Autor Tópico: Abrir uma pagina html automaticamente em qualquer navegador  (Lida 6305 vezes)

Offline jopeu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 531
    • Ver perfil
Abrir uma pagina html automaticamente em qualquer navegador
« Online: 04 de MAR?O de 2011, 18:28 »
Eu tenho um conjunto de páginas tecnicas em html e desejo fazer como se fosse um programa, que abra em qualquer computador, independente se é o ie ou firefox essa página html. Ela contem links para outra 30 paginas que linkan entre si.

Uso o ubuntu e pensando em um shell script, me encontrei que não existe um comando que abra o html, restando-me a realização bem compleja de um script que escolha o navegador.

Tentei fazer a criação de um pdf, mas ele termina não reconhecendo os links.

Gostaria da orientação e opinião de vcs de como resolver esse problema o mais facil possivel. Fiz uma lógica base que é:

Variavel=brownser (padrão do sistema)
Variavel= x.html (arquivo compactado com todas as pagina html)

se > IE
faça > iexplorer (descompacte e abra x.html)

se > firefox
faça > firefox (descompacte e abra x.html)

se > opera
faça > opera (descompacte e abra x.html)

se > outro
faça > install (browser leve para linux ou em java se houver)POIS OS WINDOWNS SEMPRE TeM O ie

faça > brownser instalado (descompacte e abra x.html)

DUVIDAS

Ainda está um pouco confusa e:

1) Como se denomina no script o navegador padrão? Browser?
2) Não existe um modo de abrir mais facil?
3) Se usasse java, alguem tem alguma dica de como implementar o navegado, pois não conheço java. Tenho que empacotar o java?

Quaqlquer dica é bem vinda  :'( :'(

Offline ### C@!O ###

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
Re: Abrir uma pagina html automaticamente em qualquer navegador
« Resposta #1 Online: 05 de MAR?O de 2011, 23:15 »
Ola ... qual a finalidade de tudo isso?

Páginas .html/.htm abrem em qualquer sistema operacional e computador e no browser que estiver determinado como padrão. No Ubuntu temos o Firefox, no Windows o IE. Quando abrirmos tal página o browser padrão irá ser executado e as âncoras das páginas irão funcionar normalmente se setadas corretamente.

Não manjo shell script mas pode-se colocar o comando firefox e o caminho e nome do arquivo html
### C@!O ###
Gosto de trocar conhecimento e ajudo porque gosto e aprendo, mas eu nunca disse que sou seu suporte técnico particular. Aquele que me adiciona no msn, por favor identifique-se

Offline jopeu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 531
    • Ver perfil
Re: Abrir uma pagina html automaticamente em qualquer navegador
« Resposta #2 Online: 09 de MAR?O de 2011, 08:24 »
Ola amigo, muito obrigado por responder.

A finalidade é fazer um pacote com 30 páginas html lincadas entre si. (é um conjunto de dados veterinarios para ajudar protetores)

Eu tenho os pacotes em uma pasta > quero abrir como um programa onde abra o index e mantenha os links.

Tentei com varios pogramas que transformam para pdf, o que poderia ser uma solução, mas nenhum mantem os links.

os pagos eu não provei, ademais uso ubuntu linux, não provei nada no windows, coisa que reluto em fazer.

Qualquer dica será bem vinda, mesmo por que não sei se o shell script abriria no windows.