Autor Tópico: Criação de uma rede doméstica.  (Lida 2195 vezes)

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Criação de uma rede doméstica.
« Online: 11 de Abril de 2011, 08:03 »
Bom dia galera =)

Eu sei que existem váários tópicos sobre criação de redes domésticas, porém todas que encontrei tem 2 anos eu mais.
E a rede que eu quero criar aqui não envolve o compartilhamento de HDs, afinal meu HD só tem 2 partições, a raiz e a /home, então sem espaço para compartilhar partições.
Eu só queria que o acessar a internet wireless com o meu notebook e se possível compartilhar a impressora.

A "rede" aqui ta assim:
Tem o modem da GVT, e este vai no roteador D-Link que pelo cabo RJ 45 conecta no meu desktop, portanto meu Desktop usa uma conexão com cabos. O que eu queria era disponibilizar essa internet via wireless pelo D-Link.
Como sou uma ANTA em redes, vim pedir uma luz, algo que desse a direção pq não estou sabendo identificar algo prático para o meu "problema".

Obrigado.


edit: hauahua, isso é legal, consegui acessar a rede wireless pelo notebook, só falta configurar para compartilhar a impressora e acredito que seja pelo samba correto?
« Última modificação: 11 de Abril de 2011, 08:29 por Gunss »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Criação de uma rede doméstica.
« Resposta #1 Online: 11 de Abril de 2011, 12:05 »
As duas máquinas usam Linux? Se for, vc pode compartilhar a impressora diretamente pelo CUPS.

Se a máquina onde a impressora está instalada for Windows, vc vai acessá-la no cups como "smb://endereço".

Se for ao contrário, vc vai configurar a impressora no cups e distribuí-la no samba.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Criação de uma rede doméstica.
« Resposta #2 Online: 11 de Abril de 2011, 12:54 »
O meu PC usa linux, já o notebook usa Win7.

Lendo aqui sobre o samba, separei a pasta /home/usario/Pública para poder compartilhar arquivos entre as pessoas que se conectaram a minha rede.

Estou lendo esse tutorial:
http://www.hardware.com.br/artigos/servidor-rede-local/


Se o amigo zekkerj quiser acrescentar algo, por favor fique a vontade, será de muuuita ajuda já que é a primeira vez que mexo com redes. E to apanhando feio para conseguir compartilhar essa pasta pelo samba, para poder acessa-la do notebook.

Estou apanhando de um lado e do outro... não consigo criar essa rede... compartilhar essas pastas é mais dificil que eu pensava...
« Última modificação: 11 de Abril de 2011, 14:12 por Gunss »

Offline Perim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Criação de uma rede doméstica.
« Resposta #3 Online: 11 de Abril de 2011, 16:33 »
Boa tarde!!
Sou novo aqui e também tenho problemas com minha rede domestica , no meu caso quero montar um servidor de arquivos para servir do ubuntu que esta no meu server para outras máquinas windows ou linux , como disse o amigo acima também não achei nada atual como por exemplo alguma coisas sobre a versão 10.10 do ubuntu, já tentei o samba, já alterei  as configurações mas quando eu vou acessar o servidor via samba ele da uma mensagem dizendo não foi possível montar o caminho e tal.

Será que alguém pode me dar uma luz também ou me indicar um link para que eu consiga montar essa rede?!!!