Autor Tópico: Ubuntu 11.04 (sem o Unity), uma grata surpresa!!!  (Lida 13274 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Ubuntu 11.04 (sem o Unity), uma grata surpresa!!!
« Online: 01 de Maio de 2011, 11:45 »
Acabo de atualizar o meu sistema de casa para o Ubuntu 11.04 64bits com Gnome clássico sem efeitos!!!

Desculpem, não consegui usar o Unity! Quem sabe na próxima versão! Parece que eu demoro mais tempo para fazer as mesmas coisas de sempre! Muitas das aplicações que eu uso não estão lá, quero dizer a mão, estão escondidas! As configurações do sistema também! Para monitores grandes como o meu achei que ficou ainda pior para ver as aplicações abertas!  No Gnome padrão eu posso ver imediatamente várias janelas das aplicações para navegar nas mesmas!  No unity não! Eu tenho que levar o mouse para o canto esquerdo da tela para ver o que está aberto e agrupado!!!  Um saco!

Então resolvi voltar para o meu bom e velho Gnome padrão! A primeira versão que testei do 11.04 foi a Beta2!  Tinha ficado muito cabreiro se a Canonical ia tirar de vez o Gnome padrão!  O pessoal do tópico da versão de teste do 11.04 me avisou que tinha a possibilidade de sair do Unity! Ufa!!!!

De volta ao lar, ou quase isso depois eu explico, comecei a explorar o sistema em geral e instalar tudo o que eu gosto!

Primeira grata surpresa!  O som e a qualidade de imagem dele melhoraram muito!  Principalmente para quem vem usando o 10.04 o salto é grande! Eu estava usando o Mint Linux 10 64bits, a versão Canadense do Ubuntu 10.10, achei ele melhor que o Ubuntu 10.10, principalmente no quesito estabilidade!  Pois o 11.04 também entrega melhor som e vídeo que o Mint 10, isso no meu hardware, claro!

Meu hardware é todo Intel, só a placa de vídeo que é ATI/AMD, uma 4850! Tudo foi reconhecido de primeira, nenhum erro, nenhum Bug!  Não fiz nada nem para o compartilhamento do samba funcionar de primeira com o meu servidor!!! Uma mão na roda!!!!

Os codecs podem começar a ser instalados desde a instalação do sistema! Já temos tutoriais a "dar com pau" do 11.04!  A comunidade do Ubuntu está cada vez mais rápida nos tutos e nas resoluções de alguns Bugs referentes aos seus programas!  Como o caso do flash 64 bits e um Bug chato exclusivo do Firefox 4!!!! 

O que mais impressionou do 11.04 foi o kernel generic dele!!!   A equipe da Canonical dessa vez está de parabéns!  Tenho que tirar o chapéu dessa vez, e olha que eu sempre critico o kernel do Ubuntu!  O "normal" dele é ser lento e Bugado!  É triste mas é verdade!  Tanto é assim que eu passo reto deles, prefiro usar kerneis experimentais!  Mas dessa vez não!  Nem cheguei a testar ainda  outro kernel de tão bom que este ficou! 
É rápido, tá muito estável, consome pouca RAM e poucos recursos do processador!  O sistema responde bem mesmo com altas cargas!  Para um kernel Generic fiquei realmente impressionado!

A parte ruim pra mim, o que não me deixou completamente em casa, foi que eu não posso usar mais o OpenBox seguindo a instalação padrão do Ubuntu + Gnome clássico! É que o Gnome clássico sem efeitos do 11.04 ainda tem efeitos e usa 4 áreas de trabalho!  Você instala o OpenBox normalmente mas ele não "sobe"!  Volta para o "GDM"!  Se mandar ele subistutir o gnome-wm ele é ignorado!  Esse "Bug", que não é bem um Bug mas uma mudança radical no gerenciamento da parte gráfica, é conhecido desde  a versão alpha 2, tá lá inclusive no Launchpad!  Mas não quiseram contornar o problema, talvez pelo simples fato do novo gerenciamento gráfico não permitir isso! foi sugerido uma "gambiarra", mas não funcinou aqui na máquina virtual, então eu nem tentei na instalação real!

Mas como ele tá tão rápido mesmo com o metacity, essa eu deixo passar!

Outro coisa que eu não entendi, essa eu fiquei pasmo mesmo!  O Banshee!  Que bela Bo@#$!!!!  Se você tem uma coleção de mp3 gigante como eu, não espere por ele organizar a sua coleção em questão de minutos, mas sim de várias horas!!!!  E ele vai consumir uma enormidade de recursos da sua máquina, tanto do processador quanto de memória!  O meu i7 fica com um núcleo a 100% praticamente o tempo todo em que ele está adicionando arquivos para a biblioteca e o Banshee tem consumido única e exclusicamente 600, eu disse, 600MB de RAM!!!! Um absurdo!  A coisa só não fica pior por conta desse novo e excelente kernel!  Parece que o sistema não tá fazendo nada!!! Vou voltar o quanto antes para o Rhytmbox!!! Eu era feliz e não sabia!   O Banshee tá que nem o Winamp, interface gráfica parecida e consumindo horrores de recursos da máquina!  Fuja dele!


Ou seja, o sistema em si, com Gnome clássico e sem efeitos - mas com efeitos, eu gostei demais!  Agora, algumas aplicações ainda pecam!  No geralo saldo é muito positivo, nada que uma mudança de aplicação não resolva!



 
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Pedru

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 232
    • Ver perfil
    • Livre Linux
Re: Ubuntu 11.04 (sem o Unity), uma grata surpresa!!!
« Resposta #1 Online: 01 de Maio de 2011, 15:35 »
Seu post falou tudo! Usei o Unity no Live CD e achei meio interessante, mas fiquei muito bolado com a ideia de quando maximizar a janela ter que ir no canto esquerdo pra aparecer o painel... mas tem jeito de ajustar isso... o pior é que não dá... se eu tentar ajustar, buga o Unity!

Eu uso Ubuntu 11.04 32 bits, apesar de eu ter um Core 2 Duo E7400 que suporta os 64 bits... mas sei lá, deve ser por questão de compatibilidade...

Também possuo uma ATI Radeon, mas a minha é uma HD 4650... O Ubuntu 10.04 já identificava ela logo de cara e também cheguei a usar o Linux Mint 10, que também era ótimo! Não testei ainda o Banshee... Mas eu fui logo de cara instalando o GIMP. É uma pena não tê-lo por padrão.

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Ubuntu 11.04 (sem o Unity), uma grata surpresa!!!
« Resposta #2 Online: 01 de Maio de 2011, 17:32 »
Eu ia ficar com o 10.10 até sair o próximo LTS, mas decidi arriscar e atualizar para o 11.04. Na primeira vez, quando fiz instalação limpa, ficou tudo meio esquisito: palavras com caracteres trocados, botão direito do mouse não funcionando... Eita!
Mas como eu sou muito teimoso, resolvi o problema de outra forma: instalando o 10.10 e em seguida atualizando para o 11.04. Aí ficou que foi uma maravilha  ;D

foschini

  • Visitante
Re: Ubuntu 11.04 (sem o Unity), uma grata surpresa!!!
« Resposta #3 Online: 01 de Maio de 2011, 17:51 »
Eu também atualizei minha versão 10.10 para 11.04 e até o momento estou contente com o que tenho visto.
Realmente o Unity tem algumas coisas que deixam a desejar, como o exemplo de ter que levar o mouse para esquerda para ver os outros aplicativos abertos, mas com sempre utilizei o Crtl-W para isso me adaptei bem.

A minha grata surpresa é a possibilidade de encontrar os aplicativos que quero executar pesquisando no botão iniciar do Unity (desculpem chamar ele assim).

Com relação ao Banshee ou ao Rhytmbox, nunca me vi completamente satisfeito com eles, continuo a busca pelo player perfeito.

Offline darksneasel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 (sem o Unity), uma grata surpresa!!!
« Resposta #4 Online: 01 de Maio de 2011, 20:47 »
aqui tá um pouco instavel, mas acho que é culpa minha, devo ter feito alguma besteira  antes de atualizar e o problema persiste após atualizar :P

mas minha maior reclamação é não ter mais (nem no modo classic) suporte a Emerald Theme Manager, esse preto opaco é muito feio! eu quero meu firefox transparente, reinivindico já! >:(
nunca funcionou comigo mesmo ='(

tirando isso, gostei do Unity, mas vou usar o classic, enquanto não me acostumar com o Unity, semana de prova na Facul, não posso perder tempo tentando me acostumar com algo novo, tenho que ter produtividade pra fazer meus trabalhos e estudar..
Pinguins dominaram o mundo!

redstormwind

  • Visitante
Re: Ubuntu 11.04 (sem o Unity), uma grata surpresa!!!
« Resposta #5 Online: 04 de Maio de 2011, 20:15 »
Eu também não consegui me acostumar á interface Unity. Sinceramente, acho horrível e muitos concordam com isso.
O que eu mais gostei quando migrei do Rwindow$ para Ubuntu (10.04 e 10.10) foi a praticidade dos menus do Gnome, coisa que esse Unity não tem.
Optei na tela de login sempre iniciar pelo modo "ubuntu clássico".
Espero que na próxima versão 11.10 a Canonical tire o Unity e restabeleça o Gnome como interface padrão.




Offline promurilo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 185
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 (sem o Unity), uma grata surpresa!!!
« Resposta #6 Online: 05 de Maio de 2011, 19:04 »
Não consegui me acostumar nem ao Unity nem ao Gnome-Shell. Acho que é simplesmente querer complicar o simples. Quem é acostumado a trabalhar com muitas janelas (eu faço o tempo todo isso) acaba ficando confuso.

A organização dos menus e atalhos de acesso não ficou muito boa. Não nego que as duas interfaces são interessantes, mas elas representam apenas uma parcela dos usuários.

Continuo com o KDE4.

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 (sem o Unity), uma grata surpresa!!!
« Resposta #7 Online: 05 de Maio de 2011, 22:27 »
O 11.04 de fato está muito bom, porém, estou com tantos problemas (unity e clássico) que provavelmente voltarei para o 10.04 :'(
Para mim o unity é muito promissor e causará uma revolução conceitual, porém, no meu net os problemas estão superando minha paciência e atrapalhando a produtividade.
O bom é saber que basta esperar até o final do mês 10. ;D
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 (sem o Unity), uma grata surpresa!!!
« Resposta #8 Online: 05 de Maio de 2011, 23:47 »
Espero que na próxima versão 11.10 a Canonical tire o Unity e restabeleça o Gnome como interface padrão.


Definitivamente isso não vai acontecer! Já foi decidido que a versão 11.10 só terá o Unity como interface! Portanto será interessante, ou eles vão melhorar muito o Unity ou vou ter que trocar de distro ou de ambiente gráfico preferido ( ir para o KDE quem sabe)!

Já tem gente fazendo uma espécie de Unity Tweak, alterando pontos muito criticados do Unity, como a tal barra lateral que precisa passar o mouse do lado esquerdo para aparecer! Já tem solução, já tem como deixar ela sempre aparecendo!   
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline conflito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 (sem o Unity), uma grata surpresa!!!
« Resposta #9 Online: 06 de Maio de 2011, 00:19 »
É galactus.... você acabou com minhas esperanças de um "mundo (ubuntu) melhor" rsrs vou continuar com o 10.10 enquanto for possível esse unity é só pra "modistas pilhados" (desculpe a expressão), usar uma dock forçado um menu ghost e sem poder customizar nada to fora,   
prefiro o velho e clássico ubuntu com o gnome.

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Ubuntu 11.04 (sem o Unity), uma grata surpresa!!!
« Resposta #10 Online: 06 de Maio de 2011, 06:52 »
Koé, "Gala", vc falou tudo que eu ia postar, me economizou uns 15 minutos de cadeira, hehehehe... Ainda bem que eu uso o Debian e eventualmente essas mudanças (para pior...) vão demorar mais um pouco. Se inventaram essas mudanças no Gnome, fico imaginando o que vai vir de novo no KDE...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 (sem o Unity), uma grata surpresa!!!
« Resposta #11 Online: 06 de Maio de 2011, 08:13 »
Galactus, não sei se é nesse video que o pintinho ensina :  http://www.youtube.com/watch?v=aC68T0V5CWM

Usuário Linux- 449417

Offline Dj Sequela

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
  • De volta ao fórum.
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 (sem o Unity), uma grata surpresa!!!
« Resposta #12 Online: 15 de Dezembro de 2011, 13:13 »
Eu também atualizei minha versão 10.10 para 11.04 e até o momento estou contente com o que tenho visto.
Realmente o Unity tem algumas coisas que deixam a desejar, como o exemplo de ter que levar o mouse para esquerda para ver os outros aplicativos abertos, mas com sempre utilizei o Crtl-W para isso me adaptei bem.

A minha grata surpresa é a possibilidade de encontrar os aplicativos que quero executar pesquisando no botão iniciar do Unity (desculpem chamar ele assim).

Com relação ao Banshee ou ao Rhytmbox, nunca me vi completamente satisfeito com eles, continuo a busca pelo player perfeito.
ja tentou o audacious  parece muito com o aimp do rwindows  tem equalizer visivel,playlist e é muito leve
ThinkPad E14 Gen 2 I5 1135G7 16GB  256/960GB NVME Ubuntu Budgie 21.10

Offline JefersonGS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 (sem o Unity), uma grata surpresa!!!
« Resposta #13 Online: 19 de Janeiro de 2012, 23:14 »
Fato ! Unity fede, e mesmo com tantas reclamações eles vão insistir na ideia.