Autor Tópico: Qual melhor Ambiente gráfico?  (Lida 9780 vezes)

bawlaw

  • Visitante
Re: Qual melhor Ambiente gráfico?
« Resposta #15 Online: 08 de Abril de 2011, 10:20 »
gnome - o ambiente preferido da grande maioria dos usuarios, é mais limpo, com menos opçoes que necessitem de interferencia do usuario e com opçoes de customizaçao pesadas mais "escondidas". a filosofia do gnome foca na usabilidade basica do sistema, ou seja, o sistema tenta ser o mais utilizavel possivel sem necessitar de configuraçoes pelo usuario. atualmente uso no trabalho.

kde - o segundo ambiente mais usado no linux, tem uma filosofia diferente do gnome, acredita que o usuario deve moldar o sistema a si, com isso tem uma serie enorme de configuraçoes que se pode fazer, sendo essas configuraçoes mais "a vista" do usuario. considero um ambiente bom, mas na sua versao 4 acho que ainda carece de maturidade. uso no meu notebook, tende a ser mais rapido que o gnome.

lxde - baseado na biblioteca gtk, assim como o gnome, usa um gerenciador de janelas estremamente leve e rapido, seu foco é na velocidade e num ambiente mais "magro" do que os dois acima, a quantidade de recursos e configuraçoes é menor que a do gnome mas tem mais opçoes de customizaçao ao alcance do usuario do que ele. infelizmente é muito verde ainda, faltam aplicativos basicos (gerenciador de redes) e voce acaba tendo de usar muitos programas do gnome, o que uma hora levanta a pergunta de por que nao usar logo o gnome.

os outros ambientes graficos como o xfce sao muito espartanos e um pouco alienigenas, esses tres sao os que mais indico para iniciantes. atualmente nenhum deles me agrada completamente, o gnome chega perto mas a filosofia de minimalismo da equipe as vezes é meio sem logica, mesmo assim ainda é o ambiente mais recomendado a iniciantes na minha opniao.

Muito bom heim!
Nunca tinha visto um resumo tao bem feito dos 3  ;D

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Qual melhor Ambiente gráfico?
« Resposta #16 Online: 08 de Abril de 2011, 10:51 »
gnome - o ambiente preferido da grande maioria dos usuarios, é mais limpo, com menos opçoes que necessitem de interferencia do usuario e com opçoes de customizaçao pesadas mais "escondidas". a filosofia do gnome foca na usabilidade basica do sistema, ou seja, o sistema tenta ser o mais utilizavel possivel sem necessitar de configuraçoes pelo usuario. atualmente uso no trabalho.

kde - o segundo ambiente mais usado no linux, tem uma filosofia diferente do gnome, acredita que o usuario deve moldar o sistema a si, com isso tem uma serie enorme de configuraçoes que se pode fazer, sendo essas configuraçoes mais "a vista" do usuario. considero um ambiente bom, mas na sua versao 4 acho que ainda carece de maturidade. uso no meu notebook, tende a ser mais rapido que o gnome.

lxde - baseado na biblioteca gtk, assim como o gnome, usa um gerenciador de janelas estremamente leve e rapido, seu foco é na velocidade e num ambiente mais "magro" do que os dois acima, a quantidade de recursos e configuraçoes é menor que a do gnome mas tem mais opçoes de customizaçao ao alcance do usuario do que ele. infelizmente é muito verde ainda, faltam aplicativos basicos (gerenciador de redes) e voce acaba tendo de usar muitos programas do gnome, o que uma hora levanta a pergunta de por que nao usar logo o gnome.

os outros ambientes graficos como o xfce sao muito espartanos e um pouco alienigenas, esses tres sao os que mais indico para iniciantes. atualmente nenhum deles me agrada completamente, o gnome chega perto mas a filosofia de minimalismo da equipe as vezes é meio sem logica, mesmo assim ainda é o ambiente mais recomendado a iniciantes na minha opniao.

Muito bom heim!
Nunca tinha visto um resumo tao bem feito dos 3  ;D

Concordo. Resumo muito bom mesmo.

Quanto ao colega que começou o post, vou dar meu depoimento, de usuário não-técnico que já usa o Ubuntu há mais de 2 anos. Neste período, eu testei quase todos os ambientes. Só dei uma olhada no LXDE e no XFCE e os abandonei bem rapidamente pois no meu desktop e no netbook não me pareceram que melhorou tanto assim o desempenho (lembrem-se, estou falando como usuário e não como técnico que conhece o que tem dentro do "motor" de cada um deles).

Em jan/2010, experimentei o KDE instalando-o no Ubuntu com o Gnome já instalado (como alguém sugeriu em algum post aí atrás). Como foi alertado, o desktop ficou bagunçado. O relato desta minha experiência pode ser lido aqui: Re: Trocar Gnome por KDE no Ubuntu 9.04

Em resumo, preferi ficar no Gnome mesmo e, na instalação seguinte do Ubuntu (acho que foi o 10.04), deixei só o Gnome que atende melhor às minhas necessidades.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1