Olá, mrbin!
Lamento, mas você ainda não entendeu o que é o Linux e o que é software livre. Sugiro fazer uma pesquisa sobre isso. Como dizem por aí, "o Google é seu amigo". E a Wikipedia também!
Acho bastante curiosos comentários como esse:
Como um SUBSTITUTO, o Linux deve ter uma estratégia que IMPEÇA o Windows de ENGOLÍ-LO com suas ações de marketing. Incorporar avanços da plataforma Windows - como, por exemplo, a facilidade de uso por ícones e menus e a maneira intuitiva de operar - não é demérito algum! É estratégia documentada em literatura especializada sobre competição em mercados tão voláteis como o de alta tecnologia!
Veja, "o Linux deve ter uma estratégia...", mas que é esse "Linux" que deve ter uma estratégia? Uma empresa, uma entidade, uma pessoa? Que eu saiba o Linux é apenas um software, e ainda não inventaram software que pense por si próprio.
Linux é completamente diferente do Windows também pelo fato de não ter uma empresa por trás. Isso pode ser bom e pode ser ruim. Uma coisa, por exemplo, que você não entendeu, ou não quis entender, é que para "Incorporar avanços da plataforma Windows - como, por exemplo, a facilidade de uso por ícones e menus e a maneira intuitiva de operar", é preciso INVESTIMENTO. O Windows tem uma empresa por trás, que investe bilhões de dólares em desenvolvimento, em design, em marketing. Do lado do Linux, isso não existe. Até existem empresas que investem no Linux, mas em geral elas estão preocupadas apenas com servidores e aplicações profissionais. Elas investem onde existe o retorno. Poucos estão preocupados com o desktop, até porque não é aí que está o lucro que as empresas procuram.
Primeiramente, Olá, boi!
Vamos por partes: sim, eu tenho consciência do que é o Linux e o que é Software Livre. Sei que não existe uma empresa por trás do Linux, mas há, sim, uma comunidade de usuários que deseja sempre o melhor para ele. Tem uma vasta gama de equipes trabalhando por ele por ideologia, o que é um investimento muito mais valioso do que o dinheiro da Microsoft.
O que eu quero dizer é que, fazendo parte da comunidade Ubuntu, nós PODEMOS sim dar alguma sugestões (vulgo "palpites") do que nós temos de visão do futuro do software livre. O Linux tem vida própria, sim, e quem dá essa vida a ele somos nós! Não existe uma única empresa, uma única pessoa, uma única entidade por trás dele. Quem está por trás dele somos nós! E é da comunidade, ou seja, de NÓS, que deve sair a estratégia. O Linux vem como uma alternativa ao Windows, SIM. E, para que esse movimento continue em ascenção, para conquistar cada vez mais usuários que vão participar da comunidade, para ter cada vez mais cérebros e mãos trabalhando pelo ideal GNU/Linux, é preciso que o sistema evolua Não digo que ele não está evoluindo, mas sim que algumas peças continuam inalteradas desde os tempos das cavernas, e o terminal como ferramenta principal é uma delas!
Repito: não quero que sumam com o terminal. Eu uso mais o terminal do que qualquer outra coisa. Mas EU não sou o padrão de um usuário comum desses que têm por aí, que têm mais o que fazer do que ficar procurando como fazer tal coisa em forums por aí só pra instalar um programinha de afinar guitarra - aliás, ontem eu tive um problemão com isso. Resolvi pelo terminal + aptitude. Mas o Synaptic bem que podia ter resolvido sozinho pra mim - era só fazer downgrade em algumas bibliotecas que instalei da internet. Mas quem é obrigado a aprender na marra a usar o aptitude pelo terminal pra corrigir algumas dependências quebradas?
Se você não tem idéia da dificuldade de se fazer um sistema totalmente gráfico e intuitivo, é preciso lembrar que o Linux é software livre, ou seja, nada impede que você próprio crie o seu próprio sistema a partir dele. Você pode criar sua própria distro, sem terminal e com todas as facilidades que você deseja, e pode usar o próprio Ubuntu como base. Vamos lá, é só arregaçar as mangas e partir para o trabalho.
Boa sorte!
Agradeço o convite, boi, mas eu realmente não tenho tempo nem conhecimento necessário para isso. Sou um reles mortal estudante de Administração de Empresas insatisfeito que quer fazer Biologia. O máximo que eu posso fazer para colaborar é isso: postar minhas idéias nesse fórum e conhecer as opiniões alheias para influenciar ou ser influenciado.
Aliás - nada pessoal, boi - , é preciso acabar com esse comportamento que existe aqui no fórum de "não gosta? faz melhor". Não é todo mundo que sabe programar. Eu venho aqui para dar sugestões e escutar opiniões, além de obter ajuda e ver algumas dicas. Não sou programador, logo, não vou saber fazer melhor. O que eu sei fazer é usar o programa e dar minha opinião no nível de usuário.