Autor Tópico: [RESOLVIDO] Ubuntu 11.04 - Incompatibilidade com placa de vídeo Intel  (Lida 13270 vezes)

Offline maguuss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Instalei o ubuntu 11.04 no meu gateway nv7802u, mas quando incio ele, o monitor do notebook desliga.
Eu ouço o som de inicio e tudo, mas nada de imagem.


A placa de vídeo dele é: Intel GMA 4500MHD Dynamic Video Memory Technology 5.0
Com o comando lspci, aparece:
Citar
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Mobile 4 Series Chipset Integrated Graphics Controller (rev 07)
00:02.1 Display controller: Intel Corporation Mobile 4 Series Chipset Integrated Graphics Controller (rev 07)

Existe algo que eu possa fazer para o 11.04 funcionar direito?

Grato.
« Última modificação: 01 de Maio de 2011, 10:51 por maguuss »

Offline snell

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 231
  • Labor improbus omnia vincit
    • Ver perfil
    • Canal 8 - Uma homenagem à Chespirito!
Re: Ubuntu 11.04 - Incompatibilidade com placa de vídeo Intel
« Resposta #1 Online: 29 de Abril de 2011, 23:35 »
Estranho isto... tenho um note com placa intel 945GM e funcionou sem problemas.

Não precisei instalar driver, nem nada... não se se é porque eu instalei com o cd do 11.04, mas com o 10.10 já na /

Mas recomendo a reinstalação do sistema. Se o problema persistir, pode ser até problema na imagem.
Notebook
Intel Core i7 2620, 4Gb RAM, 750 Gb HD
Ubuntu 14.04

Offline phaleixo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 369
  • No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade.
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 - Incompatibilidade com placa de vídeo Intel
« Resposta #2 Online: 30 de Abril de 2011, 11:45 »
aperte alt+f1 digite usuario e senha e depois o comando:
startx
No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade.

Offline Clarissa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 - Incompatibilidade com placa de vídeo Intel
« Resposta #3 Online: 30 de Abril de 2011, 13:19 »
Estou com o mesmo problema. Não é que o X não comece, mas o brilho do monitor ficou totalmente desligado.

Descobri isso por acaso, quando a tela do notebook pegava sol enquanto eu tentava consertar :P O Ubuntu inicia perfeitamente, funciona, e tudo, vc pode ver bem quando bate sol direito no lcd. Problema é que não dá pra usar computador assim, né? Então continuo pesquisando, pq não sei se o problema é o Fn+> , que aumenta o brilho do monitor (pq a barra de gradação aparece no canto superior direito, como se estivesse mudando o brilho), ou se é o driver de video.
Meu computador é um Acer Emachines E725, com vídeo Intel GMA4500.

No GRUB eu tenho opção de usar versões antigas de Linux, e na versão de kernel imediatamente anterior à da atualização, funciona perfeitamente.
Vou continuar procurando no Google, mas uma ajuda seria incrivelmente bem-vinda.

Clarissa.

Offline maguuss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 - Incompatibilidade com placa de vídeo Intel
« Resposta #4 Online: 30 de Abril de 2011, 13:27 »
Estou com o mesmo problema. Não é que o X não comece, mas o brilho do monitor ficou totalmente desligado.

Descobri isso por acaso, quando a tela do notebook pegava sol enquanto eu tentava consertar :P O Ubuntu inicia perfeitamente, funciona, e tudo, vc pode ver bem quando bate sol direito no lcd. Problema é que não dá pra usar computador assim, né? Então continuo pesquisando, pq não sei se o problema é o Fn+> , que aumenta o brilho do monitor (pq a barra de gradação aparece no canto superior direito, como se estivesse mudando o brilho), ou se é o driver de video.
Meu computador é um Acer Emachines E725, com vídeo Intel GMA4500.

No GRUB eu tenho opção de usar versões antigas de Linux, e na versão de kernel imediatamente anterior à da atualização, funciona perfeitamente.
Vou continuar procurando no Google, mas uma ajuda seria incrivelmente bem-vinda.

Clarissa.

é exatamente esse o problema.
Consegui iniciar ele com "nomodeset", mas fica no modo classic e sem efeito nenhum.
Ainda nao consegui achar uma resposta pra esse problema, minha tentativa atual é instalar um driver de video proprietario da intel (perdi o nome dele, assim que me recordar eu ponho aqui).
Se vc conseguir algo, posta aí..

Offline Clarissa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 - Incompatibilidade com placa de vídeo Intel
« Resposta #5 Online: 30 de Abril de 2011, 13:47 »
Pesquisando no Google, achei as seguintes possibilidades:

- Adicionar o ppa Xorg-edgers (ppa:xorg-edgers/ppa) na Central de Programas.
 Depois de um apt-get update e apt-get upgrade o sistema atualizou um monte de pacotes.

- Instalar o pacote xserver-xorg-video-intel.

- Tentando outra abordagem, mudei o arquivo /etc/default/grub conforme este tópico: http://www.hardware.com.br/comunidade/brilho-ajuste/1084894/

Nenhuma delas resolveu =/

Começo a achar que o problema não é o vídeo, mas as teclas de função do notebook - a não ser que mais alguém tenha esse problema com a GMA4500 num desktop - pq eu mexo no brilho quando uso kernel mais antigo e, mesmo com a barra de gradação mexendo e chegando ao ponto de ligar e desligar o brilho, não há modificação alguma. Não sei como atualizar/consertar/compilar kernel. Se esse for o problema, então vou ter que me contentar em usar a versão antiga...

Clarissa.
« Última modificação: 30 de Abril de 2011, 14:04 por Clarissa »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu 11.04 - Incompatibilidade com placa de vídeo Intel
« Resposta #6 Online: 30 de Abril de 2011, 18:50 »
Não é necessariamente incompatibilidade com a placa de vídeo, mas com o monitor. Tente forçar um modo de vídeo de menor resolução, se conseguir. Costuma funcionar.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline maguuss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 - Incompatibilidade com placa de vídeo Intel
« Resposta #7 Online: 01 de Maio de 2011, 10:31 »
Consegui uma solucao temporaria!

Se o problema for o brilho 0 da tela, como o meu, fiz o seguinte:
Liguei o pc conectado numa tv, ai a imagem apareceu perfeitamente.
Entao, faca o seguinte:
1 - Aperte Ctrl + alt + F2
2 - digite usuario e senha
3 - digite "sudo setpci -s 00:02.0 F4.B=30"

Isso altera o brilho da tela na hora!
Agora so falta saber como deixar isso permantente.
Tentarei o que diz aqui: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1743301&highlight=black+screenw e posto aqui.

Edit: consegui arrumar.
Altere o /etc/rc.local e adicione a linha "setpci -s 00:02.0 F4.B=30" antes do "exit 0"
Isso mantem o brilho constante. Creio que fazendo como no post citado, vc consiga controlar o brilho, mas eu nao tentei. Estou satisfeito assim.
« Última modificação: 01 de Maio de 2011, 10:51 por maguuss »

Offline Stinger

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 - Incompatibilidade com placa de vídeo Intel
« Resposta #8 Online: 02 de Maio de 2011, 21:16 »
Consegui uma solucao temporaria!

Se o problema for o brilho 0 da tela, como o meu, fiz o seguinte:
Liguei o pc conectado numa tv, ai a imagem apareceu perfeitamente.
Entao, faca o seguinte:
1 - Aperte Ctrl + alt + F2
2 - digite usuario e senha
3 - digite "sudo setpci -s 00:02.0 F4.B=30"

Isso altera o brilho da tela na hora!
Agora so falta saber como deixar isso permantente.
Tentarei o que diz aqui: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1743301&highlight=black+screenw e posto aqui.

Edit: consegui arrumar.
Altere o /etc/rc.local e adicione a linha "setpci -s 00:02.0 F4.B=30" antes do "exit 0"
Isso mantem o brilho constante. Creio que fazendo como no post citado, vc consiga controlar o brilho, mas eu nao tentei. Estou satisfeito assim.



Cara me registrei so para agradecer !!!!


Valewsssssssss deu certo aki !

Offline kolminux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Problema com 2 monitores
« Resposta #9 Online: 10 de Maio de 2011, 13:11 »
Tenho um note HP 6530b com este mesmo chipset Intel, mas com um problema diferente:
Quando utilizo outro monitor, extendendo a área de trabalho à esquerda da tela do notebook, o monitor externo fica legal.
Porém, na lateral direita da tela no notebook aparece um pedaço da imagem do monitor externo, e desproporcional em relação ao mouse, ou seja, para clicar em um botão preciso colocar o mouse à direita dele.

Estou usando o Natty, com o pacote xserver-xorg-video-intel instalado.

Alguma sugestão?

Offline Carlos Pacheco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: [RESOLVIDO] Ubuntu 11.04 - Incompatibilidade com placa de vídeo Intel
« Resposta #10 Online: 27 de Outubro de 2012, 00:34 »
Olá, pessoal,

Eu também tenho o problema com a tela preta na hora de usar o Ubuntu. Porém, estou num problema um pouco chato. Quando eu determino no rc.local que o boot deve correr o comando, sudo setpci -s 00:02.0 F4.B=00. Acontece que, funciona até um certo ponto, mas não é um fix definitivo. Quando a tela começa a esmaecer, ela fica preta e não volta, então tenho que abrir a shell (ctrl alt f2) e mandar o comando... Existe a solução definitiva deste probleminha?

Ps. Desculpe abrir um tópico antigo. É que como encontrei a solução (parcial) aqui, decidi continuar a discussão :P