Autor Tópico: dúvida no acesso sem fio (modem + servidor + DI-524) - ubuntu 10.10 não navega  (Lida 40417 vezes)

Offline adilson4t

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: dúvida no acesso sem fio (modem + servidor + DI-524) - ubuntu 10.10 não navega
« Resposta #60 Online: 20 de Abril de 2011, 18:58 »
Estava com problema semelhante ao seu. Via cabo conectava na rede, mas via Wireless não conseguia conectar. Instalei a última versão das atualizações automáticas e o Wii-fi  funcionou.

Offline rafaelnf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 84
  • Ubuntu since 2011!
    • Ver perfil
    • rafaelnf - blog
Re: dúvida no acesso sem fio (modem + servidor + DI-524) - ubuntu 10.10 não navega
« Resposta #61 Online: 20 de Abril de 2011, 19:57 »
atualizações automáticas do Ubuntu 10.10? se sim... o meu tá 100% atualizado...
se não, quais?

acabei de atualizar meu Firmware do roteador DI-524 do V3.00 para o mais recente, V3.13 (5 jan 2009)
acertou o calendário que ia de 2002 a 2007 somente, mas mesmo assim NADA de Internet com IP automático como funciona no Windows 7 (w7), Mac e Wii...

mudei o endereço do roteador pra 192.168.0.3 para efeito de testes (só eu em casa.. ninguém reclamando)

todas as máquinas apontam automaticamente pro gateway (rota) 192.168.0.3
se eu não configuro manualmente o Windows pra apontar pro 192.168.0.1 e o IP na faixa certa o Windows não conecta...

isso ia ferrar todos os micros por causa do meu (solução podre, principalmente pois as máquinas trabalham em outras redes e eles não saberiam mudar manualmente (sem nexo a meu ver)
e não consigo mandar o Ubuntu ficar com a rota padrão para 192.168.0.1 tentei esse aqui e nada...
http://www.vivaolinux.com.br/perguntas/verPergunta.php?codigo=29512

no Windows, pra ficar online bastou deixar manualmente como:
Código: [Selecionar]
Microsoft Windows [versão 6.1.7601]
Copyright (c) 2009 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

C:\Users\Aspire>ipconfig

Configuração de IP do Windows


Adaptador de Rede sem Fio virtual sem Fio:

   Estado da mídia. . . . . . . . . . . . . .  : mídia desconectada
   Sufixo DNS específico de conexão. . . . . . :

Adaptador de Rede sem Fio Wi-Fi:

   Sufixo DNS específico de conexão. . . . . . :
   Endereço IPv6 de link local . . . . . . . . : fe80::e8cb:b5c8:cbb8:1f2f%11
   Endereço IPv4. . . . . . . .  . . . . . . . : 192.168.0.4
   Máscara de Sub-rede . . . . . . . . . . . . : 255.255.255.0
   Gateway Padrão. . . . . . . . . . . . . . . : 192.168.0.1

o soda q meu Ubuntu q tá aqui do lado desse Win7 e sempre abre com a rota (gateway) padrão para 192.168.0.3 e isso deixa o PC na rede, porém fora da Internet ao adquirir IP automaticamente...

o importante seria deixar essa configuração automática... bateu no roteador ele avisa todas as máquinas que o IP do Gateway (rota no ubuntu) é 192.168.0.1, associa IP, associa máscara e esse gateway...

todos conectariam automaticamente (nem que somente eu conectasse manualmente) e eu fechava o tópico! rs

manualmente eu consigo que todos conectem, assim como essa config do Win7 acima, fiz o mesmo no Ubuntu com o ip final 5 e pronto...
solução temporária e inadequada pra mim, porém online sem fio com config. manual nele e no W7 e configurando manualmente em todos se fosse essa a idéia...

sugestões de como fazer o roteador indicar sempre o gateway como 192.168.0.1 amigos?
ao usar a porta WAN isso daria certo?
@rafaelnf --- nightfox-rafa.blogspot.com

Offline rafaelnf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 84
  • Ubuntu since 2011!
    • Ver perfil
    • rafaelnf - blog
Re: dúvida no acesso sem fio (modem + servidor + DI-524) - ubuntu 10.10 não navega
« Resposta #62 Online: 25 de Abril de 2011, 10:31 »
up!

ontem fiquei conectado por cabo durante umas boas horas... fazendo minha declaração do IR, apanhando pra instalar o Receitanet depois de ter terminado a declaração e tentando remover o openjdk + icedtea (java 6.20) pra usar o java 6.24 da sun...

postei nos tópicos relacionados minhas soluções aqui..
mas o mais curioso é... deixei como "Automático DHCP" no Wi-Fi

aí desliguei o note... tava meio sem sono liguei e wi-fi online!
naveguei sem nem acreditar...

não entendo... amigo meu falou até pra trocar de Roteador, o que não sei se resolveria tendo um servidor antes do roteador...
ele sugeriu esse aqui:
http://www.dealextreme.com/p/2-4ghz-300mbps-802-11n-wlan-wifi-wireless-broadband-router-29662
e depois usar o DD-wrt como firmware do roteador... 

o que será?

queria também aprender a fazer o equivalente do "ipconfig /release" e o "ipconfig /renew" no ubuntu via terminal...

vou postando conforme as coisas acontecerem...
@rafaelnf --- nightfox-rafa.blogspot.com

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: dúvida no acesso sem fio (modem + servidor + DI-524) - ubuntu 10.10 não navega
« Resposta #63 Online: 25 de Abril de 2011, 10:55 »
Citar
não entendo... amigo meu falou até pra trocar de Roteador, o que não sei se resolveria tendo um servidor antes do roteador...
ele sugeriu esse aqui:
http://www.dealextreme.com/p/2-4ghz-300mbps-802-11n-wlan-wifi-wireless-broadband-router-29662
e depois usar o DD-wrt como firmware do roteador...
Não é preciso importar um aparelho wireless, já existem vários produtos muito bons aqui no Brasil a preços bem razoáveis, inclusive alguns desses aparelhos já são compatíveis com o firmware DD-WRT (que dá um gás extra no aparelho). Aliás, mesmo a DLink tem aparelhos melhores. Esse DI-524 que é fora de série --- no sentido ruim.

Citar
queria também aprender a fazer o equivalente do "ipconfig /release" e o "ipconfig /renew" no ubuntu via terminal...
A função desses comandos é liberar e renovar o lease dhcp.

No Ubuntu, quem controla os leases é o programa dhclient; ele não tem um comando para renovar os leases, mas para liberar vc pode usar o parâmetro "-r". Após um "sudo dhclient -r", vc deve reiniciar a conexão, provavelmente desconectando-a e conectando novamente.

Outra opção é usar o comando "nmcli" (disponível apenas nas versões mais novas do "NetworkManager"), que permite ativar/desativar vários aspectos das conexões de rede, via interface de texto.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline rafaelnf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 84
  • Ubuntu since 2011!
    • Ver perfil
    • rafaelnf - blog
Re: dúvida no acesso sem fio (modem + servidor + DI-524) - ubuntu 10.10 não navega
« Resposta #64 Online: 29 de Abril de 2011, 10:54 »
zekkerj, obrigado pela ajuda.

Tem dias que eu consigo conectar via wireless, mas agora consegui um cabo de rede passando pelo meio da casa pra chegar no meu quarto... kkkkk

como eu faço pra ver se a placa de rede do servidor tá gerando DHCP ou não?
pq se ela gerar, eu desativo o DHCP do roteador...
queria fazer um último teste pra depois desistir de vez...

assim que der uma acalmada vou testar os seus comandos... sugeridos.

sobre o roteador, o mais barato q eu vi por aqui tá na casa de 80 a 100 reais.. com 50 eu traria este importado se fosse o caso!
valeu
@rafaelnf --- nightfox-rafa.blogspot.com

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: dúvida no acesso sem fio (modem + servidor + DI-524) - ubuntu 10.10 não navega
« Resposta #65 Online: 29 de Abril de 2011, 11:25 »
Com 50 vc traz o importado, e quanto sai pra devolver ele, se tiver problema na garantia?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline rafaelnf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 84
  • Ubuntu since 2011!
    • Ver perfil
    • rafaelnf - blog
Re: dúvida no acesso sem fio (modem + servidor + DI-524) - ubuntu 10.10 não navega
« Resposta #66 Online: 29 de Abril de 2011, 11:35 »
Com 50 vc traz o importado, e quanto sai pra devolver ele, se tiver problema na garantia?

kkkkkkkk
meu roteador funciona 100% pra mim... tem mais de 5 anos fácil e não tenho 1 pio pra reclamar dele
o q complicou foi ter inserido aquele servidor de envio de e-mails lá no meio do caminho...
mas como é pra manter o ganha pão da minha mãe e da família.. faço o que posso sem mexer nele...

nunca tive problema com nada, mas a única vez q veio produto errado eu avisei, eles deixaram o produto comigo e me reembolsaram o valor...  confio mais nesse site da China ou até no eBay do q qualquer empresa no Brasil, eu resolvi TUDO por e-mail em poucos dias... e só não foi metade do tempo por Fuso.

diferente de qualquer empresa aqui q derruba ligação (Tim, TvA, Ajato, LG, Bosch, Hipercard, entre outras...), atendem vc mal pakas, com script e demoram de 1 a 6 meses pra resolver problemas que se houvesse realmente interesse no consumidor, seriam facilmente resolvidos! o Brasil tem MUITO a aprender ainda...

a minha diferença pra essas empresas é q eu já sei q tenho q melhorar, ler, estudar, e aprender toda hora... Kaizen!
@rafaelnf --- nightfox-rafa.blogspot.com

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: dúvida no acesso sem fio (modem + servidor + DI-524) - ubuntu 10.10 não navega
« Resposta #67 Online: 29 de Abril de 2011, 12:34 »
Citar
meu roteador funciona 100% pra mim... tem mais de 5 anos fácil e não tenho 1 pio pra reclamar dele
E estas 5 páginas de tópico, são?...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline rafaelnf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 84
  • Ubuntu since 2011!
    • Ver perfil
    • rafaelnf - blog
Re: dúvida no acesso sem fio (modem + servidor + DI-524) - ubuntu 10.10 não navega
« Resposta #68 Online: 29 de Abril de 2011, 13:58 »
E estas 5 páginas de tópico, são?...

pra resolver a internet sem fio com o servidor antes do roteador!
que continua instável mesmo fazendo todas as possibilidades...
@rafaelnf --- nightfox-rafa.blogspot.com

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: dúvida no acesso sem fio (modem + servidor + DI-524) - ubuntu 10.10 não navega
« Resposta #69 Online: 29 de Abril de 2011, 14:23 »
Eu não tenho dúvida de que seu problema é, está ou passa por esse roteador.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline rafaelnf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 84
  • Ubuntu since 2011!
    • Ver perfil
    • rafaelnf - blog
Re: dúvida no acesso sem fio (modem + servidor + DI-524) - ubuntu 10.10 não navega
« Resposta #70 Online: 29 de Abril de 2011, 14:27 »
Eu não tenho dúvida de que seu problema é, está ou passa por esse roteador.

pois é.. o mesmo vale pra mim...

além disso tá relacionado com o fato dele se perder mesmo mudando os IPs pq ele sempre aponta pro ip final x do roteador e não pro y da placa de rede...

por isso q eu pensei.. desativar o DHCP do roteador e tentar ativar um servidor DHCP na placa de rede... agir como se não tivesse roteador só pra testar...
@rafaelnf --- nightfox-rafa.blogspot.com

Offline rafaelnf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 84
  • Ubuntu since 2011!
    • Ver perfil
    • rafaelnf - blog
No Ubuntu, quem controla os leases é o programa dhclient; ele não tem um comando para renovar os leases, mas para liberar vc pode usar o parâmetro "-r". Após um "sudo dhclient -r", vc deve reiniciar a conexão, provavelmente desconectando-a e conectando novamente.

Outra opção é usar o comando "nmcli" (disponível apenas nas versões mais novas do "NetworkManager"), que permite ativar/desativar vários aspectos das conexões de rede, via interface de texto.

liguei o note... tentei conectar sem fio e NADA...
aí testei:
Código: [Selecionar]
dhclient
Internet Systems Consortium DHCP Client V3.1.3
Copyright 2004-2009 Internet Systems Consortium.
All rights reserved.
For info, please visit https://www.isc.org/software/dhcp/

Listening on LPF/eth0/00:1b:38:87:0f:3c
Sending on   LPF/eth0/00:1b:38:87:0f:3c
Listening on LPF/wlan0/00:1c:bf:17:41:8f
Sending on   LPF/wlan0/00:1c:bf:17:41:8f
Sending on   Socket/fallback
DHCPDISCOVER on eth0 to 255.255.255.255 port 67 interval 3
DHCPDISCOVER on wlan0 to 255.255.255.255 port 67 interval 3
DHCPOFFER of 192.168.0.161 from 192.168.0.1
DHCPREQUEST of 192.168.0.161 on wlan0 to 255.255.255.255 port 67
DHCPACK of 192.168.0.161 from 192.168.0.1
bound to 192.168.0.161 -- renewal in 35 seconds.

desliguei a placa de rede pela barra superior do Ubuntu
depois religuei e online!

será q era só isso?

quando eu digito o outro comando:
Código: [Selecionar]
nmcli
Uso: nmcli [OPÇÕES] OBJETO { COMANDO | ajuda }

OPTIONS
  -t[erse]                                   saída concisa
  -p[retty]                                  saída elegante
  -m[ode] tabular|multiline                  modo de saída
  -f[ields] <field1,field2,...>|all|common   especifica campos para saída
  -e[scape] yes|no                           separadores de colunas de escape em valores
  -v[ersion]                                 mostra a versão do programa
  -h[elp]                                    mostra esta ajuda

OBJECT
  nm          status do Gerenciador de rede
  con         conecções do Gerenciador de rede
  dev         dispositivos gerenciados pelo Gerenciador de rede

continuo tentando...
@rafaelnf --- nightfox-rafa.blogspot.com

Offline WJSZ

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: dúvida no acesso sem fio (modem + servidor + DI-524) - ubuntu 10.10 não navega
« Resposta #72 Online: 26 de Junho de 2011, 01:17 »
Por favor, como corrijo: Network is down?
Mudei de cidade e tive que mudar de internet, de GVT para Speedy (isso é q é downgrade...). Para configurar a autenticação usei pppoeconfig, depois disso perdi o atalho de rede na barra do ubuntu e não consigo mais "enxergar" a rede sem fio. Pesquisando em outro tópico ví este comando:

wander@wander-laptop:~$ sudo iwconfig wlan0 rate 11M
Error for wireless request "Set Bit Rate" (8B20) :
    SET failed on device wlan0 ; Network is down.


wander@wander-laptop:~$ sudo lshw -C network
  *-network               
       description: Ethernet interface
       product: Atheros AR8121/AR8113/AR8114 PCI-E Ethernet Controller
       vendor: Atheros Communications
       physical id: 0
       bus info: pci@0000:03:00.0
       logical name: eth0
       version: b0
       serial: 00:24:8c:d8:0b:23
       size: 100MB/s
       capacity: 100MB/s
       width: 64 bits
       clock: 33MHz
       capabilities: pm msi pciexpress vpd bus_master cap_list ethernet physical tp 10bt 10bt-fd 100bt 100bt-fd autonegotiation
       configuration: autonegotiation=on broadcast=yes driver=ATL1E driverversion=1.0.0.7-NAPI duplex=full firmware=L1e latency=0 link=yes multicast=yes port=twisted pair speed=100MB/s
       resources: irq:27 memory:fbfc0000-fbffffff ioport:ec00(size=128)
  *-network DISABLED
       description: Wireless interface
       product: RT2860
       vendor: RaLink
       physical id: 0
       bus info: pci@0000:01:00.0
       logical name: wlan0
       version: 00
       width: 32 bits
       clock: 33MHz
       capabilities: pm msi pciexpress bus_master cap_list ethernet physical wireless
       configuration: broadcast=yes driver=rt2860 latency=0 multicast=yes wireless=RT2860 Wireless
       resources: irq:19 memory:fbef0000-fbefffff

10.04 - TP-Link TD-W8901G - Asus Eee PC 1000H - no rwindows não afetou, reconhece a rede.

Obrigado.
Desktop STI Pentium E2160 1.8GHz HD250Gb 1Mb dual boot Windows XP SP3
Netbook Asus Eee PC 1000H  Atom N270 1.6GHz HD160Gb 1Mb dual boot Windows XP HE

Offline WJSZ

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: dúvida no acesso sem fio (modem + servidor + DI-524) - ubuntu 10.10 não navega
« Resposta #73 Online: 26 de Junho de 2011, 01:59 »
Já ia esquecendo: chave liga/desliga da rede wireless está ligada.
Desktop STI Pentium E2160 1.8GHz HD250Gb 1Mb dual boot Windows XP SP3
Netbook Asus Eee PC 1000H  Atom N270 1.6GHz HD160Gb 1Mb dual boot Windows XP HE

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: dúvida no acesso sem fio (modem + servidor + DI-524) - ubuntu 10.10 não navega
« Resposta #74 Online: 26 de Junho de 2011, 10:55 »
Por favor, como corrijo: Network is down?
Mudei de cidade e tive que mudar de internet, de GVT para Speedy (isso é q é downgrade...). Para configurar a autenticação usei pppoeconfig, depois disso perdi o atalho de rede na barra do ubuntu e não consigo mais "enxergar" a rede sem fio. Pesquisando em outro tópico ví este comando:

wander@wander-laptop:~$ sudo iwconfig wlan0 rate 11M
Error for wireless request "Set Bit Rate" (8B20) :
    SET failed on device wlan0 ; Network is down.


wander@wander-laptop:~$ sudo lshw -C network
  *-network               
       description: Ethernet interface
       product: Atheros AR8121/AR8113/AR8114 PCI-E Ethernet Controller
       vendor: Atheros Communications
       physical id: 0
       bus info: pci@0000:03:00.0
       logical name: eth0
       version: b0
       serial: 00:24:8c:d8:0b:23
       size: 100MB/s
       capacity: 100MB/s
       width: 64 bits
       clock: 33MHz
       capabilities: pm msi pciexpress vpd bus_master cap_list ethernet physical tp 10bt 10bt-fd 100bt 100bt-fd autonegotiation
       configuration: autonegotiation=on broadcast=yes driver=ATL1E driverversion=1.0.0.7-NAPI duplex=full firmware=L1e latency=0 link=yes multicast=yes port=twisted pair speed=100MB/s
       resources: irq:27 memory:fbfc0000-fbffffff ioport:ec00(size=128)
  *-network DISABLED
       description: Wireless interface
       product: RT2860
       vendor: RaLink
       physical id: 0
       bus info: pci@0000:01:00.0
       logical name: wlan0
       version: 00
       width: 32 bits
       clock: 33MHz
       capabilities: pm msi pciexpress bus_master cap_list ethernet physical wireless
       configuration: broadcast=yes driver=rt2860 latency=0 multicast=yes wireless=RT2860 Wireless
       resources: irq:19 memory:fbef0000-fbefffff

10.04 - TP-Link TD-W8901G - Asus Eee PC 1000H - no rwindows não afetou, reconhece a rede.

Obrigado.
Seu problema não parece ter a ver com o tópico. Procure novamente no fórum como limpar o arquivo "/etc/network/interfaces" após usar o "pppoeconf" na hora errada.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D