reiserfs4

Iniciado por gony64, 11 de Julho de 2006, 21:40

tópico anterior - próximo tópico

gony64

alguem sabe dizer quando teremos isto no dapper, ou se ja temos disponível?

galactus

Ainda não há previsão. O Reiserfs4 ainda está em teste. E para ajudar ainda mais, o Hans Reiser (criador do sistema de arquivos) andou brigando com o pessoal do Kernel Linux. Ainda está em desenvolvimento o ext4, melhoramento do velho ext3. Um dos motivos da lentidão do Linux são os sistemas de arquivos disponíveis para ele. Os desenvolvedores vem tentando dar maior performance nos novos sistemas de arquivos para Linux.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

gony64

blz. galactus... cê viu o novo sistema da Sun, impressionante, tomara que disponibilizem pra comunidade e pra linux de um modo geral. ::)

Piras

O reiser4 parecia muito promissor, sobretudo no que diz respeito à rapidez sistema. Infelizmente, o que se ganhava em velocidade era perdido em estabilidade. Em suma: era ainda um sistema muito imaturo para uso corrente. Tanto assim, que as poucas distribuições que chegaram a adotá-lo mudaram de idéia rapidinho: a Zenwalk, que chegou a adotá-lo como padrão, agora instala o XFS por omissão. E a Undergound preferiu voltar ao velho e bom reiserFS. Boa parte dos problemas desta última, relatados inclusive pela Linux Magazine, deviam-se ao sistema de arquivos.

mundano

Há dias li uma entrevista do Reiser em que ele dizia que se tivesse uma boa proposta tornaria o sistema em codigo fexado, porque para ele codigo livre é caridade e ele já fez caridade que chegue..

Eu pessoalmente se estivesse a fazer uma distribuição baseada em codigo livre não usaria um sistema de alguém que dá este tipo de garantias quanto ao futuro.

gony64

Citação de: mundano online 17 de Julho de 2006, 10:53
Há dias li uma entrevista do Reiser em que ele dizia que se tivesse uma boa proposta tornaria o sistema em codigo fexado, porque para ele codigo livre é caridade e ele já fez caridade que chegue..

Eu pessoalmente se estivesse a fazer uma distribuição baseada em codigo livre não usaria um sistema de alguém que dá este tipo de garantias quanto ao futuro.

rapaz, que triste comentário este (o do hans), ja pensou... ele acha que o que ele fez foi caridade? so digo uma coisa: "se não fosse ele que desenvolvesse, seria outro" e outra veja que o nome dele ganhou destaque na comunidade pela usabilidade do sistema.

mundano

Já agora, para quem quiser ler:

CitarJeremy Andrews: How important is the GPL to you? Do you have any interest or intention of working on a filesystem for any of the BSD operating systems, or for any closed source operating systems?

Hans Reiser: Doing GPL work is doing charity work in our current legal and economic framework. That should be and could be changed, but for now it is so. I have done my share of charity, and I would not have a problem doing proprietary work. I think people should keep their lives in balance, and that includes balancing charity work and better paid work. That said, I have no tempting offers at the moment, so I will probably keep on doing GPL work for now. It is not an easy life, I am $200k or more in debt and drive a 1989 CRX Si. I do want to finish my naming system project.
As for BSD licenses, I am not that generous. If other people want to charge for my code, they should give me some too. I do offer licenses in addition to the GPL for a fee.
http://kerneltrap.org/node/5654

gony64

Citação de: mundano online 17 de Julho de 2006, 12:47
Já agora, para quem quiser ler:

CitarJeremy Andrews: How important is the GPL to you? Do you have any interest or intention of working on a filesystem for any of the BSD operating systems, or for any closed source operating systems?

Hans Reiser: Doing GPL work is doing charity work in our current legal and economic framework. That should be and could be changed, but for now it is so. I have done my share of charity, and I would not have a problem doing proprietary work. I think people should keep their lives in balance, and that includes balancing charity work and better paid work. That said, I have no tempting offers at the moment, so I will probably keep on doing GPL work for now. It is not an easy life, I am $200k or more in debt and drive a 1989 CRX Si. I do want to finish my naming system project.
As for BSD licenses, I am not that generous. If other people want to charge for my code, they should give me some too. I do offer licenses in addition to the GPL for a fee.
http://kerneltrap.org/node/5654

ah! colé mundano... in english?

mundano

Tradução feita e mcima do joelho:

Jeremy Andrews: O GPL é importante para ti? Tens interesse em trabalhar num Filesystem para BSD ou para qualquer SO de codigo fexado?

Hans Reiser: Fazer trabalho sob GPL é fazer caridade, segundo a legislação e o sistema economico actual. Isso pode e deve ser deve ser mudado. Eu já fiz a minha parte de caridade e não tenho problemas em fazer trabalho proprietario. As pessoas devem manter um balanço entre caridade e trabalho pago. Só que não tenho ofertas tentadoras de momento, por isso devo continuar a trabalhar em GPL por agora, mas a vida não é facil e tenho 200.000$ de dividas e ando num CRX de 1989.
Para BSD não sou tão generoso, se as pessoas querem ganhar dinheiro usando o meu trabalho, eu quero a minha parte.. Ofereço outras licenças sem ser o GPL por um preço.

Lamego

mundano,
eu não concordo com a sua interpretação da posição dele como sendo incorrecta, alias acredito que a posição é exactamente o que sente a grande parte dos programadores livres:
1 - Programar sobre GPL é caridade : Sem dúvida que é, no melhor sentido da palavra, caridade é fazer algo com gosto para ajudar os outros sem esperar nada em troca, é isso que faz um programador livre
2 - Disponibilidade para trabalhar em projectos de código fechado : Qual é o programador que não tem contas para pagar ? Onde é que este vai buscar o dinheiro para pagar as suas contas ? Ter milhares de PC no mundo a utilizar o seu programa não paga contas ! Ele fala muito e muito bem entre balanceamento entre trabalho sustentado (pago) e trabalho livre (não pago).

João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

mundano

A ideia que eu fiquei é que se lhe fizerem uma boa oferta ele abandona o software livre..  E isso não é grande segurança para implementar o ReiserFS em sistemas que necessitem de estabilidade a longo prazo.. Especialmente porque o ReiserFS não é desenvolvido por uma comunidade, mas praticamente apenas pela empresa dele..

MAs é claro que pode haver diferentes interpretações e só ele poderia esclarecer..

Piras

Citação de: Lamego online 17 de Julho de 2006, 17:46
mundano,
eu não concordo com a sua interpretação da posição dele como sendo incorrecta, alias acredito que a posição é exactamente o que sente a grande parte dos programadores livres:
1 - Programar sobre GPL é caridade : Sem dúvida que é, no melhor sentido da palavra, caridade é fazer algo com gosto para ajudar os outros sem esperar nada em troca, é isso que faz um programador livre
2 - Disponibilidade para trabalhar em projectos de código fechado : Qual é o programador que não tem contas para pagar ? Onde é que este vai buscar o dinheiro para pagar as suas contas ? Ter milhares de PC no mundo a utilizar o seu programa não paga contas ! Ele fala muito e muito bem entre balanceamento entre trabalho sustentado (pago) e trabalho livre (não pago).

Concordo com o Lamego. "Caridade" na cultura anglo-saxônica não tem a conotação negativa que a palavra adquiriu na nossa.

Se, a despeito dos muitos méritos do seu trabalho, ele tem duzentos mil dólares de dívidas e anda num carro do "tempo do onça" isto significa que ele não tem merecido da comunidade do Software Livre o reconhecimento que lhe seria devido.

Infelizmente, nem tudo no mundo do código livre pode ser feito por programadores de final de semana. Quem dedica todo seu tempo ao desenvolvimento de programas tão úteis quanto os sistemas de arquivos ReiserFS e Reiser4 deveria poder viver condignamente. Se o nosso sistema de financiamento, em grande parte consistente de doações e trabalho voluntário, não está funcionando a contento não é o Sr. Hans Reiser que tem que pagar o preço.

Luiz Santos

então seria hora de todos no mundo mandarem dinheiro para ele e mostrar a força da comunidade de software livre. Qual é o site dele? Divulguem para que todos no forum possa ajudar!! Se cada um de nós mandar para ele cino dólares irá ajudar muito!!

Ubuntu 13.04 - Windows 8
Samsung 320GB(SATA)
Biostar GF8100 M2+ TE - Atlhon X2 7750 - 2GB Ram - 256MB compartilhado

gony64

Citação de: mundano online 17 de Julho de 2006, 17:39
Tradução feita e mcima do joelho:

Jeremy Andrews: O GPL é importante para ti? Tens interesse em trabalhar num Filesystem para BSD ou para qualquer SO de codigo fexado?

Hans Reiser: Fazer trabalho sob GPL é fazer caridade, segundo a legislação e o sistema economico actual. Isso pode e deve ser deve ser mudado. Eu já fiz a minha parte de caridade e não tenho problemas em fazer trabalho proprietario. As pessoas devem manter um balanço entre caridade e trabalho pago. Só que não tenho ofertas tentadoras de momento, por isso devo continuar a trabalhar em GPL por agora, mas a vida não é facil e tenho 200.000$ de dividas e ando num CRX de 1989.
Para BSD não sou tão generoso, se as pessoas querem ganhar dinheiro usando o meu trabalho, eu quero a minha parte.. Ofereço outras licenças sem ser o GPL por um preço.

agora tá melhor... heheh (em portugues)... bom agora meu comentário: retiro o que disse sobre ele antes.. o cara tá precisando de dinheiro, e realmente, o "linux" deveria reconhecer o trabalho dele, no mínimo dando-lhe espaço pra ganhar o din-din dele em alguma empresa que se preze, a canônical por ex.  ;D

brincadeiras a parte, acho que este é um caso que os donos de distribuições poderiam retribuir a "caridade" prestada por ele.