Autor Tópico: Tentando entender Gnome 3 e Unity.  (Lida 111043 vezes)

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Tentando entender Gnome 3 e Unity.
« Resposta #15 Online: 17 de MAR?O de 2011, 15:04 »
excelente trabalho pintinho, espero em breve o ver vídeo do gnome3

mas vendo o vídeo cada vez mais penso que tá sendo um tiro na água do ubuntu e mais ainda da fundação gnome.
aquela lista de menu fora da janela é complicado p/ programas como o gimp que abrem várias janelas
outra coisa, força o uso das janelas abertas por toda área de trabalho, como é no windows
também muito pouco personalizavel

infeliz/ estamos num caminho s/ volta, e pelo que eu venho lendo a gnome tem forte papel, nesse racha c/ o ubuntu.
um grd pena mesmo, mas em mundo onde amadorismo e vaidades prevalecem...
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Tentando entender Gnome 3 e Unity.
« Resposta #16 Online: 17 de MAR?O de 2011, 19:18 »
Usuário Linux- 449417

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Tentando entender Gnome 3 e Unity.
« Resposta #17 Online: 18 de MAR?O de 2011, 13:31 »
Não estava conseguindo gravar o vídeo do Gnome 3 com os CDs que tinha aqui.
Instalei então o Fedora 15 alfa que já vem com ele e consegui. Não ficou excelente mas acho que dá pra entender.

http://www.youtube.com/watch?v=wyUlHemBVB8.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Tentando entender Gnome 3 e Unity.
« Resposta #18 Online: 18 de MAR?O de 2011, 15:49 »
excelente e ilustrativo trabalho do pintinho os vídeos de apresentação
e sigo dizendo, ainda ñ sei sei qual o pior dos dois ambientes
apesar de ser até mais bonito o gnome-shell em relação ao unity, a sua usabilidade é péssima, principal/ p/ recem chegados ao mundo do linux.
ainda prefiro o unity, é menos carnavalesco
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Tentando entender Gnome 3 e Unity.
« Resposta #19 Online: 18 de MAR?O de 2011, 16:40 »
Bom....vou ter que reaprender a usar o desktop rjbgbo, no gnome tradicional e tudo tao facil e esta tudo quase sempre a mao, mas vamos la ver o que o futuro nos guarda:)
« Última modificação: 18 de MAR?O de 2011, 20:01 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Mikael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 370
    • Ver perfil
Re: Tentando entender Gnome 3 e Unity.
« Resposta #20 Online: 18 de MAR?O de 2011, 19:17 »
Citar
Bom....vou ter que reaprender a usar o desktop rjbgbo, no gnome tradicional e tudo tao facil e esta tudo quase sempre a mao, mas vamos la ver o que o futuro nos aguarda:)

No link:
Citar
Para entender o Unity:   http://www.hardware.com.br/artigos/entendendo-unity/

enviado pelo Ioca100 fala que quem quiser pode usar gnome 2x no Ubuntu 11.04...

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Tentando entender Gnome 3 e Unity.
« Resposta #21 Online: 18 de MAR?O de 2011, 19:53 »
"Para concluir, muitos achavam que a versão 11.04 do Ubuntu, que trará o Unity, obrigaria os usuários a migrarem para ele. Gould disse que haverá uma opção na hora do login, e que os usuários podem usar os painéis no estilo do 2.x se preferirem."


fonte:  http://www.hardware.com.br/artigos/entendendo-unity/
Usuário Linux- 449417

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Tentando entender Gnome 3 e Unity.
« Resposta #22 Online: 18 de MAR?O de 2011, 20:33 »
Depois que instalei o  Ubuntu 11.04 alfa 3 com o Unity e o Fedora 15 alfa com o Gnome 3 não tenho mais voltado ao Gnome 2 do 10.10.
Não tem volta mesmo. Estou dando preferência para o Gnome 3 por enquanto.
Pra mim é tão simples de usar quanto o Gnome 2 além de trazer uma visão nova do desktop, bem mais interessante e agradável.
Tudo é uma questão de acostumar. Não tenho grande preocupação com customização portanto pra mim tá bom.
Quanto ao Unity, na minha opinião, até agora só tem sentido para netbook ou no máximo para notebook.
Tomara que não haja necessidade de ter que optar por outra distribuição por causa disso.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Tentando entender Gnome 3 e Unity.
« Resposta #23 Online: 18 de MAR?O de 2011, 21:33 »
pintinho parabéns como sempre!

Seu tópico é ótimo, super detalhado, e eu que quase não brinquei com o Unity (poucos minutos) e nunca com o Gnome 3, quase me sinto um expert nas duas interfaces, claro depois de ler suas mensagens.

Quanto aos sistemas, bem, vi pontos positivos nos dois e também negativos.

Por exemplo:

- Achei feia a barra do gnome 3, ainda mais com aqueles ícones feios e pequenos.
- Achei mais difícil ir para as aplicações abertas também no gnome3.
- Em compensação adorei os atalhos (do lado direito da tela) para os itens do hoje menu aplicativos.

Não sei qual vai ser a melhor das interfaces, não sei se é legal eles dividirem forças (em vez de desenvolverem só uma), mas nesse caso parece ser bem complicado né, já que a Canonical reclama que o pessoal do Gnome não aceitava muitas as contribuições dela.

Espero mesmo é que cada uma copie o que a outra tem de melhor, e as duas fiquem ótimas, beneficiando todos os usuários.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Tentando entender Gnome 3 e Unity.
« Resposta #24 Online: 18 de MAR?O de 2011, 22:27 »
Na verdade desde que comecei a brincar com as duas interfaces, a cada dia mudo de opinião sobre quem é melhor.
O que vai pesar e muito é a possibilidade de ter que abandonar o Ubuntu, coisa que no meu caso será muito difícil de acontecer.

O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Tentando entender Gnome 3 e Unity.
« Resposta #25 Online: 19 de MAR?O de 2011, 22:36 »
excelente e ilustrativo trabalho do pintinho os vídeos de apresentação
e sigo dizendo, ainda ñ sei sei qual o pior dos dois ambientes
apesar de ser até mais bonito o gnome-shell em relação ao unity, a sua usabilidade é péssima, principal/ p/ recem chegados ao mundo do linux.
ainda prefiro o unity, é menos carnavalesco


pintinho parabéns como sempre!

Seu tópico é ótimo, super detalhado, e eu que quase não brinquei com o Unity (poucos minutos) e nunca com o Gnome 3, quase me sinto um expert nas duas interfaces, claro depois de ler suas mensagens.

Quanto aos sistemas, bem, vi pontos positivos nos dois e também negativos.

Por exemplo:

- Achei feia a barra do gnome 3, ainda mais com aqueles ícones feios e pequenos.
- Achei mais difícil ir para as aplicações abertas também no gnome3.
- Em compensação adorei os atalhos (do lado direito da tela) para os itens do hoje menu aplicativos.

Não sei qual vai ser a melhor das interfaces, não sei se é legal eles dividirem forças (em vez de desenvolverem só uma), mas nesse caso parece ser bem complicado né, já que a Canonical reclama que o pessoal do Gnome não aceitava muitas as contribuições dela.
Espero mesmo é que cada uma copie o que a outra tem de melhor, e as duas fiquem ótimas, beneficiando todos os usuários.

[]'s

Cristiano

Agradeço aos amigos por terem avaliado dessa maneira o trabalho.

Gostaria de analisar alguns pontos :
1- Continuo achando o Gnome 3  o mais simples de usar com relação ao acesso às janelas abertas.
Para ilustrar isso vai um comparativo entre os três (estou incluindo tbém o Gnome 2) :
Com um número pequeno de janelas abertas (quatro) dá pra identificar, acessar e abrir qualquer janela sem dificuldades em todas as 3 interfaces mas no Gnome 3
isso é ainda mais fácil, devido ao fato de que todas as janelas ficam visíveis na área de trabalho e ainda tem os nomes completos dos aplicativos abaixo de cada uma.


               

Com um número exagerado (vinte) de janelas abertas :
a)- no Gnome 2 a identificação da janela fica mais difícil devido a diminuição do tamanho dos ícones dos lançadores e dos nomes dos aplicativos, sendo necessário muitas vezes,  passar o mouse sobre a lista de janelas para identificar a que estamos querendo abrir.
b)- no Unity, como  o tamanho dos ícones dos lançadores não diminui mas eles se empilham, sendo que ficam visíveis 15, é necessário desempilhar os ícones para poder acessar os que estão em baixo.
c)- no Gnome 3 mesmo com 20 janelas abertas não há dificuldade porque as janelas continuam bem visíveis na área de trabalho, com os nomes completos dos aplicativos abaixo delas.

 


       




2- A retirada dos botões de maximizar e minimizar do Gnome 3 embora possa parecer estranha, faz todo sentido.
Em qualquer uma das 3 interfaces (Gnome 2, Gnome 3 e Unity) bastam dois cliques na janela para maximizá-la e outros dois cliques para restaurá-la.
Portanto, o botão de maximizar não é necessário.
Se raciocinarmos bem, veremos que o botão minimizar muitas vezes é utilizado por pura força do hábito.
Por exemplo : uma janela que não pode ser maximizada e fica sobreposta a uma outra maximizada na qual vc quer trabalhar, não precisa ser minimizada para sair de cena bastando para isso um clique na barra superior da outra. Não conheço nem me lembro de nenhuma situação em que minimizar a janela seja imperativo mas se existir, o atalho do teclado Alt + F9   resolve o problema.

3- Com relação aos iniciantes o Gnome 3 também é bem mais intuitivo já que logo na primeira tela só existe uma opção para iniciar que é o menu Atividades.
E logo em seguida só existem outras duas : Janelas e Aplicativos. Não tem como errar.
  
« Última modificação: 20 de MAR?O de 2011, 00:10 por pintinho »
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Tentando entender Gnome 3 e Unity.
« Resposta #26 Online: 20 de MAR?O de 2011, 00:08 »
É bom lembrar que o Unity, por usar o Compiz, pode compensar a falta das miniaturas das janelas abertas através do plugin "Dimensionar" (muito embora sem os nomes).

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Tentando entender Gnome 3 e Unity.
« Resposta #27 Online: 20 de MAR?O de 2011, 01:47 »
Me digam uma coisa, as duas novas opções não são mais dependentes de mouse que o gnome 2 não?

Eu quase não uso mouse hoje em dia, acho ele pouco produtivo.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Tentando entender Gnome 3 e Unity.
« Resposta #28 Online: 20 de MAR?O de 2011, 07:51 »
Me digam uma coisa, as duas novas opções não são mais dependentes de mouse que o gnome 2 não?

Eu quase não uso mouse hoje em dia, acho ele pouco produtivo.

eita!!!!
qdo preciso usar o gimp e o inkscape o mouse me faz falta
mas também tenho procurado me acostumar no notebook

qto a pergunta, engraçado por esse lado, testei só no notebook, e ñ vi nenhum problema
só volto a ressaltar:
1. ñ são ambientes personalizáveis,
2. ainda acho meio assustador o gnome-shell p/ novatos

Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Tentando entender Gnome 3 e Unity.
« Resposta #29 Online: 20 de MAR?O de 2011, 23:39 »
Me digam uma coisa, as duas novas opções não são mais dependentes de mouse que o gnome 2 não?

Eu quase não uso mouse hoje em dia, acho ele pouco produtivo.

Mas o Unity tem um campo de pesquisa para acessar os programas, não é isso?