Autor Tópico: Samba - Conta guest sem prompt de autenticação (Resolvido)  (Lida 10863 vezes)

Offline Eduardogc01

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
    • Ver perfil
Samba - Conta guest sem prompt de autenticação (Resolvido)
« Online: 16 de MAR?O de 2011, 14:37 »
Boa tarde a todos,

venho pedir ajuda depois de pesquisar no google aqui no fórum também....

o que eu estava precisando: compartilhamentos com e sem senha ao mesmo tempo no mesmo servidor samba, sendo que o sem senha não apareça nem o prompt de autenticaçãona hora do acesso.

o que eu jah tentei:

1 - usar usuário guest para autenticar:
  • adicionei guest no sistema e no samba e dei permissões para acesso à pasta compartilhada. Coloquei no [golbal] "guest account = guest" e no compartilhamento "guest ok = yes"   "guest only = yes".
  • resultado: não autentica

2 - usar outro usuario como convidado:
  • adicionei o usuário "convid" no sistema e no samba. Coloquei no [golbal] "guest account = convid" e no compartilhamento "guest ok = yes"   "guest only = yes".
  • resultado: autentica somente digitando usuário "convid" no prompt de login, sem digitar senha

agradeço a todos pela atenção!

segue o meu smb.conf:


Código: [Selecionar]
#======================= Configurações Globais =====================================

[global]

workgroup = PRODAV
server string = Servidor de Arquivos
passdb backend = tdbsam
username level = 1
preserve case = yes
short preserve case = yes

log level = 1
log file = /var/log/samba.log
max log size = 8000

load printers = no
disable spoolss = yes

guest account = guest


#====================== Configuracao da Lixeira =======================================

vfs objects = recycle
recycle:keeptree = yes
recicle:versions = yes
recycle:repository = /mnt/lixeira/%U
recycle:exclude_dir = tmp, cache
username map = /etc/samba/smbusers


#====================== Definições de Compartilhamento OCULTO ================================

[com senha]
comment = Pasta com senha
path = /home/samba/rhmovpes
writable = yes
guest ok = no
browseable = no
create mask = 0777
directory mask = 0777
valid users = nilas, +prodav, joaopaulo, virginia

[semsenha]
comment = Pasta sem autenticação
path = /home/samba/leisdecretos
writable = yes
guest ok = yes
guest only = yes
browseable = no
create mask = 0777
directory mask = 0777



*omiti alguns outros compartilhamento que seria repetição do que está com senha

          


« Última modificação: 18 de Abril de 2011, 07:35 por Eduardogc01 »
Sim, o ubuntu mudou minha vida virtual! =]
Linux user #533336 // Ubuntu User #33501

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Samba - Conta guest sem prompt de autenticação
« Resposta #1 Online: 17 de MAR?O de 2011, 10:36 »
Olá,

O que vc quer fazer é possível, mas muito complicado, e nem um pouco recomendado. Até pq a rede windows só admite uma autenticação; assim, quem pegar o acesso "guest" não vai conseguir pegar o acesso autenticado, depois, se quiser. Já quem pega primeiro o acesso autenticado pode conseguir acessar o compartilhamento aberto (se vc tirar aquela linha "guest only = yes").

Eu iria sugerir justamente esse caminho: force todos a se autenticar, ganhando acesso aos compartilhamentos restritos. Instrua-os a ligar a opção pra lembrar a senha, ou ainda mapear o compartilhamento pra uma unidade de rede e montar o compartilhamento automaticamente. Isso vai evitar que o sistema abra o prompt pedindo usuário/senha.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Eduardogc01

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
    • Ver perfil
Re: Samba - Conta guest sem prompt de autenticação
« Resposta #2 Online: 17 de MAR?O de 2011, 11:35 »
Realmente entendi o outro lado do problema zekkerj, não havia pensado nisto!

o meu problema é com quem não tem usuario e senha para se autenticar no samba, pois nem todos os usuários usam o servidor de arquivos.

acho que vou fazer da maneira mais fácil então, vou aproveitar uma segunda máquina que eu tenho, que uso pra fazer backup desta primeira que está com o Samba, e configurar um novo samba sem autenticação nele. Teoricamente assim funcionaria não é? , pois se o segundo não pede autenticação não há porque conflitar com os compartilhamentos de acesso autenticado do primeiro samba. E quem não tem login e senha não vai ter problema pra acessar.

obrigado pela atenção, clareou bastante!
Sim, o ubuntu mudou minha vida virtual! =]
Linux user #533336 // Ubuntu User #33501

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Samba - Conta guest sem prompt de autenticação
« Resposta #3 Online: 17 de MAR?O de 2011, 12:07 »
Citar
o meu problema é com quem não tem usuario e senha para se autenticar no samba, pois nem todos os usuários usam o servidor de arquivos.
A solução passa por todos usarem o servidor de arquivos, e todos se autenticarem. Nem que seja usando um usuário/senha padrão.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Eduardogc01

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
    • Ver perfil
Re: Samba - Conta guest sem prompt de autenticação
« Resposta #4 Online: 18 de Abril de 2011, 07:34 »
Sim você tem razão....

então enquanto o servidor não chega a alcançar todos eu criei um usuario e senha para ser divulgado abertamente para quem quiser fazer o acesso... quem jah tiver cadastrado usa seu próprio login e senha...
por enquanto vai ter que ser assim mesmo...  ::)

muito obrigado pela atenção, realmente ajudou muito!!! :D
Sim, o ubuntu mudou minha vida virtual! =]
Linux user #533336 // Ubuntu User #33501

Offline Suri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Samba - Conta guest sem prompt de autenticação (Resolvido)
« Resposta #5 Online: 07 de Junho de 2021, 06:03 »
No meu caso, eu preciso mesmo que o samba aceite acesso não autenticado porque a partilha é para servir uma aplicação que salva directamente no servidor de arquivos. Logo, o caminho da partilha está compilado no código da aplicação, o que garante uma certa segurança. Mas já tentei de quase tudo e a partilha não funciona sem autenticação no meio de outras partilhas autenticadas!!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Samba - Conta guest sem prompt de autenticação (Resolvido)
« Resposta #6 Online: 07 de Junho de 2021, 09:58 »
@Suri, se vc fizer previamente a autenticação manual, seu sistema funciona?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D