Autor Tópico: Ubuntu Server 10.04 como controlador de APs  (Lida 2011 vezes)

Offline lorenzzo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Ubuntu Server 10.04 como controlador de APs
« Online: 18 de Setembro de 2010, 22:43 »
Tenho 10 aps espalhados pela escola onde trabalho, gostaria de controla-los via Ubuntu (colocando neles um Mac Filter) controle por mac (MAC FILTERING).
Como consigo fazer isso?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu Server 10.04 como controlador de APs
« Resposta #1 Online: 19 de Setembro de 2010, 12:19 »
O que vc chama de "controlar" esses APs? Pq dependendo do tipo de AP que vc usou, pode ser que precise de um aplicativo proprietário (APs com "split MAC"). Mas se for só pra cadastrar os MACs autorizados a conectar, e os APs só tiverem gerenciamento por HTTP, vc terá que fazer isso neles um-por-um, com o navegador mesmo.

Outra coisa, vc falou em fazer MAC filtering. Você não está pensando em usar o MAC filtering em substituição à criptografia, não?  Isso não é recomendável, não é seguro, e não é eficiente...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Kwizatz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Server 10.04 como controlador de APs
« Resposta #2 Online: 15 de MAR?O de 2011, 17:14 »
Tenho 10 aps espalhados pela escola onde trabalho, gostaria de controla-los via Ubuntu (colocando neles um Mac Filter) controle por mac (MAC FILTERING).
Como consigo fazer isso?

também estou com uma situação parecida, mas em menor escala. Tenho um access point com Mac Filter ativo e 20 MAC's cadastrados e estou querendo colocar mais 3 routers como access point, mas queria saber se tem como o servidor dhcp somente atribuir IP aos MAC's cadastrados em algum lugar do servidor, ao inves de ir em cada AP e digitar MAC por MAC.
A situação seria o AP permitir acesso até o DHCP reconhecer o MAC e atribuir a ele um IP dinamicamente. No Mac Filter dos routers por aí acontece o contrario, ele barra o MAC logo ao acessar o proprio AP se nao estiver cadastrado nele, somente depois atribui o IP.
A reserva de IP nao da certo, pq se eu jogar os 20 MAC's cadastrados numa sequencia de 20 IP's fixos, e o range do DHCP for maior q isso, outros MAC's nao cadastrados receberão IP, pq não há uma filtragem e sim uma atribuição estática.
Se alguem souber de algo, da um toque ae... vou continuar pesquisando.

Abraços!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu Server 10.04 como controlador de APs
« Resposta #3 Online: 15 de MAR?O de 2011, 18:00 »
Kwizatz, vc precisa de autenticação 802.1x. Heavy voodoo.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D