Pessoal, depois de muuuuito tempo, resolvi compilar o kernel aqui. Vou compilar o kernel 3.9 do Ubuntu via git, sem patches, até porque o BFQ não foi lançado ainda para o 3.9 e eu já estou usando a versão pré-compilada e estou muito satisfeito.
Usando o .config deste kernel compilado, percebi que em I/O Scheduler a opção "deadline" está selecionada, ao invés do tradicional "CFQ". O que vocês acham?
Vampire, dá uma lida no meu novo tuto, item 7:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,105729.0.html
Tópico de tirar o fôlego, hein.
Parabéns!
Entendi a do deadline. Já havia compilado aqui com ele e estou usando, mas meu PC é i7. Vou tentar gerar umas isos do Lineduc para testar em máquinas mais modestas.
Estou tentando upar para o PPA também, mas sempre dá um erro no finalzinho 
E o BFQ? Ainda vale a pena? Como ele organiza?
O BFQ é melhor ainda para velocidade!
Ele faz escalonamento hierárquico com Cgroups, foi pensando pra ser de baixa latência e dá prioridade a áudio e vídeo, ainda por cima o desenvolvedor garante que ele vai agir como um CFQ, ou seja, sem criar gargalos para o sistema!
Dá pra acreditar em tudo isso?
Só sei que meu Core i7 nunca foi tão rápido quanto com a dupla BFS + BFQ!
Os escalonadores padrões são lentos!
Tô testando o pf-kernel. Achei que nem ia dar boot, peguei um pacote binário para o Ubuntu pra ver como era.
Não é o mais rápido, mas pra resistir a muitas requisições ao sistema como se não fosse nada ainda não vi igual! É incrível.
E pra durar a bateria do meu Netbook também fiquei boquiaberto, agora meu Netbook rende igual ao Windows 7!