Autor Tópico: Inicialização do Sistema sempre com vários "replaying journal". É normal?  (Lida 1343 vezes)

Offline pierre_mark

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Olá,

Gostaria primeiro de me apresentar e gentilmente pedir um conselho.

Sou fã do Linux a algum tempo (desde de 2006 com o Kurumin) e já estou usando Kubuntu desde a versão 7.10, aprendendo cada dia um pouco mais.

Tenho 3 instalações no mesmo HD, sendo:
- Kubuntu 8.04 em uma partição Reiserfs
- Kubuntu 10.04 em uma partição Reiserfs
- Ubuntu 10.10 em uma partição ext4

Em todas elas a pasta home está em uma partição separada, além de ter ainda outras partições "compartilhadas" para fotos, músicas e arquivos.

No Total são 12 partições (incluindo a SWAP).

De uns tempos para cá a inicialização das distros estava demorando mais que o normal, resolvi então ver o log e me deparei com vários "File System not clean - replaying journal" ocorrendo, ora em uma partição, ora em outra.

Passei o "fsck" através de uma distro "live cd" e, aparentemente, tudo está ok. Sem nenhum bad block.

Mas ainda fiquei encucado. Não era para aparecer esta operações do journal quando existe algum problema tipo "falta de luz", "desligamento forçado" etc.? É normal acontecer sempre em todas as inicializações?

Estou perguntando isto porque estou desconfiado que o HD está dando sinais de pifar.

O que vocês acham?  ???