Autor Tópico: Nova atualização do Corretor Ortográfico do OpenOffice !!!  (Lida 5478 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Nova atualização do Corretor Ortográfico do OpenOffice !!!
« Online: 20 de Dezembro de 2005, 01:22 »
A DESO (companhia de Saneamento de Sergipe) disponibilizou uma revisão dos arquivos de dicionário (PT_BR.dic e o PT_BR.aff)  do corretor ortográfico do OpenOffice.Org.

As principais alterações foram:

"No arquivo PT_BR.aff processamos alterações a fim de poderem contemplar a maioria das conjugações verbais, para isso, novas classificações precisaram ser criadas. Nelas foram contempladas conjugações dos verbos chover, vir, terminados em vir (intervir, convir - intervém, convém), terminados em TER (conter, deter), FERIR (conferir, transferir, e muitas outras terminações como GAR(carreguei),  EGUIR(sigo) , NGUIR (atinjo), COBRIR (cubro), etc. Essas alterações foram realizadas com o intuito de se evitar conjugações errôneas e que são aceitas como corretas no dicionário atual, tais como: fero, confero, atingo, convem e etc.

O arquivo PT_BR.dic agora contém 29.002 palavras, 8.325 verbos com suas classificações definidas para adequação ao arquivo PT_BR.aff, tornando-o capaz de reconhecer mais de 400.000 palavras (cada verbo dá em torno de 49 conjugações únicas). Também foram acrescentados os tão afamados plurais. Algumas palavras foram retiradas por não as encontrarmos nos dicionários de língua portuguesa, como por exemplo: impactante, impactando, inicializando, etc, (não existem os verbos impactar, inicializar, mas sim, impacto (substantivo) e iniciar).  "


O usuário interessado deve visitar o site da DESO e baixar o arquivo PT_BR_DESO.zip. Dentro do arquivo existe um leia-me.txt com as devidas instruções para instalação do mesmo.


NOTA: Este dicionário não é oficial (não é uma versão do OpenOffice_BR), assim como o que o Morimoto tornou disponível para o Kurumin. Além do arquivo estar no formato ZIP, o pessoal da DESO explica como trocar o dicionário apenas para o OpenOffice do Windows. Por isso estou fazendo mais uma atualização do meu tópico sobre os Dicionários do OpenOffice no Ubuntu.


Para aqueles que estão usando o dicionário do Kurumin, notem que os arquivos do dicionário da DESO são menores que os do Kurumin. Com certeza você estará ganhando e perdendo algumas centenas de palavras. Se o dicionário do Kurumin não estiver bom para você vale a pena testar.


Site da DESO com a nota original e o link para Download:

http://www.deso-se.com.br/noticias.php?id=1132670662&&atual=nao


Meu tópico sobre os dicionários do OpenOffice:

http://www.linuxval.org/ubuntu/phpBB2/viewtopic.php?p=5977#5977
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Nova atualização do Corretor Ortográfico do OpenOffice !!!
« Resposta #1 Online: 20 de Dezembro de 2005, 09:36 »
Muito bom, galactus! Estou usando o dicionário da DESO e fiz uns testes rápidos e todas as palavras no plural que testei foram aceitas :)

Muito obrigado :D
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Nova atualização do Corretor Ortográfico do OpenOffice !!!
« Resposta #2 Online: 20 de Dezembro de 2005, 11:51 »
Que bom que está funcionando bem.

Mais alguém já testou?
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Br1000

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Nova atualização do Corretor Ortográfico do OpenOffice !!!
« Resposta #3 Online: 20 de Dezembro de 2005, 23:13 »
Olá.

Instalei e testei sem problema. Quer dizer: eu não conferi antes como seria a correção do texto, mas copiei o texto da página da DESO e colei no Writer, apareceram algumas correções a serem feitas. A maioria eram palavras em inglês ou palavras juntadas como nome de programas, mas algumas palavras em português como amplamente, poderem, novas, convem, afamados, clicar ele não reconhece.
No mais acho que funcionou.

{}'s

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Nova atualização do Corretor Ortográfico do OpenOffice !!!
« Resposta #4 Online: 20 de Dezembro de 2005, 23:21 »
Pois é, não temos ainda um dicionário perfeito para o OpenOffice. Já estive lendo relcamações no BR-Linux. E a equipe do OpenOffice_BR está devagar quase parando para disponibilizar um oficial, só dizem que estão trabalhando no dicionário e no corretor gramatical, mas sem nenhuma previsão do lançamento.

:(
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline rbrazileiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
    • http://www.geocities.com/rbrazileiro
Re: Nova atualização do Corretor Ortográfico do OpenOffice !!!
« Resposta #5 Online: 19 de Julho de 2006, 11:10 »
Como eu instalo esse Corretor Ortográfico?
Ricardo Brazileiro

"Eu acredito na liberdade"

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Nova atualização do Corretor Ortográfico do OpenOffice !!!
« Resposta #6 Online: 19 de Julho de 2006, 12:38 »
Como eu instalo esse Corretor Ortográfico?

Instale o BrOffice, já vem com a última versão do Corretor ortográfico e gramatical. Mas para isso retire o OpenOffice do Ubuntu antes. Dá uma olhada neste tópico:

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=7880.0
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2