Autor Tópico: Notícias do Front! - Edgy Eft.  (Lida 9999 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Notícias do Front! - Edgy Eft.
« Online: 13 de Julho de 2006, 10:35 »
Mais algumas notícias fresquinhas do desenvolvimento do Edgy Eft. Ao que tudo indica, realmente será a melhor versão do Ubuntu até agora.

Listarei apenas as que mais interessam ao usário final:

- Instalação dos Codecs multimídia facilitada. É isso mesmo, você leu certo. Hoje o Ubuntu apenas retorna mensagens de que não suporta um determinado formato de arquivo multimídia, mas não dá indicação do que você precisa fazer para isso funcionar. A intenção agora é que ele aponte quais os pacotes necessários para que você possa reproduzir tal formato de arquivo. E não é só isso! Sente-se para não cair da cadeira!

- Tornar padrão as customizações mais usadas pelos usuários do Ubuntu. É o trabalho da comunidade Ubuntu sendo levada à sério pela Canonical. Vou trocar essa em miúdos. Lembram-se do EasyUbuntu, o Automatix e o  Ubuntuguide? Sim, senhoras e senhores, está em estudo a oficialização e inclusão por padrão de todos essas ferramentas ou pelo menos a inclusão de uma parte de cada um deles no Edgy. Querem deixá-los ainda mais polidos e oficializados! É por essas e por outras que o Ubuntu é meu SO preferido! Onde mais vocês já viram isso? Ainda em pé? Mas sua visão está ficando turva? É melhor sentar para não cair com a próxima notícia!

- Recomendação de pacotes para instalação ou remoção. Vamos a dois exemplos práticos para melhor entendimento. 1)Maria não quer o Evolution instalado, mas também não quer remover o pacote ubuntu-desktop. Hoje, como o Evolution é uma pacote recomendado pelo Ubuntu-desktop, o ubuntu-desktop seria removido junto com o Evolution.  A intenção é deixar apenas o Evolution ser removido, e o usário escolher se quer ou não remover o Ubuntu-desktop. 2) João instala o Totem, que  recomenda a instalação de vários codecs e outras dependências necessárias para o seu correto funcionamento! Nossas preces foram ouvidas!!!!!  Pronto, pode se acalmar agora!  ;D ;D ;D

- Remoção automática de dependências.  Os pacotes que eram dependências de uma determinada aplicação, serão automaticamente removidos junto com à aplicação. Mais economia de espaço para o seu Disco Rígido!

- Inclusão do Kernel Xen para fácil uso de máquinas virtuais.


- Grub mostrará ainda menos mensagens. Ainda não se trata de um "Grub gráfico", mas estão procurando mostrar o menor número possível da sopa de letrinhas do Grub. Com isso apenas em caso de problemas é que as mensagens poderiam ser lidas, ou então o usuário escolhe se quer continuar vendo as mensagens do Grub ou não.

- Boot do Live-CD ainda mais rápido!

- Melhoramentos no Suporte a Tecnologia Assistiva no Live-Cd do Edgy Eft.

- Suporte completo a vários idiomas na versão em DVD. Por falta de espaço no CD, geralmente o suporte a idiomas é quem paga a conta, sendo retirado por padrão na versão em CD. Obrigando com isso o usuário a instalar o suporte completo depois do sistema instalado. Como espaço não é problema para a versão em DVD, ela terá os vários idiomas suportados pelo Ubuntu dentro do DVD.


Por hoje é só pessoal! Assim que souber de mais novidades estarei postando aqui!

Já ia esquecendo, para não dizer que eu estou delirando, com muita febre, tá aqui o link para quem quiser ler isso tudo e muito mais do que estão preparando para o Edgy (tudo em inglês é claro): https://launchpad.net/distros/ubuntu/edgy/+specs

Como diria o Senhor Spock: Vida e Longa e próspera ao Ubuntu!   ;D
« Última modificação: 13 de Julho de 2006, 10:54 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline usifoto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 320
    • Ver perfil
Re: Notícias do Front! - Edgy Eft.
« Resposta #1 Online: 13 de Julho de 2006, 13:14 »
Boas novas, sem dúvida.

Citar
- Remoção automática de dependências.  Os pacotes que eram dependências de uma determinada aplicação, serão automaticamente removidos junto com à aplicação. Mais economia de espaço para o seu Disco Rígido!

O Linux possui algum dispositivo que impeça que dependências que sirvam a mais de um programa sejam desinstaladas, o que deixaria a aplicação remanescente com problemas? Antigamente isso acontecia no Windows.

Offline mrbin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 229
    • Ver perfil
    • somnium
Re: Notícias do Front! - Edgy Eft.
« Resposta #2 Online: 13 de Julho de 2006, 14:23 »
Que beleza, hein? Previsão pra daqui a 6 meses, né?

Eu amo o Ubuntu.
Ubuntu user nº 4141
Since 2004

Offline gaijin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 182
  • Katsujinken
    • Ver perfil
Re: Notícias do Front! - Edgy Eft.
« Resposta #3 Online: 13 de Julho de 2006, 16:45 »
Vão lançar em dezembro? Presente de natal pra comunidade linux.  ;D
"Conhece-te a ti mesmo." Oráculo de Delfos

Como proceder quando tenho uma dúvida? (7 passos) http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=8212.0

Offline Perícope

  • Vivendo e aprendendo... Liga dos Dinos
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 299
    • Ver perfil
Re: Notícias do Front! - Edgy Eft.
« Resposta #4 Online: 13 de Julho de 2006, 17:09 »
Listarei apenas as que mais interessam ao usário final:

E não é só isso! Sente-se para não cair da cadeira!

É por essas e por outras que o Ubuntu é meu SO preferido! Onde mais vocês já viram isso? Ainda em pé? Mas sua visão está ficando turva? É melhor sentar para não cair com a próxima notícia!

Nossas preces foram ouvidas!!!!!  Pronto, pode se acalmar agora!  ;D ;D ;D

Simplesmente sensacional! Cada vez mais o Ubuntu se torna acessível, inteligente, fácil e lógico de usar, compreensível e transparente mesmo para os menos habilidosos e experientes!

Não poderíamos terminar o ano com notícia melhor!
Usuário Linux n. 414104 - Usuário Ubuntu n. 3048
| Não tenha pressa: pesquise no fórum primeiro! |

Offline jc87

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Notícias do Front! - Edgy Eft.
« Resposta #5 Online: 13 de Julho de 2006, 20:26 »
mrbin  gaijin estão errados , o Ubuntu normalmente segue um calendário de lançamentos a cada 6 meses coordenado com o lançamento das novas versões do Gnome , mas como o prazo de desenvolvimento do Dapper Drake foi esticado o Edgy Elf irá estar em desenvolvimento por um período inferior e servirá como teste a uma data de brinquedos novos.

A própria numeração das releases depende da data lançamento , Edgy Elf  6.10 = Outubro (10º mês) de 2006

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Re: Notícias do Front! - Edgy Eft.
« Resposta #6 Online: 13 de Julho de 2006, 21:42 »
Agradável notícia!
Conseguindo ainda melhorar o que já era bom!
Esta evolução tão rápida do Ubuntu está incomodando até os concorrentes do soft livre!
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline gaijin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 182
  • Katsujinken
    • Ver perfil
Re: Notícias do Front! - Edgy Eft.
« Resposta #7 Online: 13 de Julho de 2006, 22:19 »
mrbin  gaijin estão errados , o Ubuntu normalmente segue um calendário de lançamentos a cada 6 meses coordenado com o lançamento das novas versões do Gnome , mas como o prazo de desenvolvimento do Dapper Drake foi esticado o Edgy Elf irá estar em desenvolvimento por um período inferior e servirá como teste a uma data de brinquedos novos.

A própria numeração das releases depende da data lançamento , Edgy Elf  6.10 = Outubro (10º mês) de 2006

Ok, eu pensei que eles continuariam com o esquema dos seis meses. Bom, o quanto antes sair o SO, melhor. Atento à bugs, claro.
"Conhece-te a ti mesmo." Oráculo de Delfos

Como proceder quando tenho uma dúvida? (7 passos) http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=8212.0

Offline Perícope

  • Vivendo e aprendendo... Liga dos Dinos
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 299
    • Ver perfil
Re: Notícias do Front! - Edgy Eft.
« Resposta #8 Online: 13 de Julho de 2006, 22:54 »
A própria numeração das releases depende da data lançamento , Edgy Elf  6.10 = Outubro (10º mês) de 2006

Confirmando a informação (melhor ainda do que sair em dezembro):


Edgy overview

Ubuntu 6.10 (Edgy) is expected to be released in October 2006. In the wake of the release of Ubuntu 6.06 LTS, Edgy will include more aggressive new features which were not feasible for an LTS release.

(https://launchpad.net/distros/ubuntu/edgy)
Usuário Linux n. 414104 - Usuário Ubuntu n. 3048
| Não tenha pressa: pesquise no fórum primeiro! |

Piras

  • Visitante
Re: Notícias do Front! - Edgy Eft.
« Resposta #9 Online: 14 de Julho de 2006, 02:49 »
galactus,

As  notícias do front são realmente boas e você é realmente um excelente "correspondente de guerra"!



Agora, em relação às novidades:

Citar
"Instalação dos Codecs multimídia facilitada(...) Hoje o Ubuntu apenas retorna mensagens de que não suporta um determinado formato de arquivo multimídia, mas não dá indicação do que você precisa fazer para isso funcionar. A intenção agora é que ele aponte quais os pacotes necessários para que você possa reproduzir tal formato de arquivo.

Para mim, isto corresponde a uma conciliação perfeita entre a adesão do Ubuntu aos princípios do software livre - adesão que respeito - e a meta de produzir uma distribuição mais amigável.
Instalar os codecs de um repositório ou CD não custa nada. A pior coisa em relação ao suporte multimídia é realmente a ignorância com relação aos decodificadores e bibliotecas necessárias para que as coisas funcionem.

Citar
Tornar padrão as customizações mais usadas pelos usuários do Ubuntu (...) Lembram-se do EasyUbuntu, o Automatix e o  Ubuntuguide? (...) está em estudo a oficialização e inclusão por padrão de todos essas ferramentas  ou pelo menos a inclusão de uma parte de cada um deles no Edgy

Melhor impossível, especialmente se os riscos inerentes ao emprego de algumas destas ferramentas forem reduzidos.

Citar
Remoção automática de dependências.  Os pacotes que eram dependências de uma determinada aplicação, serão automaticamente removidos junto com à aplicação.

Excelente notícia, especialmente para quem se preocupa em ter um sistema bem magro, como é o meu caso. Praticamente liquida a necessidade de expedientes como o uso do deborphan/gtkorphan. Mas eu imaginava que fosse coisa tão difícil de implementar que nem sonhava com isto para os próximos anos.

Mas será que tal mundança implicará na substituição da dupla apt-get/Synaptic? O próprio galactus havia feito referência em outra mensagem a possibilidade de ser adotado o Smart como gerenciador de pacotes. No entanto, que eu saiba, o Smart não conta com esta funcionalidade. Ou trata-se de um patch a ser aplicado ao apt-get. Alguém sabe algo a respeito?

Citar
- Grub mostrará ainda menos mensagens. Ainda não se trata de um "Grub gráfico", mas estão procurando mostrar o menor número possível da sopa de letrinhas do Grub. Com isso apenas em caso de problemas é que as mensagens poderiam ser lidas, ou então o usuário escolhe se quer continuar vendo as mensagens do Grub ou não.

A sopa não me incomoda tanto. Em relação a outras telas de arranque (boot), a do Ubuntu tem pelo menos o mérito da originalidade. A mesmice neste campo é esmagadora...

Citar
Boot do Live-CD ainda mais rápido!

Penso que para uma boa parte dos usuários seria melhor dizer "boot do Live-CD menos lento"...

Citar
Suporte completo a vários idiomas na versão em DVD. Por falta de espaço no CD, geralmente o suporte a idiomas é quem paga a conta, sendo retirado por padrão na versão em CD. Obrigando com isso o usuário a instalar o suporte completo depois do sistema instalado. Como espaço não é problema para a versão em DVD, ela terá os vários idiomas suportados pelo Ubuntu dentro do DVD.

Os que não dispõem de banda larga também são seres humanos, não?

____

Ah, sim: uma nova versão em outubro depois de outra em junho é, como diria o finado Athayde Patreze, um luxo!
« Última modificação: 14 de Julho de 2006, 02:51 por Piras »

Offline gaijin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 182
  • Katsujinken
    • Ver perfil
Re: Notícias do Front! - Edgy Eft.
« Resposta #10 Online: 14 de Julho de 2006, 19:29 »
Pra mim, seria excelente se iniciarem a distribuição de DVDs pelo Ship It (K)Ubuntu. Um grande favor à gente que não têm acesso a internet ou só tem acesso a internet discada.
"Conhece-te a ti mesmo." Oráculo de Delfos

Como proceder quando tenho uma dúvida? (7 passos) http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=8212.0

Offline TIGOS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
Re: Notícias do Front! - Edgy Eft.
« Resposta #11 Online: 15 de Julho de 2006, 00:37 »
Mal configurei o Dapper do jeito que eu queria.. ta perfeito... e ja ta pra vir outro? mas que $%#$%#

Nao falaram que o Dapper iria "durar" mais? Estranho ja estarem comentando de novo lançamento tão cedo...

Eu fico danado com isso pelo seguinte: Você vai, instala, configura tudo bunitinho, atualiza, bota seus apps favoritos, e depois vem outra versão do SO e você tem que instalar tudo do zero?! Ja que pelo visto esse negócio de "distro upgrade" ainda não ta 100%


T+
« Última modificação: 15 de Julho de 2006, 00:40 por TIGOS »

Offline gaijin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 182
  • Katsujinken
    • Ver perfil
Re: Notícias do Front! - Edgy Eft.
« Resposta #12 Online: 15 de Julho de 2006, 00:53 »
Mal configurei o Dapper do jeito que eu queria.. ta perfeito... e ja ta pra vir outro? mas que $%#$%#

Nao falaram que o Dapper iria "durar" mais? Estranho ja estarem comentando de novo lançamento tão cedo...

Eu fico danado com isso pelo seguinte: Você vai, instala, configura tudo bunitinho, atualiza, bota seus apps favoritos, e depois vem outra versão do SO e você tem que instalar tudo do zero?! Ja que pelo visto esse negócio de "distro upgrade" ainda não ta 100%


T+

O que vai durar é o suporte oficial dele. Se eu não me engano, vai durar 3 anos. Atualização de repositórios e tudo. Você pode continuar a usar tranqüilamente.  ;)
"Conhece-te a ti mesmo." Oráculo de Delfos

Como proceder quando tenho uma dúvida? (7 passos) http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=8212.0

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Re: Notícias do Front! - Edgy Eft.
« Resposta #13 Online: 15 de Julho de 2006, 21:09 »
Mal configurei o Dapper do jeito que eu queria.. ta perfeito... e ja ta pra vir outro? mas que $%#$%#
O Dapper vai ficar 3 anos com suporte, aqueles que não gostam de trocar de versão podem ficar tranquilos.
Versões continuam surgindo a cada 6 meses para manter o Ubuntu na frente. Mas. a depender do caso, pode-se permanecer com a versão antiga por mais tempo.
O Soft livre é assim, evolui muito mais rápido. Quem se acomoda fica para trás.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline gony64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 558
    • Ver perfil
Re: Notícias do Front! - Edgy Eft.
« Resposta #14 Online: 15 de Julho de 2006, 21:15 »
Mal configurei o Dapper do jeito que eu queria.. ta perfeito... e ja ta pra vir outro? mas que $%#$%#
O Dapper vai ficar 3 anos com suporte, aqueles que não gostam de trocar de versão podem ficar tranquilos.
Versões continuam surgindo a cada 6 meses para manter o Ubuntu na frente. Mas. a depender do caso, pode-se permanecer com a versão antiga por mais tempo.
O Soft livre é assim, evolui muito mais rápido. Quem se acomoda fica para trás.

entendi agora... :o ;)