Autor Tópico: Força da Comunidade para um plugin Flash melhor!  (Lida 4544 vezes)

Offline daniellfeijo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 46
    • Ver perfil
    • Daniel Feijó | Engenheiro de Software
Força da Comunidade para um plugin Flash melhor!
« Online: 11 de Julho de 2006, 13:43 »
Minha querida comunidade,

    Acho que deveriamos reunir nossa indiscutivel força para pressionar de alguma forma a Macromedia a disponibilizar um plugin descente do Flash player para  o Linux. Esse efeito de sobreposição é infernal. Em alguns sites vc deixa de ver alguns itens do menu que são feitos em Flash. Alguem saberia algum canal de comunicação? Poderiamos falar com todos da comunidade e fazermos uma especie de campanha, ou, cobrança através de um site qualquer, ou e-mail. O que acham? Vocês tem alguma ideia de como fazer isso? Ou já foi feito?

Abraço a todos.......
Daniel Feijó
www.danielfeijo.net

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Força da Comunidade para um plugin Flash melhor!
« Resposta #1 Online: 11 de Julho de 2006, 13:56 »
Melhor... a comunidade está fazendo um flash player próprio.

http://br-linux.org/linux/o_avanco_do_gnash_um_flash_player_livre
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline daniellfeijo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 46
    • Ver perfil
    • Daniel Feijó | Engenheiro de Software
Re: Força da Comunidade para um plugin Flash melhor!
« Resposta #2 Online: 11 de Julho de 2006, 17:31 »
Agente100gelo,

          Que noticia boa cara. Quer dizer que nós não vamos mais depender da Macromedia. Você sabe se tem previsão para eles liberarem esse projeto? Não vejo a hora cara de termos um plugin descente para visualizar sites em flash.

Grande Abraço.....
Valeu pela EXCELENTE noticia......
Daniel Feijó
www.danielfeijo.net

Offline Pedro Martins

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
  • Aka Conqueror
    • Ver perfil
Re: Força da Comunidade para um plugin Flash melhor!
« Resposta #3 Online: 11 de Julho de 2006, 18:59 »
A Macromedia foi comprada pela Adobe, por isso a pressão deve ser direcionada a esta. O Gnash ainda pode servir como um aviso: façam o "oficial" ou o povo faz um "alternativo" e vocês perderão terreno.

Não acredito que a Adobe faça algo direcionado àqueles que utilizam software livre tão cedo. O Gimp e o Inkscape estão evoluindo e um dia desses podem muito bem dar conta do recado, já que eles surgiram justamente da falta de programas do estilo em ambiente Linux.

Offline ergon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Força da Comunidade para um plugin Flash melhor!
« Resposta #4 Online: 20 de Agosto de 2006, 11:39 »
Eu já uso o gnash, no opera funciona bem, mas no firefox ele não anda.

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Força da Comunidade para um plugin Flash melhor!
« Resposta #5 Online: 20 de Agosto de 2006, 11:55 »
A Adobe/Macromedia já está a trabalhar na nova versão do plugin que se espera ser melhor que o actual.
Vocês querem pressionar uma empresa comercial e dedicar ainda mais recursos a um sistema operativo que não representa nem 10% do mercado de desktop com que argumentação ?
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Re: Força da Comunidade para um plugin Flash melhor!
« Resposta #6 Online: 22 de Agosto de 2006, 03:39 »
Pra ser sincero, duvido muito que alguém da Adobe perca o sono por conta de projetos como GIMP, Inkscape e até Gnash. Os caras custaram pra lançar o Acrobat Reader pra Linux ai e nem lançaram pra outras línguas senão o inglês. Além do mais já possuíamos inúmeros leitores de PDF quando eles lançaram, tanto que quase ninguém instala o oficial, afinal as distribuições já vem muito bem suportadas quanto a PDF.

O certo é que mais de 80% do faturamento da Adobe está na plataforma MAC e o resto na plataforma Windows. Quem realmente necessita de soluções Adobe, quando é uma empresa poderosa e de nome, utiliza Mac quase sempre. Só empresas menores que trabalham com Windows + Adobe.

É verdade que tem MUITO programa Adobe rodando em máquina Windows, mas a grande maioria é pirata. Empresas pequenas mesmo usam programas da Adobe piratas em máquinas Windows (só eu conheço umas 10), portanto isso não conta como faturamento pra empresa.

E vale ressaltar que cerca de 2% dos computadores do mundo são Mac apenas (dados de uns 3 ou 4 anos atraz). Então na prática, a maior parte do faturamento da Adobe está nesses 2% de Macs no mundo, por um motivo óbvio: A maioria das pessoas que compra um Mac é para trabalhar com multimídia.

Portanto eu acho que o Linux não passa de um sistema meio que "underground" para a Adobe, e não espero softwares dela tão cedo pra nossa plataforma. É triste mas é a realidade. Eu particularmente necessito muito das ferramentas Adobe, mas já cansei de pensar com o sentimento e comecei a ser um pouco mais realista.

E sobre o flash, lamento informar... recentemente um dos desenvolvedores da versão oficial do flash para linux publiou em seu blog informações que nos deram a entender que a Adobe não disponibilizaria para Linux a próxima versão do flash. Pelo menos não por hora.


Agora minha opinião sobre como a comunidade deveria se portar: Em primeiro lugar a comunidade deveria apoiar ao máximo projetos como GIMP, Inkscape, Scribus, etc. Estes projetos devem se tornar tão bons quanto os comerciais e devem atingir TODAS as plataformas. Não adianta nada o GIMP rodar no Linux se não rodar la no MAC OS (eu sei que ja roda). Seria legal ver o GIMP tirando cativando alguns usuários do MAC, o grande mercado a Adobe.
Outro ponto é que não basta que estes softwares sejam bons, é preciso que sejam compatíveis com os da Adobe. O GIMP já está no caminho certo, abre vários arquivos PSDs, mas ainda de forma precária. É preciso que isto seja melhorado rápidamente. Já o Inkscape deixa bem claro que o objetivo dos desenvolvedores é que o projeto seja compatível com o Adobe Illustrator, no entanto, até o momento o Inkscape só abre arquivos *.AI de forma precária, somente os realmente simples, sem efeitos e de versões antigas do Illustrator como o 9.
O Scribus então é quase um caso perdido. Nem o InDesign consegue abrir programas do PageMaker corretamente (e ambos são da Adobe), que fará um software Open Source totalmente de fora. Pra Editoração eletrônica está realmente complicado portar arquivos, e nem coloco muita fé que possamos no futuro passar arquivos do InDesign ou PageMaker para o Scribus.

[]s
« Última modificação: 22 de Agosto de 2006, 03:42 por LedStyle »