Autor Tópico: posso instalar um proxy em um PC da rede ou tem que ser um PC que faz NAT?  (Lida 2286 vezes)

Offline crixtiano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 339
    • Ver perfil
Em minha empresa eu tenho 3 computadores acessando a internet através de um mesmo roteador wireless.

Eu gostaria de bloquear alguns sites na minha rede. O roteador até que tem algumas ferramentas de firewall, mas com recursos bastantes limitados. Mesmo bloqueando o site "youtube.com" no roteador, ao tentar abrir o site na rede interna o site não é bloqueado.

Eu conseguiria um ótimo resultado se eu instalasse o ubuntu server em uma máquina velha e colocasse ela para fazer o controle atraves de regras do iptables. Mas adquirir uma máquina agora não é viável, além do mais, eu teria que manter ela ligada 24h por dia e isso gastaria muita energia.

Então eu pensei em instalar um servidor proxy (squid por exemplo) em um dos 3 computadores e configurar os navegadores dos outros 2 para acessar esse servidor.

Porém minha dúvida é: o servidor proxy precisa ser instalado no computador que faz NAT ou pode ser intalado em qualquer computador da rede?

Obrigado.

Cristiano

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: posso instalar um proxy em um PC da rede ou tem que ser um PC que faz NAT?
« Resposta #1 Online: 04 de MAR?O de 2011, 13:35 »
Dá pra fazer os dois em máquinas separadas sim. Mas pra fazer em proxy transparente, vc precisa ter um controle apurado sobre o roteador, então não dá pra fazer com mini-roteadores dedicados, como os roteadores wireless que a gente costuma usar no dia-a-dia.

Normalmente quando se faz regra de proxy transparente, usa-se uma regra parecida com a regra abaixo no firewall:

iptables -t nat -A PREROUTING -p tcp --dport 80 -j REDIRECT --to-port 3128

Isso pega todo pacote que tenta sair, com destino a um servidor web, e redireciona pro squid que está na mesma máquina.
Quando o squid fica em outra máquina, vc faz algo assim:

iptables -t nat -A PREROUTING -s <IP-do-proxy> -j ACCEPT
iptables -t nat -A PREROUTING -p tcp --dport 80 -j DNAT --to <IP-do-proxy>:3128
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D