Autor Tópico: Erro na instalação do Grub (Ubuntu 11.04)  (Lida 10707 vezes)

Offline tatao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Erro na instalação do Grub (Ubuntu 11.04)
« Online: 02 de Maio de 2011, 00:21 »
Eu já procurei aqui no fórum, procurei no google, procurei por todos os lugares e não achei uma solução quanto a isso :/.
Eu já utilizei outras versões do Ubuntu mas nenhuma delas me deu essa dor de cabeça. Eu tenho dois HDs e quero instalar os dois SO no HD 1 e quero utilizar o segundo HD apenas para armazenar arquivos etc. porém eu não estou conseguindo instalar o ubuntu (11.04) nem por reza brava. Sempre está dando erro na hora de instalar o GRUB, aparece um erro fatal, que não consigo copiar nada a não ser o erro e que ele não consegue instalar o grub no dev/sda (tentei em todas as partições dentro dele, até aonde ta o Windows auhauhahu e mesmo assim nada), procurei um monte de tutorial na net ensinando a instalar o Grub depois etc etc. porém nada funciona , ele não instala, não sei se alguém poderia me dar uma mão, se alguém já passou por algo parecido ou sei la.
Desde já obrigado

Offline jereco23

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Erro na instalação do Grub (Ubuntu 11.04)
« Resposta #1 Online: 02 de Maio de 2011, 00:55 »
boa noite amigo sou iniciante no linux   seu cd e original ??? ja tentou com outro cd
eu tenho o cd do ubuntu 11.04 e no meu a instalação corre normal não da erro em nada verifique o seu cd
desculpe se parece uma resposta tola mas e que sou iniciante nesse assunto o proprio cd do ubuntu ja tem um teste do cd ok espero que ache sei erro aquele abraço
Caracas não consegui um bom desempenho no meu pc com o ubuntu

Offline tatao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Erro na instalação do Grub (Ubuntu 11.04)
« Resposta #2 Online: 02 de Maio de 2011, 09:33 »
já, inclusive já utulizei de 2 ISO, eu to baixando a terceira huaauhuha, agora to baixando a ISO do DVD, até então eu tava usando a ISO de 700 mb, vamos ver, mas acredito que o problema persistirá :/

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Erro na instalação do Grub (Ubuntu 11.04)
« Resposta #3 Online: 02 de Maio de 2011, 12:30 »
Olá tatao,

Consulte esse post:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,81987.0.html

E, principalmente, esse:

"Mil e uma maneiras de recuperar GRUB 2 e GRUB"

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,14614.0.html

Nessas questões do Grub é importante informar dados dos seu sistema, notadamente a ordem que você os relacionou no BIOS.

Sempre será possível regravar o Grub. No limite, solta-se um cabo, deixa-se um disco único e faz a gravação.
Claro que isso, em regra, não é necessário, mas é possível. :-)

[]'s
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline tatao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Erro na instalação do Grub (Ubuntu 11.04)
« Resposta #4 Online: 02 de Maio de 2011, 13:49 »
Druida
ahuauhahuahu to rindo aqui porque essa ideia do cabo eu tive e não deu certo rs :/

Eu deixei só o HD onde eu pretendo deixar os SO (pensei, se o problema são os dois HD, tiro um e coloco o outro como se eu tivesse instalando depois)

Porém deu o mesmo erro, tentei instalar sem SO nenhum no HD, tentei tudo e nada, vou tentar com a ISO do DVD, espero que de certo, eu até que gostei do Unity

Mas depois quando eu voltar em casa eu vou dar uma olhada nas outras informações que você passou

Obrigado

Offline tatao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Erro na instalação do Grub (Ubuntu 11.04)
« Resposta #5 Online: 02 de Maio de 2011, 19:51 »
Baixei a ISO nova e mesma mensagem de erro, fui instalar o GRUB e


"sudo grub-install --root-directory=/mnt /dev/sda
/usr/sbin/grub-setup: erro: /dev/sda parece conter um sistema de arquivos udf que não se sabe se reserva espaço para iniciar estilo DOS. Instalar o GRUB lá pode resultar na DESTRUIÇÃO DO SISTEMA DE ARQUIVOS se dados valiosos forem sobrescritos pelo grub-setup (--skip-fs-probe desativa esta verificação, use por sua conta e risco)."

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Erro na instalação do Grub (Ubuntu 11.04)
« Resposta #6 Online: 02 de Maio de 2011, 20:00 »
Ola,

e o que diz o seu
Código: [Selecionar]
sudo fdisk -l
[]'s

Offline tatao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Erro na instalação do Grub (Ubuntu 11.04)
« Resposta #7 Online: 02 de Maio de 2011, 22:55 »
http://pastebin.com/xYi7vpHQ

Acho que eh isso ai, ainda o mesmo erro :/

So nao entendi o SDA5 ta em ntfs  :S :S

Nem a particao do segundo HD :S  nunca vi SFS
« Última modificação: 02 de Maio de 2011, 22:57 por tatao »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Erro na instalação do Grub (Ubuntu 11.04)
« Resposta #8 Online: 03 de Maio de 2011, 01:28 »
Olá tatao,

Primeiro uma observação, ainda que por cautela, embora tenha quase certeza que desnecessária: suponho que seus dados, isto é, aquilo que você efetivamente precisa proteger, estejam devidamente protegidos por backup, não é mesmo? Não há pensar que se possa mexer com particionamento com 'receio' de perder dados ou o que quer que seja, ok?. :-)

Isso posto, vamos adiante.

A mensagem de erro que você recebeu é essa:

/usr/sbin/grub-setup: error: hd0,1 appears to contain a reiserfs filesystem which isn't known to reserve space for DOS-style boot. Installing GRUB there could result in FILESYSTEM DESTRUCTION if valuable data is overwritten by grub-setup (--skip-fs-probe disables this check, use at your own risk).

Mesmo se tentar usar o --force acho que não vai dar certo.

Pelo que vejo no fdisk postado o Ubuntu instalado está na sda6, que é uma partição estendida.

Verifique qual o sistema de arquivos existente nessa partição, já que o fdisk apenas informa que é do tipo Linux (tipo 83), não detalhando a formatação (ext2, ext3, reiserfs).
Essa informação pode ser obtida, por exemplo, bastando olhar no gparted, que é um particionador gráfico bastante simples e intuitivo.

Até onde lembro, o gparted vem no menu do Cd-Live, entretanto, se não tiver:

apt-get install gparted

Agora uns poucos comentários, como diretivas, que talvez possam auxiliá-lo a resolver o problema:

1) Verifique se não há no seu BIOS qualquer espécie de restrição à gravação na MBR.
Alguns BIOS, como medida de prevenção contra vírus, possuem esse recurso o qual, se ativado, pode impedir a correta gravação.

2) É preferível que o gerenciador de boot (bootloader), no caso o Grub-2, esteja instalado em uma partição primária e não em uma estendida.
Alguns sistemas apresentam essa restrição de bootloader em partição estendida e resultam não instalando corretamente.

3) O grub não se dava bem com o sistema de arquivos reiserfs.
Não sei dizer, no momento, se isso já foi corrigido (acredito que não), em todo caso, evite esse sistema de arquivos.

4) O Ubuntu, cujo bootloader é grub-2, instala melhor no sistema de arquivos ext4.
Frequentemente falha quando se usa qualquer outro sistema de arquivos (mesmo ext3).

Penso que seja o caso de você fazer um replanejamento de suas partições e, após, a reinstalação dos sistemas, usando esse conceitos acima e ver o que dá.

[]'s

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline tatao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Erro na instalação do Grub (Ubuntu 11.04)
« Resposta #9 Online: 03 de Maio de 2011, 17:40 »
Bom , eu pretendo e quero utilizar meu HD de 2 também pra fazer meus backups e manter meus arquivos, ateh entao eu tinha um HD de 500 gb e particionado eu mantinha 300 Gb pra arquivos e o restante pra SO, por isso eu comprei esse HD de 2 também, ai eu pretendo deixar no primeiro HD dois SO , porem o windows 7 cria a particao de 100 mb (professional, quando eu utlizava o ultimate ele nao criava essa particao) dai eu formatei o HD inteiro, tentei instalar o UBUNTU sem SO algum e mesmo assim essa mensagem de erro persiste, tentei deixar o HD zerado, como ja disse, despluguei o outro HD, e mesmo assim ele deu erro no grub, quanto aos numeros de particao, eu to meio que aceitando tudo que aparece no menu de instacao (alterar corrigir substituir etc.) por isso acredito que a particao esteja ficando "zuadinha".


Bom eu deletei as particoes extra no primeiro HD, estava so com o windows 7 e fui instalar o ubuntu, dimensionei uma particao com o total disponivel menos o valor do Swap ( 2gb) ai ele ta criando sda3 sda4 e sda5.  

O formato da particao eh o ext4.

Abri o gparted e tirei esse print que eu vou linkar na pagina.

na bios eu desative o S.M.A.R.T (de verdade eu nao sei o que eh, eu li o que ele faz, mas exatamente como ele protege eu nao sei)
nao achei nada de protecao de mbr ou coisa parecida

http://img231.imageshack.us/f/screenshotrx.png/

PS (eu nao to conseguindo boota pelo live cd (PEN drive :S. so consigo entrar depois que da erro na instalacao auahua..)

[]'s

Um adendo.. no SDB tem um mega de memoria nao alocado :S  eh normal isso ??
« Última modificação: 03 de Maio de 2011, 17:42 por tatao »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Erro na instalação do Grub (Ubuntu 11.04)
« Resposta #10 Online: 03 de Maio de 2011, 18:08 »
Oi tatao,


Segundo essa imagem postada a partição Linux ainda está em partição estentida, quando idealmente deveria estar em partição primária.

Já que você está fazendo o 'estrago' total, e que esse hd contém apenas SO, comece excluindo **todas** as partições, ou seja, deixe o disco absolutamente zerado.
Ao fazer as exclusões, reinicie o sistema, porque a gravação realmente só é feita no próximo boot.

A partir daí, entrando novamente pelo Cd-Live, gparted, crie novas partições, colocando a Linux em etx4 na primeira partição primária e, logo a seguir, mais uma para swap.
Pessoalmente não vejo necessidade e tampouco, neste caso, utilidade real de criar uma /home separada.

Feito isso, crie então uma terceira partição, que ainda será primária, em ntfs, para o Windows.
Deixe um espaço não utilizado depois da partição Windows criada para o caso de você querer, futuramente, adicionar partições estendidas para 'brincar' com outros SO.

O Windows deve ser instalado previamente ao Ubuntu, porque ele sobrescreve a área da MBR. Primeiro instala o Windows, depois o Ubuntu.

Não há necessidade, e nem é bom, desabilitar o S.M.A.R.T, que é um útil sistema de verificação de integridade de disco rígido. Ele pode lhe avisar, antecipadamente, de problemas que começam a ocorrer fisicamente na hd.

Uma questão: se você instalar a 10.10 ou ainda a 10.04, instala normalmente em dual-boot?

Esse teste seria adequado para se afastar definitivamente qualquer problema de hardware que pudesse haver.

Os seus HD possivelmente são SATA, então duas coisas a verificar.

1) Alguns modelos de hd ainda possuem jumper para marcação de posição, master ou slave, se for o caso (o que não acredito, mas convém verificar), esse primeiro HD deve estar jumpeado como master;
2) Supondo que o hd seja SATA, mude o cabo para alguma outra porta SATA, de preferência a primeira porta, e se já estiver nesta, mude para a segunda porta.

Adicionalmente, e por último, seria interessante rodar previamente o mentest, para afastar qualquer inconsistência de pente de memória.

[]'s
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline tatao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Erro na instalação do Grub (Ubuntu 11.04)
« Resposta #11 Online: 03 de Maio de 2011, 18:26 »
Eu tinha instalado o 10.10 em dual, ai começou a caca :S, eu tinha como eu disse um HD em que estava partição pro Windows, uma partição para documentos e uma partição que eu instalava o ubuntu, ai não sei pq zicou o boot do Win7 e vai BootRec /FixMbr, logo perdi o Ubuntu, e sinceramente não procurei corrigir nem nada, eu tava um tempo sem pc inclusive. Comprei o HD novo e fui mudar tudo.. copiei os dados dele pro HD novo e tentava formatar e excluir a partição pra unir com a antiga do ubuntu e deixa ela so pro ubuntu, só que o windows não deixava :/, entrei pelo live cd e formatei auhahuahua.. dai nao achava mais o setor de boot (juro.. achei muitooo estranho eu formatar a partição de documentos e não conseguir dar o boot), daí começou meu problema, formatei tudo e tava com o Win7 Pro que agora criava essa partição chata de 100mb, e depois disso tchau ubuntu (não testei a 10.04 nem a 10.10 depois que troquei o HD), eu queria até um zero fill ou formatar ele em baixa, mas não conheço nada que eu consiga fazer pelo Ubuntu ou USB (hirens esquece.. to sem midia no momenro heehhe)

Minha idéia era passa um "pente fino" vai que ele ta achando o grub anterior ou qualquer coisa, não sei, mas depois de eu formatar a partição sem SO e ter SO, não duvido de mais nada.

Só quero saber como eu vou dar boot no live cd :/ ele não entra no live.. ele "cai" no live quando zica a instalação

A quanto ao HD é SATA mesmo. o do "SO" ta em master e o segundo em SLAVE, só que ta em Primary master e "quinquary slave"

e quanto a memoria, ja rodei o teste do ubuntu e do linux :s  sem erro.

Mas mesmo assim brigadão.. to pensando em baixar a 10.10 e testar

[]'s

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Erro na instalação do Grub (Ubuntu 11.04)
« Resposta #12 Online: 03 de Maio de 2011, 18:49 »
OI tatao,

Vamos adiante. :-)

Veja, não foi exatamente isso que eu disse. :-)
A idéia é que carregue pelo Cd-Live, apenas carregue, não é para instalar nada.
Entre no gparted e exclua todas as partições, zere integralmente o disco.
Reinicie o computador, porque essa exclusão só será gravado na tabela de partições após o boot.
Se tentar criar novas partições antes de bootar o gparted vai continuar a sequência numérica e vai colocar em estendida, então faça o boot do Cd-Live carregado.
Inicie outra vez o Cd-Live e, agora sim, crie as partições conforme postei. Ainda não instale o Ubuntu.
Reinicie o computador e instale o Windows na 3a. partição.
Concluída a instação do Rwindows, de boot e inicie pelo Cd-Live do Ubuntu.
Agora, e somente agora, instale o Ubuntu na 1a. partição (que deve estar em ext4).

[]'s
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Erro na instalação do Grub (Ubuntu 11.04)
« Resposta #13 Online: 03 de Maio de 2011, 20:15 »
Olá tatao,

Só mais um detalhe: com a idéia de tornar o procedimento o mais padrão possível e, assim, melhorar a análise da questão, certifique-se que essa hd apareça no BIOS como a primeira hd, isto é, esteja na primeira entrada do BIOS, portanto, em termos lógicos, ela será a hd0 (zero). Além disso, se puder ajeitar aquela questão do cabeamento que já mencionei, penso que seria bom.

[]'s
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline tatao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Erro na instalação do Grub (Ubuntu 11.04)
« Resposta #14 Online: 03 de Maio de 2011, 20:31 »
Olá tatao,

Só mais um detalhe: com a idéia de tornar o procedimento o mais padrão possível e, assim, melhorar a análise da questão, certifique-se que essa hd apareça no BIOS como a primeira hd, isto é, esteja na primeira entrada do BIOS, portanto, em termos lógicos, ela será a hd0 (zero). Além disso, se puder ajeitar aquela questão do cabeamento que já mencionei, penso que seria bom.




[]'s


O cabeamento esta correro, so uma pergunta, eu particionei em 144 gb pro Ubuntu e ja ta usando 2.48 GB sem eu ter instalado nada, acabei de instalar o win7.

Eh normal isso ???

print da imagem

http://img857.imageshack.us/i/screenshotdevsdagparted.png/

[]'s
« Última modificação: 03 de Maio de 2011, 20:34 por tatao »