Autor Tópico: Rede Windows e Linux - e preciso anti virus?  (Lida 2878 vezes)

pricebsb_010

  • Visitante
Rede Windows e Linux - e preciso anti virus?
« Online: 10 de MAR?O de 2011, 14:57 »

Prezados,

Gostaria de tirar uma duvida com vocês.

O Linux, pelo que eu sei, pode receber da internet um virus, porem o mesmo não trara nenhum problema pois nao é legivel um codigo feito para windows, no linux. Certo?
Se ate ai eu estiver certo, uma estação linux pode estar infectada e pode ou nao passar para uma rede os virus, e ai sim eles funcionariam nas maquinas windows. Estou certo?

Se isso pode acontecer qual anti virus ou metodo de defesa para tal?

Aqui na empresa eu trabalho com um Ubuntu, e tenho mas 10 máquinas com Windows XP, todas usam o Kaspersky como ati virus. Mas eu mesmo compartilho documentos com eles. Entao a minha preocupacao!

Desde ja obrigado pessoal!

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Rede Windows e Linux - e preciso anti virus?
« Resposta #1 Online: 10 de MAR?O de 2011, 15:17 »

Prezados,

Gostaria de tirar uma duvida com vocês.

O Linux, pelo que eu sei, pode receber da internet um virus, porem o mesmo não trara nenhum problema pois nao é legivel um codigo feito para windows, no linux. Certo?
Se ate ai eu estiver certo, uma estação linux pode estar infectada e pode ou nao passar para uma rede os virus, e ai sim eles funcionariam nas maquinas windows. Estou certo?

Se isso pode acontecer qual anti virus ou metodo de defesa para tal?

Aqui na empresa eu trabalho com um Ubuntu, e tenho mas 10 máquinas com Windows XP, todas usam o Kaspersky como ati virus. Mas eu mesmo compartilho documentos com eles. Entao a minha preocupacao!

Desde ja obrigado pessoal!


Se assim desejar pode instalar um antivirus no Ubuntu, como por exemplo

AVG Anti-Virus Free Edition:
Panda Antivirus for Linux
avast! Linux Home Edition
Clam AntiVirus (ClamAV)
Scan with ClamAV

Mas recomento também a instalar o rkhunter <sudo apt-get install rkhunter> e o chkrootkit <sudo apt-get install chkrootkit>, mas com esses dois aconselho a procurar aqui no fórum ou no guru web tutoriais de como utilizar esses aplicativos de segurança no Ubuntu, fora também, é claro, um firewall, como exemplo, firestarter.


Valeu...

Fui...

Até mais...!!!

LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

pricebsb_010

  • Visitante
Re: Rede Windows e Linux - e preciso anti virus?
« Resposta #2 Online: 11 de MAR?O de 2011, 09:18 »

Ok, obrigado!