Autor Tópico: notebook cce rle 225m  (Lida 7261 vezes)

Offline Antao Luis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
notebook cce rle 225m
« Online: 10 de Janeiro de 2010, 20:47 »
Meu notebook é um cce RLE 225M, que veio com Satux Linux. Usei-o por alguns meses e depois e Instalei o Win 7, que também estou usando por meses, mas agora fiz dual boot com o ubuntu 9.10, que baixei nesse sítio.
Estou tendo alguns problemas que não foram resolvidos com as soluções que encontrei pela net:
A internet só acessa alguns sites, e não teho permissão para executar o comando "/etc/resolv.conf" nem como root. Lembrando que no Win 7 funciona normalmente.
Tentei resolver isso através de vários sites, blogs, fóruns, inclusive aqui, mas todas as respostas foram inúteis.
O curioso é que consegui conectar todas as páginas uma vez, 'do nada', e depois nunca mais.
Sempre preciso executar o 'pppoeconf' para conectar.
Mnha resolução de vídeo não alcança 1024x768 e o ubuntu não reconhece o monitor.
Lembrando que já tentei vários comandos de várias fontes diferentes. Gostaria muito de usar somente o ubuntu no meu notebook.
Então, por gentileza, não mandem respostas que não sejam realmente eficazes, isso me frustrará ainda mais. :(

Offline ednso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 82
    • Ver perfil
Re: notebook cce rle 225m
« Resposta #1 Online: 13 de Janeiro de 2010, 02:01 »
Olá,

Como você se conectar à internet? E qual é o seu adaptador de vídeo? Poste aqui o resultado do comando "lspci | grep VGA".

Boa sorte!
Atenção!!! PC's com chipsets SiS e VIA não tem suporte total com as maiores distribuições do Linux.  Devido essa falta de suporte, muitos usuários desistem do Linux. Então evite comprar PC's baseados nesses chipsets para não ter grandes decepções. Ajude o Linux difundindo essa ideia.

Offline Antao Luis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: notebook cce rle 225m
« Resposta #2 Online: 15 de Janeiro de 2010, 03:24 »
Olá ednso, descobri a fonte dos meus problemas: o meu chipset gráfico é o famigerado SiS mirage 3 graphic, que infelizmente tem uma incompatibilidade tremenda com todas as versões do Ubuntu. Não continuarei remando contra a correnteza, vou desistir da distro, pois até agora nas pesquisas que fiz ninguém conseguiu resutados satisfatórios no ubuntu usando esse chipset...

Ouvi dizer, no entanto, que a versão 2010 do Mandriva tem drives que tem compatibilidade com a SiS, e que muitos usuários conseguiram sem problemas rodar até alguns recursos gráficos 3d do mandriva 2010 usando esse chipset. Já baixei a versão free 64 bits, e vou instalá-la para confirmar os boatos. Estou convencido que o mandriva 2010 é a melhor distro linux para quem tem esse chipset. só preciso instalar para confirmar isso.

Se funcionar bem, deixarei resposta aqui.

E, quanto à minha conexão, precisava sempre rodar o "pppoeconf" para conectar minha velox (conexão ADSL). De qualquer modo, isso não fará mais diferença, visto que usarei o Mandriva.

Obrigado.
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2010, 03:27 por Antao Luis »

Offline malvescardoso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
  • Linux... Para quem não tem preguiça de aprender!
    • Ver perfil
Re: notebook cce rle 225m
« Resposta #3 Online: 18 de Janeiro de 2010, 12:43 »
Desistiu?! ???
Cara, minha esposa tem um Notebook CCE e o Ubuntu 9.10 roda, que é uma bala (com chipset SIS e tudo)!

Meu notebook é um cce RLE 225M, que veio com Satux Linux
Ih, essa distro é problemática. As atualizações demoram uma eternidade para sair e dá um trabalhão para melhorá-la. Consegui fazer a maior parte das melhorias que precisei enquanto a usei, mas... Resolvi, então, trocar pelo Ubuntu e fiquei muito feliz! ;D

Estou tendo alguns problemas que não foram resolvidos com as soluções que encontrei pela net
Antes de qualquer coisa, verifique se a imagem ISO que vc. baixou não está defeituosa. Para isso, use o MD5. Aqui tem como usá-lo no Windows, que é o que vc. tem instalado aí: http://www.qprocura.com.br/linux/dicas/1522/Teste-de-Imagens-ISO.html. Se estiver tudo OK, verifique se o CD não está com defeitos. Na inicialização do Ubuntu em LiveCD, há uma opção para verificação de mídias com defeitos. Experimente rodá-la. Por vezes, os erros ocorrem e responsabilizamos a distro, mas o problema pode estar simplesmente num defeito da ISO, que pode ser corrigido baixando-a de novo, ou no CD/DVD usado na gravação. Ou ainda na própria gravação.
Outra coisa: a versão que vc. testou do Ubuntu é de 32 ou de 64bits? A de 64, infelizmente, ainda causas transtornos. Sugiro que teste a de 32, pois ela está mais “redonda”. Experiência própria.

A internet só acessa alguns sites, e não teho permissão para executar o comando "/etc/resolv.conf" nem como root.
O problema da internet é estranho a mim, pois nunca ocorreu isso comigo. Quanto à “permissão”, já tentou modificá-las na Administração do Sistema, no “Usuários...”?
Lembrando que no Win 7 funciona normalmente.
É, até os vírus estragarem a festa! Kkkkkkk

Sempre preciso executar o 'pppoeconf' para conectar.
Para conectar, ao invés de refazer o “pppoeconf”, experimente o comando: sudo pon dsl-provider.
Talvez o que esteja ocorrendo é que o sistema não está “segurando” os dados gerados pelo pppoeconf. Após rodar o pppoeconf pelo comando sudo pppoeconf, dê este comando: sudo route add default ppp0. Após, rode o comando sudo pon dsl-provider e teste a conexão. Feche tudo e reinicie a máquina. Veja se “fixou”. Nunca percisei usar esse recurso no Ubuntu. O meu sempre conecta automático.

Olá ednso, descobri a fonte dos meus problemas: o meu chipset gráfico é o famigerado SiS mirage 3 graphic, que infelizmente tem uma incompatibilidade tremenda com todas as versões do Ubuntu.
Mnha resolução de vídeo não alcança 1024x768 e o ubuntu não reconhece o monitor.
Para o problema de sua resolução de vídeo, use essa dica: http://www.vivaolinux.com.br/dica/Driver-SIS-671-771-+-Xorg-no-Ubuntu-9.10-Karmic-Koala
Agora, a resolução ideal não é 1280x800, não? Pois a resolução 1024x768 é mais apropriada para monitores fullscreen. Seu note tem tela widescreen.

Gostaria muito de usar somente o ubuntu no meu notebook
Mas vc. desistiu...
Não continuarei remando contra a correnteza, vou desistir da distro, pois até agora nas pesquisas que fiz ninguém conseguiu resutados satisfatórios no ubuntu usando esse chipset...

Gostaria muito de usar somente o ubuntu no meu notebook.
Então, por gentileza, não mandem respostas que não sejam realmente eficazes, isso me frustrará ainda mais. :(
Tenho certeza de que todas as respostas obtidas por vc. e as que, talvez, você recebesse aqui, têm e teriam a intenção de ajudar na solução do seu problema. Só que não dá pra acertar sempre, né? ;) Fora que cada caso é um caso. Cada hardware é um hardware... A jogada é a paciência, aliada à perseverança. O Ubuntu é muito bom.

Ouvi dizer, no entanto, que a versão 2010 do Mandriva tem drives que tem compatibilidade com a SiS, e que muitos usuários conseguiram sem problemas rodar até alguns recursos gráficos 3d do mandriva 2010 usando esse chipset. Já baixei a versão free 64 bits, e vou instalá-la para confirmar os boatos. Estou convencido que o mandriva 2010 é a melhor distro linux para quem tem esse chipset. só preciso instalar para confirmar isso. Se funcionar bem, deixarei resposta aqui.
Ok. Pena. Mas atente-se que tanto o Satux quanto o Ubuntu são baseados no Debian; o Mandriva não. Talvez vc. estranhe um pouco a forma de instalação de pacotes, por exemplo. Boa sorte. Se quiser voltar, estamos aqui para aprendermos juntos.

Fique com Deus.


:: Acima de tudo, Deus! ::

Offline Fiapo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
  • Fiapo
    • Ver perfil
    • Fiapo
Re: notebook cce rle 225m
« Resposta #4 Online: 21 de Julho de 2013, 22:42 »
Estou aqui para ressucitar este tópico.
Quero melhorar a resolução do ubuntu no cce RLE225M, help me please!
Att
Fiapo

Offline Fiapo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
  • Fiapo
    • Ver perfil
    • Fiapo
Re: notebook cce rle 225m
« Resposta #5 Online: 22 de Julho de 2013, 00:19 »
Att
Fiapo