Autor Tópico: Problemas com placa Via Chrome 9  (Lida 2393 vezes)

Offline gustavokrm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Problemas com placa Via Chrome 9
« Online: 12 de Maio de 2011, 16:06 »
Bom dia/tarde/noite a todos..

Após pesquisar demais, passar noites mexendo e passando raiva, resolvi perguntar aqui.. vai que alguém me ajuda.
O negócio é o seguinte.. tenho um Laptop da Toshiba comprado em 2009.. ele até que é bom.. os gráficos não são aquela coisa ( Windows com Aero ficava pesado mas funcionava ), mas agora, formatei e coloquei Ubuntu 10.10 em dual boot e ficou ótimo. Só existe um porém.. os gráficos ficam todos zoados.. As fontes, a resolução e tudo mais só ficam corretos quando eu plugo um monitor externo ( daquele modelo antigo com tubo catódico ). No monitor do meu laptop, fica tudo estranho, com a resolução máxima sendo 1280 x 760, sendo que a resolução normal dele deveria ser 1280 x 800. Ah, e quando eu conecto o monitor, aparece a msg: "Xserver does not support size requested".

Quando eu preciso levar o laptop para a faculdade, preciso iniciar o Ubuntu em modo recovery para que ele funcione, caso contrário, vou ter uma tela preta...

Já vi que precisava digitar comandos mil, nenhum adiantou.

Quando digito o lshw -C video, aparece isso:

*-display UNCLAIMED     
       description: VGA compatible controller
       product: CN896/VN896/P4M900 [Chrome 9 HC]
       vendor: VIA Technologies, Inc.
       physical id: 0
       bus info: pci@0000:01:00.0
       version: 01
       width: 32 bits
       clock: 66MHz
       capabilities: pm agp agp-2.0 vga_controller bus_master cap_list
       configuration: latency=32 mingnt=2
       resources: memory:c0000000-dfffffff memory:f8000000-f8ffffff

E no menu sistema, o meu monitor aparece como desconhecido, sem opção nenhuma. O engraçado é que quando eu plugo o monitor externo, pelo menos aparecem as informações de resolução e taxa de atualização.

O que devo fazer para resolver isso? Já tentei de tudo mesmo e nada. Não tenho como comprar outro laptop e queria continuar com o Ubuntu nele..

Grato.

Offline Tiago_eco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Problemas com placa Via Chrome 9
« Resposta #1 Online: 06 de Agosto de 2011, 12:00 »
Ola, não sei se ainda checa este tópico, mais estou tendo o mesmo problema que você, estou a muiiiiiiiiito tempo brigando pra deixar o driver de video desta placa redondinho. Também tenho um notebook toshiba modelo IS 1462. Uso o ubuntu 10.04 LTS. Baixei o driver no site da via, instalei, segui os passos, rodei tudo que é forum que se possa imaginar.kkkk..e até agora nada. Queria ativar a extensão XRandR para conseguir mudar as resoluções do monitor. Achei um xorg.conf de um site criado para este notebook (http://sites.google.com/site/sti1462/xorg-conf). Consegui fazer o driver funcionar, porém sem o tal RandR, que quando ativo no xorg.conf o note não inicia. Vou continuar minha luta e caso consiga alguma resposta posto o resultado, e caso voce tenha conseguido arrumar poste aqui também o resultado.

Até mais. ???

Offline gustavokrm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Problemas com placa Via Chrome 9
« Resposta #2 Online: 07 de Agosto de 2011, 17:37 »
É.. a minha solução foi comprar um notebook da Dell xD
Realmente, placas Via Chrome não funcionam mesmo.. inclusive, ela tem desempenho ruim até no Aero do Windows..

Offline Tiago_eco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Problemas com placa Via Chrome 9
« Resposta #3 Online: 08 de Agosto de 2011, 11:33 »
Putz que solução fantastica..kkkkkkkk..eu ainda não pude fazer isto..mais assim que puder..nem pensarei..então cara...eu consegui alguma coisa aqui este fds...por incrivel que pareça...(não sei se isto é muito..mais pra mim foi..kkk..)..consegui rodar cs em resolução melhor que no windows..com o driver da via instalado...mais foi uma briga de quase uma semana pra resolver isto...só não conseguir ativar o RandR nele..não sei o pq...mais também não quero nem mexer mais nisto...to satisfeito com o que consegui...consegui rodar videos com qualidades satisfatórias...

abraços..