Autor Tópico: Quanto o Xubuntu ocupa de HD, depois de instalado?  (Lida 13867 vezes)

Offline ionabi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
  • A Monarquia é inevitável
    • Ver perfil
Quanto o Xubuntu ocupa de HD, depois de instalado?
« Online: 10 de Julho de 2006, 14:11 »
Pois é, eis minha dúvida: tenho 4,6 de HD e pensei em um Xubuntu com Open Office e Bible Time (ou Gnome Sword), só isso. Quanto ocuparia essa configuração, ou só o Xubuntu?

Obrigado

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Quanto o Xubuntu ocupa de HD, depois de instalado?
« Resposta #1 Online: 10 de Julho de 2006, 14:36 »
Não sei do XUbuntu mas esse espaço chega até para o Ubuntu,não sobre é muito para dados...
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Piras

  • Visitante
Re: Quanto o Xubuntu ocupa de HD, depois de instalado?
« Resposta #2 Online: 18 de Julho de 2006, 02:54 »
A priori, um Ubuntu - que é um pouco maior que o Xubuntu, dispondo do Gnome e da suíte OpenOffice - não ocuparia mais do que 1,7 GB do seu disco rígido. Mas há sempre que considerar a possibilidade de novos programas serem instalados, o que facilmente elevaria a ocupação de sua partição raiz para algo como 2,5 GB.

Considerando ainda que aproximadamente uns 250 MB teriam que ser ocupados por uma partição swap, sobra muitíssimo pouco para os seus arquivos /home.

Francamente, na sua situação eu consideraria a possibilidade de manter mesmo a suíte de escritório do Gnome (Abiword e Gnumeric) ao invés de instalar a OpenOffice, pois a diferença de qualidade entre ambas não é tão grande assim, enquanto que a primeira ocupa bem menos espaço que a última.

Também consideraria substituir o Firefox pelo Ópera, que é bem mais leve, dispondo ainda do seu próprio cliente de e-mail, o que - digamos assim - mataria dois coelhos com uma só cajadada. Se preferir manter o Firefox, então ao menos substitua o Thunderbird por outro cliente bem mais leve, mas bastante popular, o Sylpheed. Além de levíssimo, este último conta também com suporte ao nosso idioma (pacote sylpheed-claws-gtk2-i18n).

Com relação aos aplicativos multimídia, evite instalar mundos e fundos. Nâo sei se o "motor" do amarok instalado no Xubuntu é o Xine ou Gstreamer. Mas se for este último remova-o. Como a base do reprodutor Xfmedia é Xine, ao adotar o amarok-xine, você terá a mesma bilbioteca básica e os mesmos decodificadores sendo empregados pelos seus dois reprodutores multimídia, evitando assim redundâncias, que podem representar pouco em termos de funcionalidade, mas que ocupam espaço precioso. No entanto, se você quer mesmo economizar espaço, então substitua o amaroK, que necessita de muitas dependências, algumas bibliotecas pesadas do KDE inclusive, por um reprodutor de música mais leve, porém melhor adaptado a sua interface em GTK2, como o Beep Media Player. Sim, este não chega aos pés do amaroK, mas ocupa muito menos espaço!

Com pequenos cuidados como este, você poderia manter a instalação de aplicativos dentro de limites estreitos, não mais que 1,7 ou 2 GB, permitindo assim que você tivesse pelo menos um 2,5 gigas para o acúmulo de dados.

E com o tempo, se tudo ficar mais apertado e você adquirir maior experiência, então será possível substituir o Xfce pelo Fluxbox ou pelo WindowMaker, que são um pouco mais leves. Este último conta até mesmo com um bom centro de controle!



« Última modificação: 18 de Julho de 2006, 06:25 por Piras »

Offline chacal4p

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
    • http://www.linuxval.org
Re: Quanto o Xubuntu ocupa de HD, depois de instalado?
« Resposta #3 Online: 28 de Julho de 2006, 08:55 »
Pois é, eis minha dúvida: tenho 4,6 de HD e pensei em um Xubuntu com Open Office e Bible Time (ou Gnome Sword), só isso. Quanto ocuparia essa configuração, ou só o Xubuntu?

Obrigado

Olá,

Também estava com essa duvida, mas tive que instalar aqui na faculdade para saber!

Código: (Veja:) [Selecionar]
Sist. Arq.            Tam   Usad Disp  Uso% Montado em
/dev/hda1             9,7G  1,4G  7,9G  15% /
varrun                125M   76K  125M   1% /var/run
varlock               125M  4,0K  125M   1% /var/lock
udev                  125M  104K  125M   1% /dev
devshm                125M     0  125M   0% /dev/shm
lrm                   125M   19M  107M  15% /lib/modules/2.6.15-23-386/volatile
/dev/hda3              27G  132M   26G   1% /home

Eu só instalei o Xubuntu e mais nada.

Espero ter ajudado. ;-)
Falou.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Quanto o Xubuntu ocupa de HD, depois de instalado?
« Resposta #4 Online: 01 de Agosto de 2006, 01:16 »
A página de lançamento do Ubuntu já respoderia apergunta que o chacal4p já respondeu instalando:

At least 1.4 gigabytes of disk space is required. = Pelo menos 1.4GB de espaço em disco é necessário.



https://wiki.ubuntu.com/XubuntuDapperReleaseNotes
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2