Essa dica eu descobri após pesquisar em tudo que é blog, site, etc e seguir todas as dicas possíveis e imagináveis.
Acabei descobrindo, por acaso, o seguinte:
Uso multi-boot com Ubuntu 10.4, Windows 7 e Windows XP.
Se eu reinicio o notebook após usar o Windows 7 ou Windows XP e, em, seguida for para o Ubuntu a internet fica super lenta. Nesse caso eu desligo o note e, após alguns segundos, ligo novamente e vou direto para o Ubuntu. Aí sim, a internet volta a ficar normal.
Se o notebook estiver desligado e eu (após ligá-lo) for direto para o Ubuntu a internet sempre fica normal. O problema é se eu usar qualquer SO do Bill Gates, reiniciar e ir para o Ubuntu, aí a lentidão fica insuportável.
Só para esclarecer: meu provedor é a Jetcom (via rádio com cabo de rede) e uso um notebook CCE ACT-M5 (pois é, Comecei Comprando Errado...rs).
Espero que essa dica possa ajudar outros a resolverem o mesmo problema, sem que seja preciso baixar e instalar pacotes e programas e sem precisar mexer nas configurações da rede e/ou do Firefox ou outros browsers.
Resumindo:
Ligar notebook>>Ubuntu (internet normal)
Ligar notebook>>Windows 7 ou XP>>Reiniciar>>Ubuntu (internet lenta)
Ligar notebook>>Windows 7 ou XP>>Desligar notebook>>Ligar notebook>>Ubuntu (internet normal)
E, só por curiosidade, se estiver no Ubuntu, reiniciar e entrar em qualquer Windows (7 ou XP) a internet fica normal. É mole?
Bom, fica aí a dica, pessoal.
Um abraço e boa sorte!
Benneh Carvalho
sempirataria.wordpress.com