrível!!!
Mas eu não tava no Windows que era só baixar o Driver e fazer Next-next-next e tudo se resolvia?
Voltei ao site da União Européia da Toshiba e fui no Fórum deles. Daí descubro o pior, é mesmo problemático instalar os drivers manualmente dos Notebooks Toshiba!
Daí caiu a ficha, porque a gente não instala o Windows Original do Notebook em Inglês e depois muda ele para Português? Deve funcionar! Mas antes, resolvi visitar a Meca Brasileira sobre Windows, o site do Baboo! Que sorte a minha ter feito isso! Descubro que para mudar o Windows de Idioma, teria duas opções: 1) Instalar o Windows no idioma nativo ou 2) Pagar por uma nova licença do Windows para um novo idioma! :shock:
Têm coisas que só o Tio Bill faz por você!
Pasmos com essa descoberta, eu e meu amigo já estávamos a ponto de socar o Note!!!!
Aí me veio uma Luz! Lembrei que nos meus velhos tempos de Windows (já fazem quase 12 meses que não uso Windows no meu PC) existiam fabricantes de Drivers para ATI e Nvidia não oficiais!
Mais uma busca no Tio Google e Tchan-Tchan-Tchan TCHAN!!!! Encontro os Drivers Omega!
Não era a versão mais recente, mas tudo bem, nessa altura do campeonato só queríamos que ele funcionasse!
21MB baixados e toda a tensão na hora da instalação!
VIVA!!! Deu certo! Instalou sem erros e reiniciou com a resolução nativa do Monitor LCD do Note! Que diferença de imagem! Mas daí só teve um probleminha! O Note ficou lento!
Lembrei que os Drivers da ATI não instalavam por causa do Windows não ter reconhecido nenhuma placa de Vídeo. E agora que a placa era reconhecida? Voltamos a tentar com o Driver da ATI para o X200M.
Funcionou!!! A qualidade da imagem caiu um pouco, mas o Notebook ficou mais esperto! Mas aí aconteceu outro galho! Tela Azul da morte!!!!!! Reiniciei o Windows e aparentemente ficou tudo bem. Dizem que o Windows pega no tranco, não é mesmo?
Meu amigo me agradeceu um monte, disse que se fosse por ele já teria desistido muito antes e nem saberia por onde começar a procurar isso tudo!
Com esse causo colegas, me ficaram algumas lições!
1)Driver da ATI é Bomba no Linux e no Windows!
2)Para um usuário final, o Windows é tão complicado quanto Linux! Foi só o primo do meu amigo largar ele só com o Windows instalado que o bicho pegou! Agora imaginem se ele tivesse que instalar o Windows também!
3)Mesmo com tantos “ajudantes” no Windows, nenhum resolveu o problema ou sequer deu uma pista de como resolver os problemas.
4)Torça para que o Driver fornecido pelo fabricante do Hardware funcione de primeira!
E aqui o meu protesto:
É um Absurdo a Microsoft cobrar uma nova licença só para mudar o Idioma de um sistema Operacional!
Minha intensão está longe de descer o Pau no Windows, mas de mostrar como ele pode ser tão complicado quanto o Linux para um usuário final!