Autor Tópico: [Resolvido] Logar ubuntu server em rede  (Lida 4373 vezes)

Offline Eduardof

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
  • Usuario Linux
    • Ver perfil
    • Poemas e Pensamentos
[Resolvido] Logar ubuntu server em rede
« Online: 05 de Abril de 2011, 17:03 »
Bom pessoal, vou fazer uma descrição de como esta a rede aqui.

Existe um servidor com o Windows 2003 server instalado onde ficam os dados da empresa.
Existe outro servidor trabalhando como proxy, esse tem o fedora rolando com squid. Porem essa maquina foi o antigo responsável pela informática da empresa, mas pelo que percebi contem muitos erros. Para eu não desligar o servidor proxy e deixar a rede que esta apresentando erro eu decidi montar outro servidor que irá substituir o fedora, dei preferencia ao ubuntu server 10.10 que é a versão que tenho utilizado.

Todas as estações de trabalho da empresa são windows e para entrar na rede elas precisam logar no windows server, sendo assim, o servidor que estou montando esta no local de uma das estações de trabalho, iniciando um problema que eu não consegui resolver, mas com certeza alguém aqui sabe.

Preciso fazer com que esse servidor temporáriamente logue-se em uma rede windows, com um nome de usuario, senha e o grupo da rede. Como fazer isso via terminal?

Desde já sou grato.
« Última modificação: 11 de Abril de 2011, 08:32 por Eduardof »
“Assim que nascemos, choramos por nos vermos neste imenso palco de loucos” (William Shakespeare)

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Logar ubuntu server em rede
« Resposta #1 Online: 05 de Abril de 2011, 17:53 »
Olá Eduardof,

A rigor, você não precisa disso, principalmente se essa máquina vai atuar como servidor. Você precisaria apenas em duas situações: primeiro, se essa máquina fosse atuar como estação de trabalho, inclusive acessando os arquivos no servidor corporativo.

Segundo, se sua rede local estivesse configurada pra exigir autenticação 802.1x, o que não deve ser o seu caso (é?).

Assim, a menos que você esteja implantando isso como política de acesso, isso não é necessário.

Isto posto... pra fazer isso, você vai precisar do Winbindd, que é parte do pacote Samba. Não tenho detalhes agora sobre como ele é configurado, mas você pode encontrá-los facilmente pela internet.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Eduardof

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
  • Usuario Linux
    • Ver perfil
    • Poemas e Pensamentos
Re: Logar ubuntu server em rede
« Resposta #2 Online: 05 de Abril de 2011, 21:16 »
Obrigado zekkerj, já é uma luz, um caminho em que devo seguir.

Realmente essa maquina não vai ficar onde esta ligada, ela esta ocupando uma estação de trabalho até que eu tenha terminado de configura-lá, logo ela ira substituir o servidor que esta agindo como proxy. A dificuldade maior que estava tendo é que a maquina esta conectada a rede, mas por não fazer o logon no windows não consigo conecta-lá a internet, sendo assim, não consegui instalar os pacotes que preciso para configurar.

Mas obrigado mesmo, irei pesquisar a alternativa que você comentou e coloco aqui o resultado.

Abraços
“Assim que nascemos, choramos por nos vermos neste imenso palco de loucos” (William Shakespeare)

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Logar ubuntu server em rede
« Resposta #3 Online: 05 de Abril de 2011, 22:29 »
Vcs usam proxy autenticado?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Eduardof

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
  • Usuario Linux
    • Ver perfil
    • Poemas e Pensamentos
Re: Logar ubuntu server em rede
« Resposta #4 Online: 06 de Abril de 2011, 08:48 »
Na verdade não, o proxy aqui estava bloquando por ip.

A instalação que possui nesta rede esta bem ruim, esse é o motivo de eu estar trocando, como falei o bloqueio era por ip e não existe nenhum servidor dhcp instalado, o que deixa muito facil burlar.

Pelo que consegui entender da rede, pode ser que exista alguma autenticação com o windows server, irei verificar isso agora no periodo da manhã.

Vlw
“Assim que nascemos, choramos por nos vermos neste imenso palco de loucos” (William Shakespeare)

Offline FaBMak

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 722
    • Ver perfil
    • fabmak://website
Re: Logar ubuntu server em rede
« Resposta #5 Online: 06 de Abril de 2011, 09:13 »
Essa máquina (futuro servidor) para acessar a internet deve precisar passar pelo servidor W2003 e proxy. A melhor saída seria ligar diretamente à internet, até porque vai ser assim que ela vai funcionar, assim vc evita de ficar instalando soluções que depois não vai precisar, deixando serviços ligados em necessidade.
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website | http://twitter.com/fabmak

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Logar ubuntu server em rede
« Resposta #6 Online: 06 de Abril de 2011, 11:23 »
Essa máquina (futuro servidor) para acessar a internet deve precisar passar pelo servidor W2003 e proxy. A melhor saída seria ligar diretamente à internet, até porque vai ser assim que ela vai funcionar, assim vc evita de ficar instalando soluções que depois não vai precisar, deixando serviços ligados em necessidade.
Onde eu assino?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Eduardof

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
  • Usuario Linux
    • Ver perfil
    • Poemas e Pensamentos
Re: Logar ubuntu server em rede
« Resposta #7 Online: 06 de Abril de 2011, 12:09 »
Então, o que saquei é o seguinte, aqui a rede esta usando um servidor de dominio para autenticar. Desculpe a falta de informação a principio, mas peguei o barco andando ai já viu né.

Então a rede que preciso logar é um servidor de dominio que pertence ao windows 2003 server.
“Assim que nascemos, choramos por nos vermos neste imenso palco de loucos” (William Shakespeare)

Offline FaBMak

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 722
    • Ver perfil
    • fabmak://website
Re: Logar ubuntu server em rede
« Resposta #8 Online: 06 de Abril de 2011, 21:52 »
Isso eu já tinha entendido, por isso meu comentário anterior.

Essa máquina (futuro servidor) para acessar a internet deve precisar passar pelo servidor W2003 e proxy. A melhor saída seria ligar diretamente à internet, até porque vai ser assim que ela vai funcionar, assim vc evita de ficar instalando soluções que depois não vai precisar, deixando serviços ligados em necessidade.

Não adianta vc configurar uma solução temporária, que vc vai ter que ajustar depois, no caso quando colocar essa máquina no lugar do proxy.
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website | http://twitter.com/fabmak

Offline valdineysr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 139
  • Linux para todos
    • Ver perfil
    • opengrafics-linux e atrelados gráficos.
Re: Logar ubuntu server em rede
« Resposta #9 Online: 10 de Abril de 2011, 19:54 »
Bom pessoal, vou fazer uma descrição de como esta a rede aqui.

Existe um servidor com o Windows 2003 server instalado onde ficam os dados da empresa.
Existe outro servidor trabalhando como proxy, esse tem o fedora rolando com squid. Porem essa maquina foi o antigo responsável pela informática da empresa, mas pelo que percebi contem muitos erros. Para eu não desligar o servidor proxy e deixar a rede que esta apresentando erro eu decidi montar outro servidor que irá substituir o fedora, dei preferencia ao ubuntu server 10.10 que é a versão que tenho utilizado.

Todas as estações de trabalho da empresa são windows e para entrar na rede elas precisam logar no windows server, sendo assim, o servidor que estou montando esta no local de uma das estações de trabalho, iniciando um problema que eu não consegui resolver, mas com certeza alguém aqui sabe.

Preciso fazer com que esse servidor temporáriamente logue-se em uma rede windows, com um nome de usuario, senha e o grupo da rede. Como fazer isso via terminal?

Desde já sou grato.

Olá! Pelo que eu entendi você vai usar uma máquina dedicada para proxy, porque então não usar um sistema pra isso. Já ouviu falar de ipcop?  ele é um solução de sistema operacional que já vem com um proxy embarcado e redondo pra usar.

ah se for usar ubuntu em empresa prefira as versões LTS ok.

um abraço. ;D


Valdiney Ribeiro
---------------------------------
Analista de Sistemas

Offline Eduardof

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
  • Usuario Linux
    • Ver perfil
    • Poemas e Pensamentos
Re: Logar ubuntu server em rede
« Resposta #10 Online: 11 de Abril de 2011, 08:32 »
Vlw a dica pessoal, deixei de lado essas configurações, peguei o fim de semana que a empresa estava fechada e aproveitei para fazer o que precisava.

O sistema ficou perfeito

Abraços
“Assim que nascemos, choramos por nos vermos neste imenso palco de loucos” (William Shakespeare)