Autor Tópico: Ubuntu 6.06 no jornal O Estado de SP  (Lida 2380 vezes)

Offline KubLin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 428
    • Ver perfil
Ubuntu 6.06 no jornal O Estado de SP
« Online: 10 de Julho de 2006, 19:48 »
Ubuntu 6.06 no jornal O Estado de SP de 10/07/06, caderno Link pag. 11

Versão recém-lançada facilita instalação, mas o
suporte a formatos populares continua como obstáculo

by Maurício Moraes e Silva

Para enfrentar o poderoso Bill Gates e a Microsoft, que tal convocar um dos principais ativistas do século 20, o ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela? Pois o símbolo da luta contra o apartheid e Prêmio Nobel da Paz vestiu a camisa do software livre e virou garoto-propaganda do Ubuntu 6.06, nova versão de uma das mais populares distribuições do sistema operacional GNU/Linux, lançada no início do mês passado.

Para vencer resistências, a fabricante Canonical apostou em um processo de instalação muito mais simples. Colocar o Ubuntu em um computador agora ficou mais fácil do que instalar o Windows XP. E dá pra fazer isso enquanto você escreve um texto, navega na internet ou lê os seus e-mails.

O grande segredo dessa “virada” está no novo CD de instalação, que permite rodar o sistema sem copiá-lo para o disco rígido. Encomende-o, de graça, no endereço http://shipit.ubuntu.com (demora um mês) ou baixe da página oficial (www.ubuntu.com) e queime o arquivo ISO em um CD-R ou CD-RW – isso pode ser feito com softwares como o Nero.

Agora, basta reiniciar o micro, colocá-lo na bandeja e esperar o carregamento. Clique em “Start or Install Ubuntu” e, em poucos minutos, você estará no ambiente de ícones e janelas muito parecido com o usado no Windows e no Mac OS. O visual, aliás, foi bastante aprimorado e ficou mais agradável se comparado ao da versão anterior. O padrão de cores adotou um laranja menos gritante e os ícones ficaram mais coloridos.

Ali você poderá conhecer todos os programas que fazem parte do sistema operacional e usá-los. Entre os destaques estão as últimas versões do pacote de aplicativos de escritório OpenOffice, do navegador Firefox e de softwares igualmente bons mas menos conhecidos, como o mensageiro instantâneo Gaim e o editor de imagens Gimp. Você poderá ainda testar impressora, pen-drives, tocadores de MP3, celulares e câmeras digitais, entre outros dispositivos, para ver se são compatíveis com o Linux.

Na Área de Trabalho haverá uma pasta chamada “Examples”. Dentro dela você vai encontrar amostras de arquivos criados dentro do sistema operacional, como textos, apresentações, planilhas, músicas, imagens e desenhos. Há também um vídeo – é aí que entra o garoto-propaganda Nelson Mandela, que explica o significado da palavra “ubuntu”. O termo africano, sem tradução em português, significa uma mistura de solidariedade e cooperação.

Um observador mais atento notará, porém, a falta de arquivos na pasta “Examples” com formatos muito populares que não são livres, como o MP3. Esse ainda é um dos grandes obstáculos para a popularização do Ubuntu e de outros sistemas que têm como base o GNU/Linux. Problemas legais impedem que o suporte a MP3 e os decodificadores que permitem assistir a um DVD já venham com o sistema. Dá para resolver o problema (leia mais no site http://link.estadao.com.br), mas é um pouco trabalhoso e há quem alegue que, ao fazer isso, você cometerá um crime. A acusação, porém, é controversa.

Já os formatos adotados pelos documentos do Microsoft Office (DOC, PPT, XLS) e imagens em JPEG vão funcionar perfeitamente. Por isso, antes de instalar o sistema operacional, certifique-se de que seus arquivos conseguirão ser abertos depois. Se tiver dúvidas, faça uma busca na internet.

SEIS PASSOS
Logo abaixo da pasta “Examples” você verá o ícone de instalação. Clique nele e terá início o processo, dividido em apenas seis etapas. Da versão anterior (5.10) para a atual (6.06), a diferença em termos de facilidade deu um salto assustador. Se antes havia uma série de perguntas a responder, com telas azuis de dar medo, agora o programa resolve quase tudo sozinho e dentro de um ambiente gráfico. Não por acaso, a interface salvadora chama-se “Espresso”.

A primeira coisa a fazer é escolher o idioma da instalação. Selecione “Português do Brasil” e clique em “Forward”. Agora informe em que fuso horário do País você está localizado, indicando uma cidade correspondente no mapa-múndi. Dê “Avançar” outra vez e confira se o teclado detectado está correto. Se não estiver, basta escolher outro na lista. Siga adiante e preencha a ficha que aparecerá na tela com o seu nome, o login que usará para entrar no Ubuntu e a senha. Avance.

Agora vem o passo mais difícil: definir o local do disco rígido onde o Ubuntu será gravado. Se for instalá-lo junto com o Windows, escolha a opção “Redimensionar partição e usar o espaço liberado”, defina quanto quer deixar para o sistema da Microsoft – recomenda-se no mínimo uns 20 gigabytes – e dê “Ok”. Você também pode apagar o HD e deixar só o Ubuntu ou escolher a partição manualmente. Dê “Avançar”, confirme as escolhas no passo seguinte e dê “Install”. Pronto.

Quando estiver no sistema, você poderá baixar programas adicionais pela internet e instalar. Clique em “Aplicativos” e em “Adicionar/Remover”. Escolha o software que quiser e dê “Ok” e “Aplicar”. Digite sua senha e espere. Bem mais simples do que você pensava, não?

http://www.link.estadao.com.br/index.cfm?id_conteudo=7925

Automatix turbina o sistema operacional com MP3 e DVDs

Embora o Ubuntu já venha com os aplicativos que dão conta da maioria das tarefas de um usuário médio de computadores, faltam o suporte a MP3 e à leitura de DVDs e alguns programas populares difíceis de instalar em algumas distribuições GNU/Linux – como o Skype. Com a nova versão do Automatix (6.1), você consegue dar uma grande turbinada no sistema operacional. Vai ser difícil não conseguir rodar alguma coisa.

O pacote melhorou bastante. Uma das principais reclamações era a de que ele alterava algumas configurações importantes do Ubuntu, prejudicando o download de atualizações. Isso foi resolvido. Colocar o pacote no PC, porém, ainda depende de um pouco de conhecimento de computadores. É necessário digitar comandos do Linux, algo capaz de assustar iniciantes. Para ver as instruções completas, entre em http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=190025.

Depois de baixar e instalar, é só procurar pelo Automatix em “Aplicações” e “Ferramentas de Sistema”. Abra o programa. Ele avisará que instalar decodificadores de DVD e de arquivos do Windows é considerado ilegal em alguns países. Você pode prosseguir e optar por não incluir nada disso no sistema, mas saiba que a questão é bastante polêmica aqui no Brasil. Embora haja quem diga que isso fere a Justiça, também existem pessoas que defendem o contrário.

Em seguida, o programa abrirá uma janela. Ali você poderá escolher todos os aplicativos e melhorias que deseja instalar no Ubuntu. Algumas coisas são bastante interessantes para quem está acostumado a usar o Windows, como a possibilidade de apertar Ctrl+Alt+Del para reiniciar o micro ou forçar o fechamento de programas. Não falta ainda o suporte a Java e alguns plugins indispensáveis para o navegador Firefox. Clique em todos que quiser e dê “Ok”.

Algumas vezes o Automatix pedirá a sua senha. Digite e dê “Enter”. No resto do tempo, o programa vai fazer tudo sozinho. Existe ainda uma outra maneira de instalar formatos restritos, também um pouco trabalhosa. Você instala alguns pacotes de decodificadores na raça, mas demora bem menos do que o processo todo do Automatix. Para mais dicas, dê uma olhada na página http://help.ubuntu.com/community/RestrictedFormats. M.M.S.

http://www.link.estadao.com.br/index.cfm?id_conteudo=7927

   

   

Offline KurtKraut

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 307
    • Ver perfil
    • http://planeta.ubuntubrasil.org/author/5
Português
« Resposta #1 Online: 10 de Julho de 2006, 20:27 »
Aloha,


Por que o autor fugiu totalmente dos sites em português, como este fórum, o Planeta ou todo o www.ubuntubrasil.org ? Acho difícil que ele jamais tenha tropeçado com nosso material desenvolvido aqui.

Odeio esse tipo de artigo incompleto. Será que ele omitiu a existência da nossa comunidade brasileira por 'elitismo' ?

Offline gaijin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 182
  • Katsujinken
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 6.06 no jornal O Estado de SP
« Resposta #2 Online: 10 de Julho de 2006, 23:31 »
Citar
queime o arquivo ISO em um CD-R ou CD-RW – isso pode ser feito com softwares como o Nero.

Erro grave.
"Conhece-te a ti mesmo." Oráculo de Delfos

Como proceder quando tenho uma dúvida? (7 passos) http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=8212.0

Piras

  • Visitante
Re: Ubuntu 6.06 no jornal O Estado de SP
« Resposta #3 Online: 11 de Julho de 2006, 00:45 »
Ele pode ter cometido alguns deslizes, mas compare este artigo enorme com aquilo que a Folha publica sobre software livre, nas raríssimas vezes em que publica algo a respeito. Isto porque, segundo a lenda, a Folha é avançadinha, moderninha e liberalzinha, enquanto que o Estado é uma espécie de "ogro conservador". Muito bem!

Na verdade, o que saiu no Estadão foi uma verdadeira resenha sobre o Ubuntu Dapper, digna do Tuxmachines, e coisa assim, eu nunca lera antes num jornal de grande circulação, salvo, evidentemente, no caso de sistemas proprietários!