Autor Tópico: [iptables] ubuntu 10.10 como configurar  (Lida 3818 vezes)

Offline dayvidson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
[iptables] ubuntu 10.10 como configurar
« Online: 16 de MAR?O de 2011, 02:39 »
Estou com meu notebook usando o Ubuntu 10.10, quero começar a estudar iptables com isso ir montando um firewall pessoal no meu linux.

Como iniciar o iptables? ele não consta no /etc/init.d/iptables para dar start, reload, stop e status

como proceder para eu criar meu script de iptables e iniciar o script junto com o linux?
Linux User
Seja Livre, Use Linux!!
LPI ID #LPI000217407

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: [iptables] ubuntu 10.10 como configurar
« Resposta #1 Online: 16 de MAR?O de 2011, 07:54 »
Crie o seu script. O Ubuntu tem um front-end próprio para o módulo Netfilter (*), que é o UFW.


(*) Netfilter é o verdadeiro nome do firewall do Linux. iptables é apenas um dos front-ends pra acessá-lo.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline dayvidson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Re: [iptables] ubuntu 10.10 como configurar
« Resposta #2 Online: 16 de MAR?O de 2011, 13:56 »
Crie o seu script. O Ubuntu tem um front-end próprio para o módulo Netfilter (*), que é o UFW.


(*) Netfilter é o verdadeiro nome do firewall do Linux. iptables é apenas um dos front-ends pra acessá-lo.


Depois de criar o script, onde colocar para iniciar junto com o linux??
Linux User
Seja Livre, Use Linux!!
LPI ID #LPI000217407

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: [iptables] ubuntu 10.10 como configurar
« Resposta #3 Online: 16 de MAR?O de 2011, 16:21 »
Vc pode chamá-lo dentro do /etc/rc.local, ou pode configurar seu script pra agir como um serviço.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D